julho 16, 2004

Propaganda

No colegial, quando as pessoas começam a pensar no que vão fazer “quando crescerem”, a opção pelo jornalismo sempre ficou mais ou menos clara para mim. Nada ligado ao “romantismo” (aliás, ponha a quantidade de aspas que achar necessária aqui) de uma redação, mas, sei lá, eu gostava de juntar informações e escrever.

O curioso é que, por afinidade pessoal e vocação dos amigos, desenvolvi uma curiosidade grande pelo meio publicitário. Tanto que muitos trabalhos de colégio eram ligados a essa áreas e cheguei a considerar em alguns momentos seguir essa carreira. Porém, minha falta de talento para vender coisas (idéias, produtos, serviços, marcas, conceitos etc.) sempre foi gigantesca e me desestimulou. Em alguns momentos, até acho que sou persuasivo e convenço pessoas a fazerem o que eu quero que façam. Mas sou péssimo em colocar valor nas coisas, o que destrói qualquer esperança em ser publicitário.

Aliás, nem tenho aquele preconceito comum no jornalismo de que publicidade é algo menor e podre. Acho que as duas áreas devem ficar separadas em um veículo de comunicação por conflitos de interesses, mas as duas têm seu valor e seu lado podre. A publicidade muitas vezes mente, mas o jornalismo também. A diferença é que nem todo jornalista percebe isso, se escondendo atrás de uma suposta isenção da imprensa. O que, em alguns casos, é até pior do que mentir na cara-dura. E não se pode esquecer que, ao mesmo tempo que vende cigarro, a publicidade vende campanhas antiviolência doméstica, antiarmamentos, antipoluição, anti-Bush, entre outras coisas. Ou seja, o problema não é da publicidade como “ciência”, mas do que é feito com ela. Da mesma forma que ocorre com o jornalismo, com a física, com a química, com a engenharia e com qualquer coisa.

Pô, mas estou enrolando demais! Eu só quero dizer que fiquei com o costume de acompanhar propagandas e tentar ver de forma crítica, mais do que é saudável a alguém. E essa propaganda do “na-nã-nã-nã” da Brahma é uma das coisas mais medíocres que já vi. Irrita, não passa mensagem alguma, não é carismática e não diz nada com nada. Ou alguém acha que a tiração de sarro do siri foi um pretexto válido para criar um chavãozinho bobo e fácil de memorizar?

Acho que as cervejarias gastam todo o dinheiro em marketing no verão, contratando modelos para mostrar as bundas ou o corpo sarado na praia (outra “política” cretina, pois em fazer cerveja boa e divulgar isso, ninguém se preocupa). No inverno, parecem desovar as idéias mais imbecis que ficaram na gaveta no início do ano. E olha que deve ser difícil uma idéia ser mais imbecil que as utilizadas nas propagandas de cerveja do verão. Então, já dá para imaginar o nível.

Nesse aspecto, o repetitivo “experimenta” da Schincariol ainda tinha uma vantagem. Pelo menos, o chavão estava ligado a uma situação concreta, tinha razão de existir. Por isso deu certo. E teria mais sucesso se a Nova Schin fosse melhor. Aliás, se fosse muuuuuito melhor. Agora, o que é “na-nã-nã-nã”? É um deboche, isso deu para entender. Mas um deboche ao quê? Espero que seja esquecido como o “tsssssssss” (outra idéia “genial” da Brahma). E espero também que não tenha efeito mercadológico direto. Porque, se o “na-nã-nã-nã” aumentar as vendas da Brahma, teremos uma invasão de propagandas idiotas na TV. Mais do que já temos. Afinal, a agência até pode querer fazer algo mais elaborado. Mas há cliente que tem como única intenção aumentar as vendas do produto. E é esse o dono da grana...

*

Aliás, já que estou falando de propaganda... É impressão minha ou as agências de publicidade voltaram a valorizar os jingles, com muitas propagandas que se sustentam sobre uma musiquinha? E é impressão minha ou os jingles atuais são muito piores e menos carismáticos que o de décadas atrás?

Posted by Furnari at julho 16, 2004 01:12 PM
Comments

Espetáculo, hoje sou a primeira a fazer um comentário!
É verdade que há muita publicidade de mau gosto e outra mesmo infeliz, chegando ao ponto de não se perceber qual o sentido do anúncio(comercial para os brasileiros), mas uma realidade é que cada vez mais existe publicidade de grande nível e qualidade!
Por exemplo da Nike, da Chiclete Ice, (não sei se passam aí no Brasil),de algumas marcas de automóveis, etc etc
Não sei se chegaram a ver o anúncio da Galp (combustíveis) do Euro 2004...tava excelente!

Posted by: Teresa at julho 16, 2004 03:50 PM

Caro Ubiratan,

Primeiro a forma, depois o conteúdo: cuidado com a hifenização! Depois do prefixo 'anti', utilize hífen apenas antes de 'h', 'i', 'r' e 's'.

OJKlótzs.

Posted by: Olavo J Klótzs at julho 16, 2004 04:09 PM

Erros de hifenização? Que erros de hifenização, Olavo?

Hehehe. Brincadeira. Já corrigi. Valeu o toque!

Posted by: Ubiratan at julho 16, 2004 06:57 PM

Não existe nada mais irritante e idiota que a campanha do NãNãNãNã. Qual o intuito disso? O pior de tudo é que a AMBEV concordou em botar esse treco no ar.

Sobre Publicidade e Jornalismo não devem se misturar. Alguns jornalistas esportivos viviam elogiando a LOUSANO. Mas pegaram um caminhão com um monte de notas falsas da empresa. E onde fica a credibilidade dos jornalistas que anunciavam a LOUSANO??

Posted by: Dárcio at julho 17, 2004 03:49 PM

Ainda bem que você assume não ser tão bom em jornalismo, finalmente te convenci! Até porque, por que você segue o jornalismo se não é capaz de entender que jornalismo e publicidade? JUNTOS funcionam muito bem, como uma Química.

Sacô? Procura outra profissão.

Posted by: Athodeles at julho 17, 2004 05:45 PM

Não sei se dá pra generalizar, mas parece bastante recorrente o fato de jornalistas um dia já terem pensado em seguir a carreira de publicidade. Tenho colegas que são exemplo disso. Aliás, eu também.

PS.: hahaha... Athodeles, vc é muito comédia!!! Eu rio muito lendo suas mensagens de atormentação dirigidas ao Ubiratan...

Posted by: Renato at julho 18, 2004 02:49 AM

Sei que à essa altura do campeonato deve ser inútil pedir, mas: Custa falar das Olimpíadas como proximo tópico. Você não é capaz de deixá-la passar em branco.

Lembrando que voce prometeu falar do assunto.

Kisses 4 u!

Posted by: Bianka at julho 18, 2004 04:29 PM

Pokemon, até agora, a única coisa de que você conseguiu convencer a todos é que mente ao dizer que entrou na USP. Não soube responder às perguntas sobre a ECA feitas por alguém em outro post, mostra um português abaixo da crítica (em forma e conteúdo) e agora mostra sinais de analfabetismo funcional. Desde que apareceu mostrou sérias dificuldades de compreender textos. Mas agora extrapolou. Onde o Ubiratan admitiu que não se considera bom jornalista?

Além disso, mostra que, se você realmente tem aulas de jornalismo na USP (coisa que duvido cada vez mais), tem faltado às de ética. Pois dizer que jornalismo e publicidade funcionam muito bem juntos é porque o Brasil está prestes a ver mais um jornalista vendido entrar no mercado de trabalho.

Então, faz um bem para quem freqüenta esse blog e para o país todo e desiste você dessa profissão ou pára de falar asneiras só para aparecer!

Posted by: Rodrigo at julho 18, 2004 07:30 PM

Sem querer ser chata, mas já sendo... aproveito o gancho dos erros de português e peço a você que conserte a parte "ligados à essa áreas", pois esse "a" é apenas uma preposição e não tem crase.

Desculpa, é uma mania minha de proteger o nosso querido português.

Posted by: Luciana Couto at julho 18, 2004 08:31 PM

Caro Ubiratan,

Concordo com tudo que escreveu (até me vi escrevendo aquilo...)

Só uma sugestão com relação ao seu blog: você precisa de um moderador para editar os 'posts'. Não é admissível ter que ler imbecilidades como as escritas por um tal (ou uma tal) de Andresca. Sugiro que você tire aquela piada infame, discriminatória e de mau gosto do seu blog (além do mais, o que foi escrito não tem nada que ver com o contexto).

OJKlótzs

Posted by: Olavo J Klótzs at julho 19, 2004 08:29 AM

Mas que saco! Esse negócio de proteger a língua Portuguesa, daqui anos ela vai sumir.

Então por que se matar por ela? Lembrando que nem é Português que falamos é Brasileiro, porque em tudo o que você seleciona tem Português (Br) e (Pt). Afinal alguém aqui é capaz de entender aquele ''dialeto'' dos Portugas?

Posted by: Paula at julho 19, 2004 09:09 AM

Paula,

Enquanto português for a língua oficial do país, defenderei a correção em seu uso. Se você quiser, pode ficar quieta até o inglês ou o esperanto ssumirem.

Posted by: Rodrigo at julho 19, 2004 09:48 AM

Paula,

Enquanto português for a língua oficial do país, defenderei a correção em seu uso. Se você quiser, pode ficar quieta até o inglês ou o esperanto assumirem.

Posted by: Rodrigo at julho 19, 2004 09:48 AM

Andresca, há pouco tempo eu avisei que comentários racistas e preconceituosos não são admitidos aqui. Nem vou justificar muito a exclusão do seu porque não precisa.

Olavo, não tenho tempo para moderar isso aqui mas do que já modero. Nem sei se é possível. O jeito é torcer para ver os comentários infelizes o mais rápido possível para cortar. E, realmente, qual a relação daquele comentário com o "nã-nã-nã-nã"?

Bianka, dá uma procurada no portal em que está hospedado esse blog, beleza?

Posted by: Ubiratan at julho 19, 2004 11:58 AM

Mas o Ubiratan já falou de Olimpíadas. O site que o Ubiratan criou sobre os jogos é esse:
http://br.esportes.yahoo.com/atenas2004/

Posted by: Dárcio at julho 19, 2004 02:42 PM

Tudo bem não faço a menor questão de deixar mnhas idéias aqui. Mas a propósito, não foi você que escreveu que não gosta de sotaque carioca, taí! Os comentários do Athodeles não são cortados, ele, que faz a maior baixaria, baixa o nível do Blog, e pior ele posta um monte de vez.
Não sabia que o blog dependia de audiência. Fiz só uma piadinha de Paulista uma piada bem verdadeira.

Posted by: Andresca at julho 19, 2004 06:17 PM

Aí Ubiratan. conheci hoje o gardenal(site) e já senti firmeza. Realmente, o que é nãnãnãnã? É bom ver algúem se manifestar a respeito da mediocridade da publicidadem que apela para qquer piadinha grudenta e infame

Posted by: Bárbara at julho 19, 2004 06:46 PM

Desculpe-me Andresca, mas não posso concordar com você. Sua piada não é verdadeira, pois os mineiros não são preguiçosos (há mineiros preguiçosos, como há paulistas preguiçosos), os cariocas não são traficantes (há cariocas traficantes, como há paulistas traficantes), os amazonenses não são índios (há amazonenses índios, como há paulistas índios), os gaúchos não são homossexuais (há gaúchos homossexuais, como há paulistas homossexuais)... Como se o fato de ser índio, homossexual ou preguiçoso fosse desabonador.

Quanto ao sotaque carioca, acho que vou tirar. Cansei de ser mal interpretado. Eu disse que não gosto do sotaque carioca, nunca disse que não gosto dos cariocas, entendeu? De brincadeira, imito o sotaque carioca para amigos e conhecidos de lá e eles fazem o mesmo comigo e todo mundo leva na brincadeira. Coisa que anda difícil ultimamente por aqui.

O Athodeles joga o nível lá embaixo e não faço a menor questão que ele participe das discussões. O blog não depende de audiência (muito menos da dele. Acho que ele é que depende do blog, mas isso é outra história), mas da minha vontade de continuar escrevendo algo aqui. O problema é que você foi infeliz no tema escolhido para o comentário. Só isso.

Posted by: Ubiratan at julho 19, 2004 06:57 PM

Bira, Sou fã dos seus sites.... Principalmente do Balípodo. É um dos poucos sites que falam de futebol no país que não apelam prapieguice e nem de jornalistas-publicitários que se acham a última azeitona da pizza. Sobre a campanha idiota da Ambev, lastimável.

Como eles fizeram aquilo????? Nem estagiários fariam algo tão tosco

Posted by: Dárcio at julho 19, 2004 10:08 PM

Bira, Sou fã dos seus sites.... Principalmente do Balípodo. É um dos poucos sites que falam de futebol no país que não apelam prapieguice e nem de jornalistas-publicitários que se acham a última azeitona da pizza. Sobre a campanha idiota da Ambev, lastimável.

Como eles fizeram aquilo????? Nem estagiários fariam algo tão tosco

Posted by: Dárcio at julho 19, 2004 10:08 PM

Bira, Sou fã dos seus sites.... Principalmente do Balípodo. É um dos poucos sites que falam de futebol no país que não apelam prapieguice e nem de jornalistas-publicitários que se acham a última azeitona da pizza. Sobre a campanha idiota da Ambev, lastimável.

Como eles fizeram aquilo????? Nem estagiários fariam algo tão tosco

Posted by: Dárcio at julho 19, 2004 10:08 PM

Marketing: você se ilude com ele?
Enquanto isso, no mundo marqueteiro:

KAISER é a cerveja nota 10: Porque s bebe-la ficará nota 10. Será mesmo, não é nota 0?

BRAHMA refersca até pensamento: Por ser Paulista e trabalhar muito acha que se beber BRAHMA seu pensamento vai refrescar? Há outros modos de refescá-lo, não acha? Eu também acho, e acho que se continuar bebendo vai ficar bebado, que se refrescará da maneira errada.

ANTÁRTICA deixa a festa do jeito que o diabo gosta!: Seu parceiro (a) neste marketing é o ''Diabo''. Será? Eu não acho, pra mim se você beber Antártica não é seu parceiro que te verá do jeito que o Diabo gosta, e sim o próprio Diabo.

SKOL é a cerveja que desce redondo!: Por que como diz o comercial se bebe-la dará umas ''redondinhas'' com seu parceiro. E além diso vera seios, bumbuns redondos etc... Você acha que verá tudo perfeitamente redondinho? Eu não acho eu já acho que se você beber muita Skol quem ficará redondinho é você.

Posted by: Ortodoxo at julho 20, 2004 04:07 PM

Todo Crente é um pouco, ou até mais ''CRENTINO''!

Posted by: Andresca at julho 21, 2004 05:31 PM

Bira,

eu trabalharia com publicidade numa boa.
Para mim, a única propaganda de cerveja engraçadinha da atualidade é da própria Schin. A do africano que atravessa o oceano para achar o bar da frente.
Achei muito boa, muito criativa.

Bruno

Posted by: Bruno at julho 21, 2004 10:29 PM

Será que dá agora pra falar das

OLIMPÍADAS!!!!!!!!!!!!!!!

Posted by: Mínela at julho 23, 2004 07:40 PM

O RODRIGO e o DÁRCIO, são uns tolinhos, pois acham que mandando 1.000 vêzes o mesmo comentário vamos lê-lo 1.000... Cai na REAL não percam seus tempos... Usem a criatividade, mesmo sendo 10% inspiração e 90% transpiração! Agora se não sabem, ninguém aqui tem nada à ver com isso...Valeu?

Posted by: Karioka at julho 24, 2004 08:28 PM

Bom, já teve um trouxa que leu 1.000 vezes, até porque apontou o fato, além de perder seu tempo. Quem será o próximo?

Posted by: Rodrigo at julho 26, 2004 11:00 AM
Post a comment









Remember personal info?