Perguntas mais freqüentes

P: Quem são vocês? Quem é responsável pelo Gardenal?

R: O Gardenal é administrado por três jornalistas de vinte e tantos anos conhecidos como Senhor Simpático, Senhor Bonzinho e Senhor Afável.

P: O que vocês ganham com isso?

R: Nada de dinheiro. Nada de fama. Satisfação por ajudar novos talentos e fomentar uma cena. Dor de cabeça pelo trabalho extra.

P: Tenho uma boa idéia para um site, vocês podem me ajudar?

R: Se a idéia for bacana e original, é claro. Precisamos, porém, nos certificar de seu compromisso com o projeto. Como temos pouco tempo livre, precisamos escolher com cuidado a quem apoiar e garantir que o novo site seja interessante aos leitores. Analisamos:

  • Qualidade
  • Estruturação do projeto
  • Plano de atualização

P: Eu quero contribuir com o Gardenal.org, como posso ajudar?

R: Você pode se voluntariar para projetos específicos, doando uma parte de seu tempo livre para melhorar, desenvolver e promover sites sob o nosso guarda-chuva. Precisamos principalmente de voluntários nas áreas de:

  • Design (Templates em HTML e CSS)
  • Programação (Scripts em PHP, Perl e JavaScript)

P: Eu sou talentoso e minha idéia é genial. Por que vocês não me responderam? / Por que vocês ainda não fizeram meu site?

R: As pessoas que trabalham com o Gardenal.org são voluntárias e possuem empregos em tempo integral. Infelizmente não temos recursos para dar conta da grande demanda de requisições. Dedicamos ao máximo nosso tempo disponível, mas isso não garante que todos poderão entrar.

P: O Gardenal.org é uma nova opção de servidor grátis?

R: Definitivamente não. Não somos um provedor profissional e nosso objetivo não é fazer com que nossos associados economizem uns trocados no final do mês. Trabalhamos para criar, assessorar e desenvolver talentos direcionados à web, o fato de que não cobramos pelo hosting é apenas detalhe.

P: Gostaria de hospedar meu site com domínio próprio (www.meusite.com.br) nos servidores do Gardenal, é possível?

R: Não é possível, pois não oferecemos hosting DNS. O que você pode fazer é utilizar um serviço de redirecionamento e apontar o domínio para sua conta, que terá o formato gardenal.org/meusite ou gardenal.org/~meusite.

P: Como faço para redirecionar um domínio próprio para meu site no Gardenal?

1 – Ainda não possuo domínio

1.1 – Quero um domínio internacional

Este é decididamente o cenário mais fácil e barato. A queda do monopólio dos domínios .com, .org, .net e outros gerou uma salutar guerra de preços. Domínios que chegaram a custar 50 dólares por ano hoje podem ser registrados por menos de 10. Praticamente todos os registrars oferecem redirecionamento grátis. Um dos serviços mais populares disponíveis no mercado é o GoDaddy.

1.2 – Quero um domínio brasileiro, mas não tenho CGC/CNPJ

Se você (ou seu pai, tio, cachorro) não possui empresa e quer um domínio .com.br, você precisa utilizar-se dos serviços de um despachante virtual. Além da taxa da Fapesp, você terá de pagar um adicional que varia de empresa para empresa. Um nome tradicional neste mercado é a Dominal.

1.4 – Quero um domínio brasileiro e tenho CGC/CNPJ

Prepare-se então para o festival da burocracia. Você vai economizar um bom dinheiro, mas saberá o gostinho da burocracia virtual que é o Registro.br. Para terminar o processo de registro, você precisará de um endereço de DNS primário e secundário. O Gardenal infelizmente não possui este serviço, então você deve contratar um estacionamento de domínio e redirecioná-lo. Uma empresa que presta este serviço e também auxilia os trâmites com as Fapesp é a Domínio Fácil.

2 – Já possuo um domínio, mas quero parar de pagar a empresa de hosting

2.1 – Meu domínio é internacional

Troque o registrar do seu domínio por uma empresa que oferece o serviço de estacionamento e redirecionamento. É um serviço que pode ser encontrado facilmente por menos de 10 dólares por ano. Uma empresa que fornece tais serviços é a GoDaddy.

2.2 – Meu domínio é brasileiro

Contrate o serviço de uma empresa que faz redirecionamento de domínios (exemplos: Dominal e Domínio Fácil) e troque os endereços DNS do seu .com.br no Registro.br.

3 – Observação: o Gardenal não possui qualquer relação com as empresas supracitadas. Tratam-se apenas de indicações de serviços populares.

P: Estou satisfeito com meu serviço de hosting, mas gosto da proposta e gostaria de juntar-me ao rol de sites do Gardenal, é possível?

R: Com certeza, se seu site estiver em sintonia nossa proposta, será um prazer.

P: Como faço para exportar meus posts do Blogger para o sistema do Gardenal?

R: Utilizamos o aplicativo de publicação MovableType. As instruções para exportar posts encontram-se neste link. A importação dos mesmo precisa ser feita por um dos administradores do Gardenal. Para isto basta enviar o arquivo completo de backup.

P: Vocês possuem suporte 24×7? Qual o Service Level Agreement garantido pelo Gardenal?

R: Se você sabe o que é SLA e não possui um servidor próprio, está na hora de criar vergonha na cara. Ajudamos os administradores dos sites na base do assim que der. Isso significa suporte rápido em épocas tranqüilas e não-tão-rápido em épocas turbulentas, como fechamento de revista ou crises mundiais repentinas (lembrem-se, somos jornalistas).