Os artistas que eu não conheci: Renato Russo
Por Cruzmaltino Bandeco

Independente da irrelevância de Renato Russo para a música brasileira, é de bom tom fazer um levantamento do que aconteceu nesses dez anos sem ele. Pra falar a verdade, pra mim não aconteceu nada. Mas conversei com algumas pessoas que conheciam o trabalho dele. Vejamos algumas dessas histórias.
Adriana, 24 anos, minha amiga do curso de inglês. Ouviu Renato Russo pela primeira vez aos nove. Ficou assustada quando o viu no palco, em um show, pulando de um lado pro outro. “Parecia o Mick Jagger com câimbra”, diz. Nunca entendeu suas letras, embora concorde que elas sejam tão tolas que uma criança do primário poderia escrever qualquer música da Legião Urbana. “Renato Russo parecia mais intelectual pelos óculos do que pela música”, acredita ela. “Agora, se você não estivesse escrevendo sobre isso, eu não ia lembrar que faz dez anos que ele morreu”.
Silvaldo, 32 anos, porteiro do meu prédio. Acostumou-se a ver os adolescentes do prédio reunidos no playground com um violão desafinado cantarolando músicas de Renato Russo. Para ele, as músicas eram todas iguais. Chatas na melodia, chatas na letra, chatas nos fãs. “Dava mais raiva ainda porque ninguém sabia cantar a música toda. Mas quando chegava no refrão era aquela gritaria, ‘há teeeeempooooossssss’, enchia o saco”, diz Silvaldo, leitor assíduo da crônica policial. “Menos mal que depois ia toda molecada fumar maconha, ficava doidona e ia dormir. Aquele cara morreu, foi? Esses roqueiros são tudo maconheiro.”
Elias Alex, idade não revelada, taxista. Converso com Elias quase todos os dias — é daqueles taxistas que não pára de falar um minuto e tem sempre opinião sobre qualquer assunto. Perguntei a ele se sentia falta do Renato Russo. Pela primeira vez desde que o conheço, Elias Alex ficou em silêncio. Imaginei que estivesse prestes a soluçar, com saudades do ídolo que se foi. Mas, depois de passar por uma lombada, Elias retrucou: “Quem é? É político, é? Conheço não senhor”. Elias Alex é mais um dos milhões de brasileiros para quem Renato Russo não passa de apenas um nome estranho. É sempre assim com quem fala demais por não ter nada a dizer.
Nota: zero.

Thomas Pandolfo, 24 anos, ganha a vida como sósia de Renato Russo. Vestido a caráter, imita sua voz e seus trejeitos e ainda se arrisca compondo canções para homenagear o ídolo. Recentemente, foi alvo de protestos durante uma de suas exibições num colégio em Mossoró. Estudantes protestaram contra sua atuação arremessando sandálias e posteriormente espancando Thomas. Apanhou tanto que ficou inconsciente. “As pessoas não entendem meu trabalho, assim como não entendiam o do Renato. O episódio fez com que eu me identificasse ainda mais com ele”, afirma. O clique melódico é de Messias Jardan.
Comentários
Caramba...
O que dizer a respeito destes comentarios tão pobres?
O que pensar a respeito de quem iniciou uma onda de revolta por falar o que quer, semt er a capacidade de pensar e fazer o uso do bom senso?
Renato Russo para sempre sera lembrado como o jovem que transpos as barreiras da justiça e escreveu na mesma simplicidade e na complexidade de uma criança de 5 anos e de um homem intelectual por ter sempre algo a dizer.
A Futilidade e a incapacidade de escrever com inteligência é vista no no comentario de quem tentou bancar o esperto falando de um homem adorado pela nação e que respeitou aqueles que não eram de sua tribo.
Falar o que se pensa nem sempre é o correto.
por isso não profiram palavras sem escruipulos diante da verdade que ainda vive, ainda se aprecia, QUE AINDA NÃO ENCONTROU ALGUÉM A ALTURA PARA SUPRIR A FALTA QUE SENTIMOS DE MUSICAS BOAS COMO AS DE RENATO MANFREDINI JUNIOR.
Verdade com a intensidadecantadas e entendida em " PERFEIÇÃO".
escrito por: Digo em 17/10/2008 às 10:40
Gente, calma, esse loko quer chamar atenção, ele que ter a popularidade do Renato Russo, tenho certeza q essa pessoa q escreveu isso, é deprimente, não tem sorte na vida e agora acha um mito para falar mal para ganhar a atenção dos fãs do Renato q não são poucos.
pode ver que ele é tão fã q coloca toda hora a palavra de uma das musicas do Renato.
falam de mais por não ter nada a dizer.
e depois fala q não é fã do Renato Russo...
huahuahuahuahua
seja criativo, crie vc mesmo suas palavras, seja Original e não um Plagio.
escrito por: Rodrigo em 7/10/2008 às 02:39
só falta falar mal da sandy? tambem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sempre tem um tonto pra xingar os melhores idolos do pais !!!!!!!!!!!!! odeia renato russo? tem quem o ame .... esfria a cabeça bobão
escrito por: [Anônimo] em 5/06/2008 às 21:10
a legião nunca foi uma banda de grandes músicos, mas as maiores bandas de todos os tempos jamais foram formadas por grandes músicos...
o que diferencía uma grande banda de uma banda medilcre, não é apenas o "talento" de seus componentes e sim
o carísma que os diferencía, e carisma não significa ser simpático, é algo mais...
Talvez sua impressão sobre renato venha das músicas mais populares, como pais e filhos e faroeste caboclo, além de indios ou outras baladas pop.
renato tem além dessas, músicas muito boas ,tanto melódicamente quanto pelas letras...
ex: ventos no litoral,andréa dória,eu era um lobisomem juvenil,metal contra as nuvens e etc...
um abraço!
escrito por: juan dapaz em 26/02/2008 às 14:52
Nunca li tanta besteira. Ignorante.
escrito por: Cátia em 28/01/2008 às 13:47
Voce nao tem nem ideia da influencia do renato.devia ler pelo menoss uma de suas obras, e entao entenderia sua mensagem!no entanto pense mas antes de escrever bobagem!!!
escrito por: [Anônimo] em 4/01/2008 às 19:39
O Renato Russo em breve habitará o mesmo limbo em que já estão a cantora Maria Creuza as músicas do Loshermanos, ou seja: o esquecimento. Que já é tempo.
E vou inscrever os fãs do Renato no novo programa do Silvio Santos: "Você é mais
esperto do que um garoto da quinta série?"
Bandeco é rei!
escrito por: Emanuel em 30/09/2007 às 12:49
"Jardesson".
E ainda quer falar mal do calypso?
escrito por: Rafael em 30/09/2007 às 01:19
Qual o problema com calypso? Isso é preconceito.
escrito por: Tylon em 29/09/2007 às 20:36
Pelo amor de Deus, tu inventou tudo isso kra isso eh impossivel.
Menino de primario eh? Vamos ver se tu eh mais inteligente que um garoto do primario, pq tu nunca ia nada nem proximo da beleza. Me poupe da sua ignorancia e vai dançar calypso que é melhor pra você.
escrito por: Jardeson em 29/09/2007 às 18:59
As pessoas deviam ter mais respeito com as opiniões dos outros. Além do mais, lembrem-se que apesar da lucidez extrema, Bandeco é um homem de idade e merece um tratamento diferenciado.
OBS: Sei que cada um tem o seu e esse é um assunto delicado, mas reitero que "cu" não leva acento. Não insistam.
escrito por: Tylon em 27/09/2007 às 13:31
Vc deve ser uma pessoa muito pobre de espírito.
escrito por: [Anônimo] em 27/09/2007 às 12:05
A pessoa que escreve que nunca entendeu as letras do Renato Russo é muuuuuuuuito idiota mesmo. Sua anta burra pra caramba!! O que você escuta? Aposto que escuta música americana sem mesmo entender o que a música diz... ou até mesmo um pagodinho ou um axé. Na boa, vai tomar no cú!!!!!!!!! Você é muito idiota mesmo.
escrito por: Ana Barbara em 27/09/2007 às 12:00
como vc pod falar de qem nao conheceu seu tolo? daqi ha 100 anos se ouvira a falar de renato em quanto vc sera apenas uma nódoa irrelevante na estoria
ps: é sempre assim com qem fala de mais por nao ter nada a dizer
escrito por: vtcfdp em 22/09/2007 às 22:01
Vc realmente é um Louco, não tem um pingo de inteligência e sensibilidade pra analisar coisa alguma, um preconceituoso que nem se deu ao trabalho de ouvir as músicas do Renato para ao menos ter razão ou não. Sua ponião é fraca e sem fundamentos se você não é capaz de entender um atista o azar é todo seu.
escrito por: Marta em 18/09/2007 às 16:50
vc ta com dor de cotovelo,o renato era um anjo q esta descansando ,vc e um demonio
escrito por: katia em 18/09/2007 às 14:15
vc nao conhece nada do renato neh? por favor deixa ele descansar em paz,quem vc pensa q è?o renato foi e sempre vai ser o rei do rock aqui no brasil
escrito por: katia em 18/09/2007 às 14:11
Nossa Esse foi o comentario sobre renato mais estupido que ja li em toda minha vida não acredito que uma pessoa possa dizer isso sobre ele provavelmente dizem tudo isso dele pelo que ele era sou muito fan de renato e acho que um comentario desse devia ser proibido pq nao vai falar isso desses "sertaneijos" que a unica coisa que e falada na musica e somente sobre putaria e sexo nada mais ..
escrito por: Maxwel em 16/09/2007 às 20:05
vc ta louco seu bosta??
renato russo é de mais
as musicas dele são dimais
eu naum cheguei a conhecê-lo mas a primeira vez q eu ouvi as musicas dele me encantei e agora naum paro de ouvir
vc vem falar essas merda toda dele???
vc é ridiculo seu lixo
escrito por: karina em 15/09/2007 às 12:51
eu adorei o diario de rento russo
escrito por: mariana em 15/09/2007 às 11:04
COMO CRITICO VC É MUITO RIDICULO SEU BOSTA A MUSICA DO RENATO É PARA QUEM GOSTA DE MUSICA BOA NÃO PARA VC SEU LIXO VÊ SE REISPEITA A MEMÓRIA DESSE GRANDE MITO SEU MERDA
escrito por: ORLANDO em 15/09/2007 às 01:45
vc é louco e alienado!
escrito por: jonas em 31/08/2007 às 03:06
Isso foi a coisa mais absurda que eu ja li em toda minha vida. Antes de sair falando sore algo procure se informar a menos que queira passar imagem de imbecil mau-informado que é...
Desulpa mas você é do tipo de pessoa que da pena melhor contiuar no seu mundiho pequeno de acusações sem fundamentos e que continue sem ouvir nem conhecer a Legião Urbana pq você é do tipo que nem merece.
escrito por: Júlia em 3/07/2007 às 03:35
Eu não cheguei a viver o momento fã de Renato enquanto ele vivo mais pude agora acompanhar um pouco da sua trajetória de vida, que foi a música, tenho 17 anos e o adoro tudo o que vem dele.
não vejo o meu dia sem escultar a sua música, o Renato agorafaz parte de mim.
escrito por: girlane Sena Santos em 13/06/2007 às 17:51
Com todo o devido respeito mas não tem nada a ver cara vai fazer outra coisa por exemplo trabalhar e si vestir melhor o Renato
escrito por: Paulo Henrique em 21/05/2007 às 19:12
"Você é feio, pobre de espírito e não sabe dançar e tem muita dificuldade em se socializar com as pessoas"... Jaine, se você soubesse como Cruzmaltino é arrasa no salão não diria essas coisas. É um pé de valsa infernal.
escrito por: Tylon em 21/05/2007 às 01:11
Olá, Jaine,
É gratificante ver meu trabalho reconhecido, e emocionante saber que estou fazendo escola.
escrito por: Cruzmaltino Bandeco em 20/05/2007 às 21:44
Jaime, confesse!: você conhece o Cruzmaltino!!
escrito por: Rafael em 20/05/2007 às 21:09
"Embora nunca tenha ouvido suas músicas e não conheça nenhuma de suas composições...".
"Independente da irrelevância de Renato Russo para a música brasileira"
Vivemos num país livre, pelo menos temos liberdade de expressão, mas eu espero sinceramente que quando vc for fazer algumas crítica, seja qual for, você se informe melhor do que está falando.
Seu blog (pelo nome) até que poderia ser legal, mas suas críticas são pobres e sem fundamentos.
Você é feio, pobre de espírito e não sabe dançar e tem muita dificuldade em se socializar com as pessoas , por isso crítica o que não conhece.
Ah! eu tirei essas conclusões somente desse seu texto sobre o Renato e os comentários que as pessoas fizeram sobre o mesmo.
(assim como vc fez com o Renato Russo).
escrito por: jaine barreto em 20/05/2007 às 18:27
Xunda: Vai tomar na rima....
escrito por: Ayres em 7/05/2007 às 08:45
ei ayres, vai tomar no cu
escrito por: xunda em 6/05/2007 às 16:25
Parabéns, Sr. Cruzmaltino.... Finalmente descobrí para que serve um crítico musical... Serve para dizer que, tudo aquilo que você gosta, está errado, é "inconsequência, etc... Temo, se falar aqui que gosto de Raul Seixas.... Gostaria de saber, qual o seu critério para "julgar" assim uma banda que, bem ou mal, influenciou uma geração? (E olha que não sou fã da Legião Urbana)... Quando ví seu blog "Ressaca Moral", achei o título legal, mas, infelizmente parece que é só o título.. Se queria criar uma polêmica, ao menos tenha argumentos: Já tentou falar de medicina com um mecênico?... Pois é, você perguntou de Renato Russo para pessoas que sequer ouviam música... Assim é fácil "destruir" um mito... Falando de futebol, pergunte para o torcedor mais apaixonado do Vasco, a escalação do Santos de Pelé... O cara não vai saber... Portanto, quando for tecer comentários sobre algo, o bom senso diz para termos a humildade de pesquisar, se informar, para não passarmos a imagem de uma pessoa "estupidamente desinformada" e com isso, cair o padrão do que escrevemos como verdade... Mais sorte nos próximos comentários....
escrito por: Ayres em 6/05/2007 às 12:04
do que estão brigando???
Vida longa a Legião Urbana
escrito por: Gabriel Barros em 28/03/2007 às 02:33
Ow.. é pegadinha né?
Pqp eu ja vi bixa incubada,metida a outras coisas... Mas um dreg queen horrivel como esse ae,metido a Renato Russo é primeira vez. Como é parecido hein??? Quando eu li q o cara ganha a vida como cover do Renato,eu imaginei.. deve ser parecido... mas quando vi as fotos...
escrito por: Adelson em 1/01/2007 às 20:23
Vc tem que morrer seu idiota!!!!
escrito por: Ithalo Costa em 1/01/2007 às 19:19
Quem é você para falar assim do Renato Russo? Você que é insignificante,idiota,oportunista e um babaca que sempre terá o ostrascismo ao seu lado...
Pense duas ou mais vezes de falar do poeta da importância do Russo.
escrito por: Ithalo Costa em 1/01/2007 às 19:09
Gustavo, ninguém vai me tirar da cabeça que tu és esse Luiz aí.
escrito por: Doda em 30/10/2006 às 22:55
Luiz, respeita Januário.
escrito por: Gustavo Rodrigues em 30/10/2006 às 10:46
Januário, te fode!
escrito por: Luiz em 30/10/2006 às 10:44
nao sei o que voce pensa, mas vou lhe dizer um pouco do que queria gritar para que pudesse entender...
posso respeitar as pessoas que nao gostam do renato russo, acho que voce tambem deveria respeitar a memoria dele, o cara nao era santo nem nada, era apenas um cantor de rock, era isso que ele fazia e era nisso que era muito bom, ele foi o melhor que ja vi e o melhor que o brasil ja teve.
bom na verdade voce nao merce meu tempo, mas o renato russo merecia que alguem o defendesse ja que as pessoas gostam dele pela musica e cada um gosta do estilo que quiser ele nao e melhor do que ninguem mas e o estilo que eu gosto
escrito por: pedro januario gonçalves em 26/10/2006 às 15:16
hmmmm...
primeiro a gente tem que pagar o que falta do gerador, do cara da van, parte do som, contador, impostos e a moçada que trabalhou no festival.
Viva o turco Orkut!
Mãos de vaca of the world, unite and take over!
escrito por: Gustavo Rodrigues em 20/10/2006 às 11:29
hahahahahaha
Finalmente compararam bandeco ao Mainardi.
Tava faltando isso.
escrito por: Gustavo Rodrigues em 19/10/2006 às 14:08
Eu acho que em tempos de pirataria, você não passa de uma imitação do bosta do Diogo Mainardi,que acha que ser intelectual é meter o pau em tudo.
escrito por: James em 19/10/2006 às 00:41
Quem disse que não sou um bogus?
escrito por: Tylon em 18/10/2006 às 19:29
E quantos anos tu achas que o Bandeco tem?
Morre fácil.
escrito por: Gustavo Rodrigues em 18/10/2006 às 17:37
Karla, quantos anos você acha que temos? :-)
Infelizmente eu não sou o Bandeco, ele é simplesmente ele e nada mais.
escrito por: Doda em 18/10/2006 às 15:15
Tylon, com esse nome eu jurava que *você* é que era um bogus, rsss. Olha, Doda, já entendi seu posicionamento, nem precisava falar tanto. Mas é bom saber que você quando quer se esforça pra ser educado. Sobre levar a sério... bom, meus parabéns para você e seu pseudônimo Cruzmaltino. Eu realmente caí na armadilha, admito. Se vocês ganham alguma coisa em dinheiro com o blog, eu não sei... mas não me surpreenderia saber que o objetivo não é ganhar dinheiro. Pelo que eu observo dessa geração, meninas usam fotologs para atrair meninos, e meninos usam blogs para atrair meninas. Nem sempre funciona, mas é um atalho legítimo. Se for esse o caso de vocês, eu poderia dar algumas sugestões. Já sou meio coroa para a maioria de vocês, e se isso me desqualifica enquanto pretendente em rodas juvenis ao menos me confere um know-how que pode ser útil. Ah, sim, não sou nem um pouco séria. Se eu fosse, acho que jamais teria acessado esse blog novamente, rsss. Um beijo e até qualquer dia.
escrito por: Karla Siqueira em 18/10/2006 às 15:02
Não sei se a Karla é um bogus (acho que sim), mas se ela pintar no churrasco de final de ano vou dar em cima dela. Ah se vou.
escrito por: Tylon em 18/10/2006 às 14:18
Ahhhh... já acabou?!
escrito por: Gustavo Rodrigues em 18/10/2006 às 13:45
Karla,
seu novo comentário é o primeiro que respondo a sério neste blog, vamos lá:
1 - Você está certa em quase tudo que falou e nós (ao menos eu) temos plena consciência de tudo isso, o que me admira é você levar a discussão a sério, ainda mais ela acontecendo neste blog.
2 - Não temos intenção de cativar leitor nenhum e por isso estamos pouco ligando para quantos acessos temos ou deixamos de ter (inclusive nossos acessos diminuíram nos últimos meses), escrevemos aqui para nos divertir e porque gostamos, ou você acha que alguém ganha alguma coisa com essa joça? Resumindo: gostou do que leu? Ótimo, volte sempre. Não gostou? Procure outro blog e vá ser feliz, a internet é muito vasta para que você perca seu tempo lendo o que não gosta.
3 - A casa agradece os elogios, tenho certeza que você não deve ser tão séria quanto está parecendo. Quanto aos trechos menos elogiosos, cuidado, você apenas está lendo o que escrevo (escrevemos) em um blog que esculhamba com tudo e não necessariamente reflete machismos e outros ismos de cada um dos seus autores.
4 - Lembrando mais uma vez: não leve a internet, o Ressaca, Eu ou o Bandeco a sério, não vale a pena.
5 - O Bandeco sabe responder sozinho, se ele não falou nada até agora é porque deve estar ocupado não escutando, não lendo ou não assistindo alguma coisa não relevante para a cultura mundial.
Novamente, fique com um beijo na faringe.
Ah, caso ainda volte por aqui, traga o disco do Renato cantando em italiano para usarmos de fundo em nosso churrasco de confraternização de fim de ano.
escrito por: Doda em 18/10/2006 às 13:08
Caro Doda, seu posicionamento é bastante típico desses tempos em que a internet dá excesso de poder a qualquer um. Hoje em dia o camarada monta um blog e se acha o dono do mundo. Nenhum problema, meus parabéns, você tem seus méritos, escreve bonitinho e eu até já dei umas risadas com seus textos. Mas infelizmente você ainda é um machista bocó, do tipo que acha que vai ser mais engraçado tratando mal quem discorda de você do que enumerando argumentos inteligentes que levem a discussão a um nível mais elevado. É aquela situação em que tipicamente se diria que em boca fechada não entra mosca. Você teria se saído melhor ficando calado, como aparentemente seu amigo Cruzmaltino (ou seria ele apenas um pseudônimo seu?) preferiu fazer. Sua piadinha de "quando tiver um tempo eu leio" é no mínimo tola. Um rapaz da sua idade e nível intelectual se recusar a ler algumas frases é uma grande deficiência, se não em seus estudos (o que eu acho pouco provável) certamente em sua capacidade de dialogar. Da mesma forma, voltando ao assunto "tenho um blog e sou dono do mundo", você está bastante enganado em relação à idéia de democracia. Quando falei em espaço democrático, me referi à internet como um todo. Seu blog é apenas um brinquedinho seu; quando eu quiser realmente me sentir ouvida, seja pra falar mal de você, seja para elogiá-lo, seja para opinar sobre Renato Russo, não preciso vir até aqui. Tenho outras dezenas de meios bem mais eficientes que um blog que quase ninguém lê. Aqui dentro do seu cercadinho você manda, mas no mundo lá fora quem dita as regras são os que têm uma cabecinha melhor. Por fim, se as minhas opiniões aqui são motivo de chacota para vocês, então, rapazes, vocês têm muito a aprender. Vocês são realmente inteligentes e espertos, mas umas aulinhas de como cativar seu público iriam muito bem. Acho pouco provável que vocês estejam lutando para ter cada dia menos leitores e comentários, mas se for esse o caso eu me retiro com o maior prazer.
escrito por: Karla Siqueira em 18/10/2006 às 11:08
Caro Doda,
Entendi o ponto de vista "anti-democrático"! e concordo q opiniões como de Karla e Anonimo nos estimule mto a continuar escrevendo, mesmo q desagradando.
Bjo!
escrito por: Thais em 17/10/2006 às 19:26
Não Thais, preciso discordar.
O Ressaca não é democrático. Nós podemos apagar as opiniões de qualquer um daqui caso nos interesse, as que a gente deixa é porque de uma maneira ou de outra acrescentam algo.
Por exemplo, como apagar as opiniões contrárias ao grande Bandeco? São a melhor coisa deste blog. Veja o caso do Anônimo abaixo da Karla, aliás, veja o caso da Karla também ;-)
Beijo pra você.
escrito por: Doda em 17/10/2006 às 19:03
Olá,
Tbém não conheci Renato Russo, ainda bem. Para vcs q protestaram contra
o artigo de Cruzmaltino, aqui vão minhas razões. Melódicamente é uma música mto fraca, são apenas 3 acordes por música, por isso qquer rodinha de maconheiros consegue tocar músicas do adorado compositor. A melhor letra q ele escreveu é plágio de Camões.
Lembro me bem de um episódio na escola. Havia uma gincana, uma das atividades era decorar a letra de uma música bem comprida, quem escrevesse a letra da música completa, e sem erros, ganharia pontos. Eu andava pela escola e via todos decorando "Faroeste de Cabloco". A música que escolheram no fim: o Hino Nacional. Conclusão, todos sabiam a "Faroeste de Caboclo" decor e salteado, e ninguém sabia o Hino Nacional. Meu ódio por Legião Urbana começou por essa época; a ignorancia de uma geração.
Outro lembrete bem apontado por Doda. Os donos do blog tem o direito de escreverem o q bem entenderem, e acho o espaço até bem democrático, discordando um pouquinho de vc Doda, pois qquer babaca pode postar sua opinião tbém.
Para os q acharam tão ruim o artigo, aqui vai minha sugestão: montem um blog , comunidade do orkut, q seja, só para cultuarem aquele louco maníaco depressivo; e deixem quem não gosta dele em paz ! Assim como vcs tem o direito de gostar dele, temos o direito de odiá-lo se quisermos... Afinal, ainda bem q existem opiniões diferentes a respeitos das coisas, não acham?
Bjos a todos
escrito por: Thais em 17/10/2006 às 17:29
Oi Karla, tudo bem?
Muito legal o que você escreveu, quando eu tiver um tempo leio.
Só para retificar um trecho do seu texto: você reparou nos quadrinhos na parte de cima aqui do blog? Pois é, em cada quadrinho está a imagem de um dos donos do site, ou seja, isso aqui não é um espaço democrático não, ok?
Um beijo na faringe.
escrito por: Doda em 17/10/2006 às 16:50
Como assim fala demais por não ter nada a dizer? Desculpa, mas acho que está havendo um engano aqui. Renato Russo foi e ainda é um dos maiores compositores da história da música brasileira, encantou toda uma geração e continua atraindo milhares de fãs todos os anos (minhas filhas que o digam). Se o seu objetivo foi fazer uma piada envolvendo a letra de uma música da Legião Urbana, só posso dizer que foi sem graça, infeliz e, com todo o respeito, burra. Esperava muito mais de alguém que se diz crítico há tanto tempo e dispõe de um espaço democrático como esse para se expressar. Muito mal aproveitado, diga-se de passagem. Já vi muitas críticas ao Renato, ao seu jeito, suas canções, mas nunca nada tão sem propósito, sem embasamento, sem qualquer noção de realidade. É impressão minha ou o tempo passa e a capacidade intelectual da crítica brasileira cai vertiginosamente? Na época em que eu ouvia Legião Urbana, lembro-me de discordar frequentemente de revistas especializadas, espertos metidos a críticos e até gente de outras bandas que se achavam melhores que a Legião (e hoje seriam bandas completamente esquecidas se não fosse o maravilhoso trabalho de recuperação dos bons momentos da década de 80, que VOCÊ acha que todo mundo quer esquecer). Mas nunca li nada tão absurdo como isso aqui. Uma pena, pra você, não ter conhecido o Renato. Quem sabe se tivesse ouvido um pouco do que ele tinha a dizer fosse menos rabugento? Bom, enfim, acho que já me fiz entender. Espero que você pense melhor da próxima vez que pretender escrever sobre qualquer cantor. Porque dessa vez o estrago já está feito, no coração de muita gente. Um beijo.
escrito por: Karla Siqueira em 17/10/2006 às 00:20
ô seu retardado, como você tem a cara de pau de dizer que esse cara é sósia do renato russo? por acaso vc nunca viu PELO MENOS A CARA do renato russo?? pelo jeito não, né! se acha capaz de criticar alguém sem ouvir, não duvido que também seja otário de acreditar que esse figurinha com roupinha de lagartixa imita o renato russo. sinceramente lamentável, como diria o boris casoy: UMA VERGONHA!
escrito por: [Anônimo] em 16/10/2006 às 22:30
http://www.gardenal.org/ressacamoral/2005/11/os_documentarios_que_eu_nao_vi.html
ô Pedro, dá uma olhada nesse link.
escrito por: Tylon em 16/10/2006 às 01:24
Cara, o povo aê não entendeu, mas eu entendi!! É ironia!! Vc só colocou opinião de taxista, porteiro, amiga do curos de inglês (pqp... essa língua tão besta e tem gente aq ainda faz curso) etc.. gente q realmente nunca ouviria Legião! kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vcs realmente são inteligentes! Colocar a opinião de um monte de bobos que dizem q só crianças conseguiriam fazer letras assim... hahahahhahah Faz até a gente pensar: se é tão fácil, por que eu não deixo de escrever num blog, escrevo umas letras bobas e encho o bolso de grana????
ahahahahahhahahahahah
Vcs são demais!!!!
Escreve agora sobre Chico Buarque! Chama ele de burro tb!!! Vou rachar o bico de rir!
escrito por: Pedro em 15/10/2006 às 18:21
Caro JP.
Não entendi o comentário direcionado a mim. Não sei se notou, mas o autor da excelente crítica sobre música pop brasileira é Cruzmaltino Bandeco.
Homem de cultura elevada, Bandeco é muito mais preparado do que eu para tecer textos como esse, até porque milita no jornalismo cultural há mais de duas décadas.
Quanto ao pseudônimo, digo-lhe que não, é realmente meu nome. Existem várias famílias Cremonese no Brasil, todos oriundas da província de Cremona, sul da Itália. Algumas nem tinham esse nome, mas o adotaram por causa da origem. Por conta disso é fácil encontrar variantes na escrita como Cremonesi e Cremoneze. Confesso que foi a primeira vez que alguém achou que minha nomenclatura fosse de mentirinha.
Beijo no seu coração.
escrito por: Wilson Cremonese em 13/10/2006 às 13:44
Wilson Cremonese (um pseudônimo provavelmente),
É a primeira vez que leio teu Blog. E ainda não o li o suficiente para ter uma opinião a respeito dele. Acredito que até possam existir textos construtivos nele. No entanto, criticar um artista (ou qualquer pessoa, diga-se de passagem) como Renato Russo sem ao menos ter conhecido sua música é uma ato de extrema coragem sua - aliás, criticar qualquer coisa que não se conheça sempre é uma ato de coragem. E você deve saber que com isso você estará sujeito a muitas "pedradas". Não sou fã de Renato Russo (longe disso) mas acho que ele acrescentou bastante para o rock brasileiro. Um conselho: vale a pena ouvi-lo. O único receio que tenho é que você talvez não tenha mais - em virtude da passagem do tempo - a motivação e o entendimento que se faz necessário para ouvi-lo. Sim, é preciso ser jovem para isso (pelo menos em se falando de Renato Russo).
escrito por: JP em 13/10/2006 às 06:15
talvez vc faça alguns comentários mais inteligentes sobre algo que conheça ou tenha a sensibilidade suficiente para entender
fundamentar uma crítica é a parte mais difícil, e que vc se dá o direito de não fazer...
na minha humilde opnião rento russo tem uma relação de cumplicidade com seus fãs, ou seja, os que compreendem o que ele tenta passar nas letras, poucos artistas conseguen tanta admiração de seus 'fãs'
trato de forma belíssima e extremamante realista de assuntos que estão presente na vida de todos
talvez você não entenda e por isso precise criticar algo que não conhece
escrito por: camila em 12/10/2006 às 23:55
Isso é pra tu ver só, Cruzmaltino, o quanto estás coberto de razão!
Quando rolou a "treta RBD", isso aqui ficou apinhado de muleques do primário e do ginasial. Quando do seu parecer sobre o Los Hermanos, trocentos vestibulandos e calouros de comunicação invadiram indignados o doce recanto rassaquista.
Agora, ao discorrer brilhante e profundamente sobre o tal Renato Russo, apareceu malmente UM CANDIDATO DE CONCURSO PÚBLICO pra defender o dito.
Parabéns, Bandeco!
Continuas o critico impávido mirando muito além dos olhos da ralé.
escrito por: Gustavo Rodrigues em 12/10/2006 às 15:09
Eu era ateh fa deste site. Tinha lah seus textos engracados. Mas desrespeitar a obra de um dos maiores icones do rock nacional eh demais. Gosto eh individual. Mas desrespeito com algo que vc nunca conheceu eh algo mesquinho, baixo. Renato Russo, para seu governo e de todos vcs, eh o maior poeta de nossa geracao, ao lado de Cazuza. Tente pesquisar algo, antes de criticar.
escrito por: Patrick em 12/10/2006 às 14:53
Eu lembro do Renato Russo. Gostaria que criassem uma comunidade no orkut com esse nome.
escrito por: [Anônimo] em 12/10/2006 às 12:17
Acho que o gosto musical vai alem do que simplesmente gostar, vai do momento da vida de cada um, do que estava passando. Você pode gostar da Xuxa, do Timbalada ou qualquer som que se sinta bem ouvindo. Só acho que existem 3 (três) coisas que acabam com uma reunião...violão, baralho e música de rodeio...hehe!
Abraços
escrito por: Marco em 11/10/2006 às 23:06
E. Cardoso... Quem é Renato Russo mesmo?
escrito por: Lion Man em 11/10/2006 às 21:05
Meu Pai Eterno. Quanto ódio no coração. Tanta raiva por um cara que morreu há dez anos e não faz falta nenhuma.
Vida longa a Cruzmaltino Bandeco.
escrito por: Tylon Maués em 11/10/2006 às 18:26
Você é um babaca, um otário, um retardado.... Se diz crítico mas é só um otário frustrado que gosta de falar mal de tudo e não tem a menor noção da realidade... Eu não entendo como ainda tem que dê atenção pra você, aliás não sei porque EU estou me dando o trabalho de postar esse comentário... Eu sei que é perda de tempo, um idiota que não conhece o Renato Russo provavelmente nem tem coragem de responder os comentários... seu imbecil. O Renato tinha razão quando dizia que os bons morrem jovens, afinal vaso ruim não quebra, como se pode constatar pela sua idade. Velho doio!
escrito por: E. Cardoso em 11/10/2006 às 17:42