
Há tempos não publico ficções neste blog, optando por deixá-los guardados em uma gaveta nada virtual, por dois motivos principais. O primeiro é o fato de que há na blogosfera diversos escritores mais inspirados do que eu (dois bons exemplos: Fábio Danesi Rossi e Dennis D.). O segundo é a praga virtual que infesta há tempos a Internet: a mania que certas pessoas têm de apropriarem-se de textos alheios. Enquanto alguns acrescentam sua assinatura a textos que jamais escreveram (e nem seriam capazes de), outros atribuem a escritores conhecidos a autoria de versos e prosas alheios.
Tão inacreditável quanto a conduta daqueles que adulteram a autoria de textos é tentar entender como é que existem pessoas que crêem piamente que um escritor como Luis Fernando Veríssimo teria sido capaz de escrever uma crônica com o sutilíssimo título "Um Dia de Merda". Enfim, coisas de uma nação de analfabetos funcionais, que lêem e interpretam textos com neurônios apáticos e apaziguados. Acham um artigo bonitinho ou engraçadinho, decidem reencaminhá-lo via e-mail para sua lista de contatos ou copiá-lo em seus blogs e mal se preocupam com detalhes "secundários" como dar os devidos créditos do texto que tanto apreciaram.
Tempos estranhos. Fama virtual é escrever um texto e vê-lo atribuído a Clarice Lispector, Arnaldo Jabor ou Herbert Vianna, isso quando você não se torna o tal do Autor Desconhecido. Eu, por exemplo, já perdi a conta de quantas vezes vi contos, crônicas, artigos e poemas meus sendo publicados em sites como se fossem escritos por outros. São situações pra lá de chatas, que no entanto são inevitáveis a qualquer um que se disponha a usar a Internet como meio de publicação.
Semana retrasada, por exemplo, fui surpreendido ao receber o forward de um arquivo de Power Point baseado em minha crônica "Pequeno Tratado sobre a Mortalidade do Amor", publicada pela primeira vez em novembro de 2000. Além do choque que sofri ao ver palavras minhas terem sido transpostas para esta que é a mais infame das interfaces de um texto, ainda tive o desprazer de constatar que o zé-mané que manipulou minha crônica adulterou-a completamente, mudando ou acrescentando sentenças inteiras ao seu bel prazer. Os trechos mais irônicos, a discreta citação a um poema de T. S. Eliot, a piada sobre "amores inteligentes" ou a referência à fase decadente de Elvis Presley foram tolhidos, e em seu lugar foram incluídas frases típicas de livrecos de auto-ajuda, do tipo "amor é simplesmente o resultado concreto de um relacionamento maduro e crescente entre duas pessoas". Mas, pior do que ver meu texto retalhado e deturpado, foi encontrar essa versão apócrifa reproduzida na Web em sites entuchados com gifs animados e arquivos mid: que desgosto.
O que fazer para atenuar os danos causados por tais aberrações? Antes de mais nada, é bom saber que os direitos autorais são regulados no Brasil pela Lei 9.610/98, que afirma: "é expressamente vedada, sob pena de serem tomadas as medidas judiciais cabíveis, a reprodução, publicação, distribuição e/ou o uso indevido de qualquer dos textos ora em questão, seja na íntegra ou em partes, sem o expresso consentimento e concordância por escrito dos respectivos autores". Mas só o conhecimento da lei não basta: a fim de resguardar seus direitos, todo autor deve registrar oficialmente suas criações na Biblioteca Nacional (clique aqui para saber como fazer isso).
Vale a pena registrar ainda a observação da jornalista e professora Tina Andrade, que em seu artigo "Copy-paste: na web plágio (ainda) é muito relativo" escreve: "O poder das networks está disparando e, na minha modestíssima opinião, a melhor maneira de evitar o plágio ainda é, foi e sempre será tornar a sua obra pública para o maior número de pessoas possível! Basta saber transformar internautas-de-carteirinha, 'listeiros', leitores assíduos, formadores de opinião em fiéis escudeiros... Como? Relacionamento: transparente, bem-humorado, interessante. Porque o bom quando se fala em web é mesmo saber lidar com gente". Outra dica é aproveitar os recursos do Copyscape, site que dedura plagiadores de textos. Seu funcionamento é simples: você acessa a página, digita a URL de seu blog e inicia a busca. Em poucos segundos o Copyscape rastreará a Internet em busca de outros sites que tenham copiado excertos de seus escritos.
A propósito: se você gostou de algum texto que escrevi e deseja republicá-lo em algum site, sinta-se à vontade para reproduzi-lo, desde que respeitando as normas do Creative Commons. Last, but not least: nada de anexos de Power Point, por favor...
Escrito por Alexandre Inagaki em outubro 22, 2004 06:16 AM| TrackBackÉ realmente frustrante, mas não deixa de ser interessante...
Desabafado por: Kaoru-li em novembro 13, 2004 08:44 AMAté que a crônica "um dia de merda" é bem engraçada.. hehe Já li há tempos.. Enfim, a professora tem razão e ainda bem que você viu isso, hein, Inagaki! Imagine.. ia ficar circulando.. Bisous
Desabafado por: Veri-Puttanesca em novembro 4, 2004 06:43 PMSó pra te avisar: parece-me que este cara que pôs teu texto em power point não foi o único... Por curiosidade, procurei por alto no google e achei o MESMO TEXTO (com o título "a morte do amor") sem o crédito, claro, nos seguintes endereços (tem até de Portugal), dentre blogs e sites:
http://www.estoriadenosdois.hpg.ig.com.br/poemas.htm
http://www.chaicoo.ubbi.com.br/pagina2.html
http://meu_ispaco.zip.net/
http://foruns.terravista.pt/jsp/JVforums.jsp/$D=readmessage$M=6227251$T=2165184$F=45065$O=2$P=2
http://groups.msn.com/AmigosXAmigos/amortedoamor.msnw
http://dividindocomvc.weblogger.terra.com.br/
http://www.danytaba.weblogger.com.br/
http://www.mineirinhonf.blogger.com.br/2003_10_01_archive.html
http://www.doceinocencia.hpg.ig.com.br/a_morte_do_amor.htm
Tbm já recebi texto meu com outro nome, mas Power Point nunca! Afe! Tô pensando em mandar lá pra biblioteca... Imprimir é que dá o trabalho...
Desabafado por: Henrique em novembro 2, 2004 03:39 PMInagaki...
Entrei aqui pensando que seria o primeiro a comentar a respeito. Vejo, então, que havia até um post que se encaixava perfeitamente! Mas logo reparei que eu seria mais um a falar no assunto...
Todavia... Eu acho que vc deveria cobrar do autor do livro sobre as frases uma pequena retratação... Pow... "Um blog brasileiro" é pouco hein?
Abraços!
Desabafado por: Cogumakiller em outubro 29, 2004 03:17 PMEntão também virou apresentação de PP! Arg! Dia desses, meu texto sobre a Dieta do Frango dançarino de can-can, também caiu na minha caixa postal em uma apresentação infame! E a mais recente foi descobrir que na rede está rolando uma versão da história em espanhol! Que tal? o roubo agora se configura internacionalmente! Saindo da brincadeira, eu também ando muito revoltada, esse texto que falei acima é o mais visado, mais usando o copyscape descobriu outros textos, inclusive post pessoais, que andam circulando por ai.
Sou completamente contrária a idéia de que fazem isso por que o texto é bom, ou ainda é uma forma de elogio. Se é isso, então pq não coloca a origem? pq deturpar o texto, mutilando ou acrescentando autorias loucas? Para mim, isso é falta de educação e uma cultura de desvalorização do que é escrito na internet.
Mas apesar disso tudo, eu continuo publicando, mas tenho sempre a mão meus "fieis escudeiros" para me ajudarem a trazer um texto de volta, quando algum engraçadinho resolve levá-lo para passear sem minha autorização. Abraços
Aliás, outro dia estava na Saraiva e vi o título do seu blog "Pensar enlouquece..nisso" na capa de um livro com os créditos: blog brasileiro.
Você deve saber disso, mas, em todo cado, estou falando.
Bjs!
Desabafado por: Miss Jones em outubro 26, 2004 10:45 PMCreio firmemente que o downside de uma sociedade que permite a cada um ser famoso ao menos uma vez na vida (por 15min) (como se isso já não fosse o bastante) é que muitos de nós iremos desfrutar mais dia menos dia dessa morte em vida, o "anonimato vistoso", em uma transparência de Powerpoint. E tem mais: o futuro é Beta.
Desabafado por: smart shade of blue em outubro 26, 2004 07:28 PMÉ mesmo irritante ver tanta porcaria atribuída a L.F. Verissimo e Mario Quintana. Verdadeiro sacrilégio. Quando recebo esse tipo de coisa por e-mail, faço questão de responder ao remetente: "avise seus amigos de que este NUNCA poderia ser um texto do autor x." Já me mandaram texto "do Verissimo" com o nome do autor assinado errado...
E quanto a você... faz uns .pdfs pra desestimular o Ctrl C + Ctrl V um pouco (hehe), mas não desista de compartilhar com seus fiéis leitores os seus textos. Ou põe tudo no papel pra gente! :D
A propósito, você já tem livros publicados?
Desabafado por: Jaci em outubro 26, 2004 06:48 PMVerdade, é horrível mesmo esse pessoal que copia e não dá os créditos...
Desabafado por: Leandro Rocha em outubro 26, 2004 04:32 PMSou o autor de "Frases Geniais - que você gostaria de ter dito" e gostaria de fazer alguns observações sobre o comentário de Josephine Butterfly.
a) Quem tem autoridade total sobre a capa é a editora e não o autor, como reza o contrato padrão que o autor assina. Isso é mais forte ainda para o caso de um autor estreante como eu. A Ediouro, assim, influiu na escolha das frases que iam estar na capa. Eles não quiseram a princípio, mas eu defendi e consegui colocar a ótima frase "Pensar Enlouquece. Pense nisso" na capa.
b) A atribuição da frase a um blog brasileiro na capa é para falar com o grande público "folhador" de livros. A referência simplesmente a Alexandre Inagaki não ia fazer sentido para a maioria. Dentro, no entanto, fiz questão de colocar a referência certa. Se de um lado não dou crédito na capa, para comunicar melhor, de outro valorizo o enorme pontencial criativo proporcionado pelos blogs. Qualquer pessoa medianamente familiarizada com Internet clica no Google "Pensar enlouquece" e chega ao Alexandre Inagaki no 1o. hit! (Pode usar até o botão do Google "Estou com sorte" )
c) Cheguei a comentar com o Alexandre Inagaki, por email, para ele tomar conhecimento. O livro tem algumas outras frases de blogs, todas devidamente atribuídas.
d) Só para efeito de informação dos leitores do blog, a lei de direitos autorais no Brasil (LEI N º 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998)
http://geocities.com/autebraex/direauto.htm
faculta fazer referência a uma frase isolada de alguém, porque isso é caracterizado como um pequeno trecho, no entender da lei. (Artigo 46 -alínea VIII )
By the way, é ótimo todo esse questionamento sobre apropriação indébita de textos. No caso de uma atribuição apócrifa, certamente traz muita diversão para o autor oculto que espalha o falso texto. O caso do texto sobre palavrões do Millôr foi exemplar. Teve uma época que chegou a ter mais de 200 blogs diferentes com a reprodução do texto como sendo do Millôr! O Millôr só desmentiu no site dele muito tempo depois. O autor oculto dos Palavrões dever ter tido muito ao ver um monte de crédulos comentarem "Oh, O Millôr dessa vez mandou ver!".
O texto para os curiosos está aqui:
http://www.brnet.org/modules.php?name=News&file=article&sid=102
Um grande abraço,
Paulo Eduardo
Excelente texto, excelente blog ... agora vamos falar sério, é uma merda este tal de autor desconhecido risos, também já fui vítima desta história, o que mais me indigna e vi que a ti também e que em sua maioria as pessoas não são recptoras críticas da informação, elas recebem acham que estão corretas e retransmitem e se bobiar como tu mesmo disseste, sem crédito ... puxa ... isso é uma bosta! Abraços
Desabafado por: aleta em outubro 26, 2004 12:46 PMAlta funcionária eu, Milton? Magina... sou só uma barnabé!!
Olha, Ina, sua indignação é mais que justa, mas, infelizmente, o registro na Biblioteca Nacional só pode provar que você foi o primeiro a registrar um texto como seu. Se esse texto foi reproduzido ipsis literis sem citar seu nome (ou atribuindo-o a outro) você até pode entrar na justiça... mas se o texto foi distorcido, modificado, as coisas se complicam, pois o direito autoral se refere à forma e não ao conteúdo. Ou seja, a pessoa que pegou seu texto, picou, acrescentou, torceu, adaptou ao power point ou ao livrinho de auto-ajuda pode muito bem alegar que apenas teve uma idéia parecida com a sua. Diante disso, a opinião de Tina Andrade é realmente a mais acertada... Vamos divulgar o máximo possível os nossos trabalhos!!
Beijos,
Ana
P. S. Falando em divulgação, escrevi um novo livro... passa na Estante, quando puder, para conhecê-lo!
Também já fui copiado e adulterado - textualmente, bem entendido. Acho que a divulgação e a leitura destes textos são realizados por aculturados que simplesmente não tem a compreensão de que estão cometendo um roubo e muito menos do texto roubado. Uma vez, botaram um texto bem triste meu com um solzão e bichinhos atrás. Era de rir... daquela vez torci para que meu nome NÃo estivesse no final e bingo!, não estava mesmo. Acham bonitinho e vão repassando. Creio que ao menos não ganharam dinheiro comigo. Neste caso, ficaria maluco.
A última vez que vi alguns parágrafos meus por aí, retirados de um post chamado "Propriedades Terapêuticas de Feira do Livro", ou quase isto, fiquei "perto de" feliz, pois ele estava ipsis literis dentro de um Power Point bem decente, sem aquela cara detestável de "Promoção de Bons Sentimentos"... Estava sem meu nome, mas ao menos transcrição era perfeita.
Mas vamos ao que interessa: achei fantásticas as informações que nos repassaste acerca de direito autoral, ainda mais quando a BN está envolvida. Nossa amiga blogueira Ana Merege (link no meu blog) é alta funcionária lá, sabias?
Grande abraço.
Desabafado por: Milton Ribeiro em outubro 26, 2004 11:39 AMÉ uma homenagem, sabe? Uma forma de reconhecimento. Assim, todo mundo gosta do que vc escreve, vc sabe. E copia teu texto... os drs. Albieris clonam, e nem sempre fica igualzinho o original.
Então é uma homenagem, pq todo mundo gosta do que vc escreve, e uma homenagem em forma de pps.
ô desgosto! :)
Ri tanto com a parte dos "anexos de Power Point", que acho que seu desgosto maior não foi mesmo ter seus textos disseminados, mas inseridos nesse formato de apresentação tenebroso. Desculpe, mas é que me identifiquei com sua indignação, Ina!
Desabafado por: Eu, Eu mesma e a Rê em outubro 26, 2004 11:15 AMChega a ser hilário, mas é o que existe de mais comum, por isso eu prefiro os links, pois podemos conhecer um pouco sobre que faz acontecer, sou mais um direcionados do que um criador. Parei de expor criações minhas a muito tempo...
Coisa Chata Padrão 26/10/04: vários dos sites que visito normalmente foram bloqueados por não condizer com os padrões éticos ou de interesse de nossa organização. Pelos menos duas categorias estão inclusas nestes bloqueios: os sites Spyware, como o extreme onde tenho as estatísticas de dois de meus 3 blogs ativos e os sites de Armazenamento de rede pessoal ou backup, onde meu fotolog se encaixa perfeitamente. Coisas da Vida, que vão e que voltam, fazer o quê? Não posso nem reclamar, pois na realidade eles estão com a razão. Outro dia mencionei o Einsten e agora sou obrigado a concordar novamente com ele, pois nos momentos de crise, só a inspiração é mais importante que o conhecimento. Embora possa parecer que não, esta é a acertiva correta em nossa vida.
Desabafado por: Aldebaram Aszrael Heiz em outubro 26, 2004 11:03 AMÉ, eu me solidarizo com você, e sempre que sei que algum texto é erroneamente atribuído a outrem faço questão de avisar...A gente nunca vai conseguir impedir o roubo, lembro que Ticcia teve quase o blog todo subtraído, nem entendo o que faz alguém agir assim...De qualquer, resta-me ser solidária e dizer que ainda que isso ocorra acho que vale a pena que você continue a escrever...Pelo menos, eu vou estar lendo...Um beijo, inté...
Desabafado por: Mani em outubro 26, 2004 07:02 AMPapai te mandei um email, mas voltou.
to aê, entra em contato comigo. ook?
Faço minhas as suas palavras, Ina. Tenho até vontade de fazer um "copyleft" deste teu post - recurso legal e ético, antes de tudo, que é copiar e citar a fonte.
beijo grande,
Sinceramente não há um jeito de bloquear isso.
E realmente o LFV é o autor favorito dos powerpoint falsos
Desabafado por: Michelle em outubro 25, 2004 04:32 PMInagaki, tbm acho uma merda esse lance de "republicarem" textos alheios sem os devidos créditos e ainda darem seus "pitacos" pessoais em cima da obra alheia!
Caraca, que falta de respeito! Se o cara acha um texto bacana, concordo e acho que deve ser repassado sim, (penso que coisa boa e informação deve ser compartilhada e não guardada as 07 chaves) mas, sem alterações, sem ppt's e pps's e desde que com a fonte (no caso link) e créditos devidamente destacados! Já "furtei" algumas coisas por aí, mas sou uma ladra-honesta, peço autorização antes de furtar-descaradamente!
No mais, passeio sempre por aqui e gosto "mutcho" dos seus textos!
Abraço, Carol
Pois é. Infelizmente a web tem dessas coisas. Deviam fazer uma campanha contra a violência na internet. Todos os internautas deveriam entregar suas teclas Ctrl,C,V e X.
Sinceramente fico muito irritado com isso. Se o sujeito não sabe o que escrever, que não escreva ou se o fizer, dê o crédito.
Já tive alguns textos publicados por aí. Não me incomodo, desde que se dê o crédito. Com fotografia a coisa é pior. Já vi fotos minhas anexadas à posts de terceiros. O sujeito copia uma poesia de Fernando Pessoa e credita. Pega uma foto minha para ilustrar e não credita porque afinal de contas, é imagem.
Com os postais no Papel de Pão, chega a ser cômico. Quando o incauto digita um endereço errado ou a caixa está cheia, a mengagem vem parar no limbo de caixa postal própria para tal. Já cansei de encontrar declarações de amor, feitas apenas com algo que escrevi.
fulana... (texto meu) beltrano. É o fim da picada.
Desabafado por: Sergio Fonseca em outubro 25, 2004 11:43 AMesses seguidores da RH....tsc, tsc, tsc....
Desabafado por: estarrecida em outubro 25, 2004 11:11 AMTô dentro. Quando conversamos melhor?
Porra... ter o texto roubado, estuprado e alterado e ainda ser publicado em um maldito power point é tortura... ninguém merece
Abraços
Acabei esquecendo de relatar um fato vivenciado em primeira pessoa. No meu site Soroban.org, mantenho uma página de introdução -- explicando o que é um ábaco, um pouco de sua história etc..
Para ir direto ao que interessa, outro dia encontrei, em uma apostila de um curso ministrado por um órgão público ligado à Secretaria de Educação Especial, minha introdução reproduzida praticamente ipsis literis -- meia dúzia de palavras haviam sido trocadas.
Desabafado por: Walter Tsuyoshi Sano em outubro 25, 2004 01:04 AMCara, falou tudo.
Já cansei de responder a emails que recebo com textos atribuídos a autores conhecidos (o mais comum é o L.F. Veríssimo). Tem textos que são tão obviamente NÃO escritos por determinados autores que é até ofensivo recebê-los como se fossem deles...
um abraço.
Ale,
A propósito, você (alguma vez) já deu a recompensa pelo anúncio????????????
Beijos,
PROCURA-SE: AMOR-FÊNIX
(ofereço generosa recompensa)
Ola adorei seus posts muito inteligentes, um grande cronista na minha opiniao suas cronacas sao de bom gosto. Voltarei mais vezes vale a pena entrar no seu blog parabens. Se puder passa no meu humilde cantinho "Coluna da Andy" Bjocas e bom inicio de semana.
Desabafado por: ANDY em outubro 24, 2004 10:26 PMCaro Inagaki, pode até ser que eu tenha recebido texto de algum autor conhecido meu como sendo autor desconhecido, mas como quase nunca abro esses textos (e quando o faço é só para me aborrecer), jamais saberei. A menos que meus amigos, tagarelas informadíssimos, me contem. O que sempre acontece...risos...
Em todo caso, sou uma eterna inconformada. Acho isso o maior absurdo, falta de respeito, apropriação do trabalho alheio, tremenda cara-de-pau e atestado de burrice. Aliás, "Autor Desconhecido" não existe, nenhum texto se auto-produz. Quando não quero ser identificada escrevo com pseudônimo, como estou fazendo, mas não acredito que alguém em sã consciência não assine seu próprio texto.
Então eu simplesmente ignoro os de "autoria desconhecida", por respeito ao autor, que poderia ser eu, e quando recebo algum texto com os devidos créditos, faço um negocinho bem simples que, se todo mundo fizesse antes de encaminhar para outra multidão de e-mails, aliviaria bastante o problema: pego uma (ou duas, ou três, mas uma de cada vez) frase do texto ou um trecho qualquer e colo no Google entre aspas. É uma pesquisa simples para saber se a autoria procede.
Dia desses um texto caiu na minha caixa de e-mail e, pensando ser uma mensagem pessoal de minha amiga, abri. O texto era atribuído ao Herbert Vianna e eu desconfiei no ato. Ao fazer essa pesquisa descobri que o texto, na verdade, era da Rosana Hermann e o indivíduo o deturpou e postou no Orkut como se fosse o herbert Vianna.
A propósito, em um de meus passeios recorrentes às livrarias, deparei-me com o livro "Frases Geniais que você gostaria de ter dito", da Ediouro, compiladas por Paulo Buchsbaum, com ilustrações do Jaguar. Na capa, algumas frases, todas com os devidos créditos aos autores, apenas uma, "Pensar enlouquece, pense nisso" não estava creditada a uma pessoa e sim a uma entidade sobrenatural chamada "blog brasileiro".
Lá dentro do livro, você deve saber, a frase está identificada com o seu nome, mas essa da capa não trazer "Alexandre Inagaki", mas sim "blog brasileiro" é sacanagem. Se você tem um blog não é mais uma pessoa, mas sim um blogueiro. É uma sub-espécie do gênero humano. Caramba...
Bem, é isso. E eu não me conformo. Nunca.
Respeitosos Abraços
Desabafado por: Josephine ButterFly em outubro 24, 2004 08:34 PMForça e fé, Alê! Como bem o disse Quintana: "eles passarão, eu passarinho". Aproveitei para conhecer o "Pequeno Tratado sobre a Mortalidade do Amor" e... parabéns! É maravilhoso!! Um abraçuu.
Desabafado por: Leila Eme em outubro 24, 2004 05:45 PMeu já fui clarice. e não gostei.
beijos, seu moço. cuide-se.
E logo nos abomináveis arquivos de powerpoint?
Puts, que sacanagem...
Vizinho,
Ainda não rolou a estréia 'oficial' (aquele recadinho básico que os contatos do Orkut receberão com o histórico do Conga Conga Conga zine e o motivo da mudança), mas se já quiser linkar, sinta-se à vontade -- o endereço será esse mesmo e pronto.
Sobre o texto, de fato, não sei o que é pior, se é não creditarem, alterarem várias partes ou botarem um layout jeca num anexo jeca de um programa jeca com uma música jeca no fundo. Mas no fundo, no fundo, acho que eu adoraria se confundissem um texto meu com um texto do Borges.
Desabafado por: Lia em outubro 24, 2004 12:48 PMVim pelo site da Rosana. Entendo o seu problema, mas saiba q isso é mto anterior. Escrevi um texto didático sobre a Mata Atlântica em 1989 e até hoje encontro parágrafos inteirinhos em folders e artigos sem nenhuma atribuição de autoria. Não ligo mto, pq meu objetivo era mesmo a divulgação daquele conteúdo, mas é meio chato. Gostei mto do seu site! Vai direto pros favoritos!
Desabafado por: monica em outubro 24, 2004 01:50 AMAqui cheguei através da indicação do "Querido Leitor". Primeira missão cumprida. Apenas gostaria de questionar, no bom sentido, a validade de sua NOTA sobre a responsabilidade dos leitores que fizerem comentários ofensivos a terceiros. Temo que, neste aspecto específico, ela seja inócua. Esse tipo de "notificação", infelizmente, não cria, não modifica nem extingue direitos. Então, Inagaki, todo cuidado é pouco. Vale a advertência sobre a exclusão do comentário, evidentemente. Até porque integra seu livre arbítrio manter ou excluir comentários. Um abraço, Ilton
Desabafado por: Ilton em outubro 23, 2004 08:40 PMVim aqui porque a Rosana recomendou.
depois de um dia muito particularmente triste, ler seu texto sobre o amor me fez refletir.
Acho que tenho um amor fenix que estou matando.
Mas vou´pensar melhor.
Ina
Recebi dia 19 este power-point, meloso e difícil de andar porque nem o enter fazia andar mais rápido, só que com o devido crédito no final - Inagaki.
Acho chato o powerpoint, músicas clayderman, etc. mas estava com o crédito.
Abraços,
Pois olhe "Airam", eu lhe digo que se fosse para receber o crédito pela versão completamente edulcorada e adulterada do meu texto original, seria melhor se tivessem omitido meu sobrenome (como nos sites que linkei no post). Porque eu não assino embaixo da porcaria que fizeram com o meu texto...
Desabafado por: airam teixeira em outubro 23, 2004 07:39 PMCara, eu já copiei uma porcão de coisas do Pensar Enlouquece, mas sempre com os devidos créditos. Até já pensei em publicar alguns textos meus, mas morro de medo de ser plagiada! E o texto que é atribuido ao Veríssimo? Eu conheco um texto dele só pelo tipo e jeito que ele escreve! "Aquilo" nunca poderia ter sido escrito por ele!
Valeu, Inagaki!
Desabafado por: Faby em outubro 23, 2004 04:58 PMIna querido, eu sinceramente não sei como lidar com isso. Me sinto lesada, porque isso já aconteceu comigo. Agora mesmo, através do site que você indicou, descobri uma moça que clonou não só o texto, como até os comentários do meu blog. Aí pensei, vou deixar um comentário putíssimo. Mas aí pensei de novo, de que isso vai adiantar?
É complicado. Aliás, complicadíssimo.
Coisas do mundo moderno, que ainda não descobrimos um jeito de amenizar.
Agora, meu amigo... Solidariedade a sua dor. Ter um texto colocado em powerpoint, ninguém merece. Ainda mais esse texto, tão genial.
Beijoca!
Desabafado por: Mafalda em outubro 23, 2004 03:42 PMOlá!
Nossa, deve ser péssimo ver um texto que você fez circulando por aí sem os devidos créditos, num arquivo .ppt com aquelas imagens de fundo "lindas". Pior que isso, só quando o arquivo é acompanhado por músicas estilo colação de grau. Mas espero que um dia as pessoas entendam que o fato de um texto estar na internet não significa que ele não tem autor.
Vim pela indicação da Rosana Hermann e gostei muito do seu blog, parabéns!
Bah... também odeio os formatos .pps e .ppt. Só fazem entupir minha caixa de entrada.
O Google já ajudou a resgatar 2 pessoas (vide blog do Neto Cury), não custa nada para que as pessoas procurem pela fonte de um texto, por lá, né?
Poxa, Ina, que coisa chata! Quando será que esses energúmenos antas moles aprenderão a checar as fontes? Será que dói? Pode acreditar, estou pronfundamente magoado e ofendido também.
Desabafado por: Márcio Hachmann em outubro 23, 2004 01:11 PMÉ triste... Mas acredito que com a ajudade de sites como o seu, as pessoas possam evoluir e, quem sabe, um dia parem com isso!
Ah, e como vc havia me autorizado por e-mail, coloquei o disclaimer dos comentários no Idéias Mutantes.
Valeu!
Desabafado por: Muta em outubro 23, 2004 12:45 PMAdorei o texto!!! Vim através do QL da Rosana Hermann, sempre vale a pena conferir as indicações dela. Grata surpresa.
Desabafado por: Mari Ana em outubro 23, 2004 12:38 PMesses arquivos que recebemos por e-mail com texto em power point são de doer e, como você expressou bem, sempre desconfio dos prováveis autores... Ina, obrigado por ter deixado seu abraço e da Suzi (uma pessoa querida e muito especial pelas palavras "todas diferentes"). abraços
Desabafado por: Marco... em outubro 23, 2004 10:34 AMNossa Ina
coisas do mundo moderno hahahha
é uma merda, mas é engraçado
bj
eva
Ecco, é vero. Digamos que se trata de uma merda tragicômica, Eva, um daqueles típicos acontecimentos chatos pra burro dos quais a gente aprende a rir daqui a algum tempo. :)
Desabafado por: Eva em outubro 23, 2004 04:42 AMPode acrescentar mais um ponto para o ibope dela.
Anotado! Diga-se de passagem, se um dia eu conseguir angariar um terço dos inúmeros admiradores que a Rosana Hermann cativou desde os tempos de Djalma Jorge Show, Almanaque, Fala Brasil e outros programas de rádio e TV dos quais participou, já me darei por satisfeito.
Desabafado por: mais uma vinda da rosana em outubro 23, 2004 02:20 AMResolvi visitá-lo devido a Rosana Herman. Pensar enlouquece mesmo; gostei do site. Voltarei mais vezes, bom texto.
Desabafado por: Renata Paturalski Crepaldi em outubro 22, 2004 11:42 PMAh esqueci de dizer que só encontrei esse Blog porque a Rosana Hermann recomendou!!!
Desabafado por: Camila em outubro 22, 2004 11:33 PMSei que vc naum gosta mas naum resisti em publicar seu texto no meu Blog, mas não se preocupa, está bem claro que o escreveu e até tem um elogio..
E tenho cá pra mim o seguinte:
Nenhum bom texto sobrevive a um Power Point. Ponto.
Shakespeare, Cervantes, Tolstoy só eram respeitados porque na época não tiveram seu textos retalhados e colocados com letras script num fundo com dois gerânios ou um cachorrinhos dormindo.
Nenhuma literatura respeitável sobrevive a um fundo de cachorrinhos dormindo.
Fiquei imaginando "Hamlet" ilustrado com gifs de caveirinhas animadas e midi de Bee Gees ao fundo...
Desabafado por: ratapulgo em outubro 22, 2004 10:08 PMGrande Inagaki,
Importantíssimo esse link do Copyscape!
Você não avalia a quantidade de blogs que eu achei com textos idênticos aos do Copy & Paste. Uma vergonha! Vou processar todo mundo! Inclusive o Marco Aurélio! Principalmente o Marco Aurélio!
;)
abração!
Que merda hein??? Ops, será que vou ser processada por isso? Brincadeira:)
Tem gente que não se toca mesmo. Mandar arquivos pps para mim é o mesmo que automaticamente enviá-los à minha lixeira. Nem leio. Agora, ainda ter que ler seus textos como sendo de autoria de outra pessoa...passa amnhã, né? I feel sorry for you my friend:/.
Não goxtei... vai levar 10 paus!!!!
Desabafado por: Aracio em outubro 22, 2004 09:01 PMRosana Hermann falou, aqui estou!!
Amei o texto tb!
Este é um problema que vai crescer a cada dia mais, infelizmente!
Ótima sexta-feira.
Desabafado por: Rosi Belo(München)Alemanha em outubro 22, 2004 07:59 PMAceitei a indicação de sua página no blog da Rosana Hermann. E valeu a pena.
Desabafado por: Danniella em outubro 22, 2004 07:34 PMAcho o Creative Commons uma ótima ferramenta para divulgação e reprodução de obras artíticas, permitindo que os direitos autorais das mesmas sejam preservados e sobretudo, creditados. Eu mesmo coloquei minhas HQs sobre a licença, mas falta ainda uma maior divulgação dela, pois ela serve inclusive como uma reeducação do respeito do direito de autor que o brasileiro médio ainda não possui.
Desabafado por: Cadu Simões em outubro 22, 2004 06:42 PMOi!
Vim por recomendação da Rosana. Valeu muito a vinda.
Abração.
Eu fui vítima do tal "dia de merda", mas minha primeira reação foi de incredulidade, não acreditei que o texto, recheado de palavras chulas, fosse do pacato veríssimo. E tb distribuí ele uma vez numa lista, ahahahahahaha, foi triste. Vai ver meus neurônios estavam apáticos, como vc disse, quem sabe, só não generalize, é feio. E quanto aos textos, blaf, na época em que tinha feito o "Plagiados" chegavam cerca de 3 denúncias por dia, 90% de plágio de texto, fosse poesia ou apenas o post mesmo! Gostei da dica do copyscape.
Desabafado por: Pati em outubro 22, 2004 06:17 PMOlá , passei aqui por sugestão da Rosana Hermann e quer saber parei para pensar um pouco sobre o post de hoje, e o da mortalidade dos amores, concluindo que não se matam amores todos os dias mais autores também.
Desabafado por: Fernando em outubro 22, 2004 06:13 PMOlá, Inagaki. Lamentável o que vem ocorrendo com vc e com outros autores "desconhecidos". A única maneira de parar com isso é falar, botar a boca no trombone sempre que acontecer. Um dia as pessoas aprendem...
Beijos
Aurora
..de má fé. ( Sorry, consertando o comentário abaixo )
Desabafado por: Déa em outubro 22, 2004 05:36 PMAhahaha... "Autor Desconhecido" é foda! Ahahaha... Fosse comigo, tudo bem, mas com o Alexandre Inagaki, pô! Aí é piada. Ehehehe...
Alexandre, valeu ter seguido a orientação do Herbert Vianna - oops! -, quero dizer, da Rosana Hermann, e ter vindo conferir essa sua matéria.
Gostei das dicas.
E vamos em frente, que a cambada de malucos mal educados não cessa de crescer. (Que é que estão fazendo com a molecada nas escolas hoje em dia, hein? Ensinando truco? De onde brota tanta gente sem consideração nem respeito pelo autor? Vixe...)
Abraços.
Desabafado por: Cláudio Rúbio em outubro 22, 2004 05:34 PMPior que a medíocridade de não ter o talento de escrever, é agir a má fé deturpando uma obra.
Admiro e acompanho você há algum tempo, mas hoje, vim pelo Querido Leitor.
Essa luta não terminará nunca, mas conte com nosso apoio.
[ ]'s
Oi..
vim aqui depois da sugestão da Rosana Hermann, e realmente valeu a pena..
Muito bom estar sempre falando nesse tipo de problema, até pra ver se alguma dia começam a fazer alguma coisa contra isso.
O problema é que ainda é muito difícil controlar a bola de neve que criam plagiando os textos e passando adiante.
[]'s
Liana
apoiado 100%
abraços.
Ina, no fundo eu acho que plágio é um grande elogio. Claro que não custa nada respeitar os termos do CC, de resto bastante generosos; e alterar os textos e negar a autoria é canalhice. Mas no fundo ainda é um elogio.
O problema, mesmo, é a droga do Powerpoint. Devia ser proibido. Isso é uma falta de respeito. É pior que jogar na lama.
Sim, é um elogio. Da mesma lavra daqueles recebidos por uma mulher que passa em frente a uma construção e ouve lôas do tipo "aê gostooooooosa, tem jeito de entrar nessas carnes aí?!". =)
Desabafado por: Rafael em outubro 22, 2004 05:23 PMFiquei sabendo a autoria da seu texto pelo blog
"Querido Leitor" da Rosana Hermann. Eu já recebi vários textos deste tipo, textos trocados, autores trocados...a Rosana que o diga, um texto que ela escreveu sobre vaidade ressaltando a lipo que o Marcos Menna do grupo LS Jack se submeteu e ficou em coma, este texto foi divulgado como sendo do Herbert Vianna, eu mesma cheguei a recber por email este texto, assim que recebi enviei a vários amigos colocando o nome da Rosana.
Eu sei. Escrevi e-mails e comments a vários amigos que me mandaram forwards desse texto sobre a vaidade esclarecendo que a verdadeira autora é a Rosana Hermann, da mesma maneira que procuro esclarecer a quem quer que seja que "Instantes" é da Nadine Stein e não do Jorge Luis Borges, "Direito ao Palavrão" é do Pedro Ivo Resende e não do Veríssimo ou do Millôr, "Bunda Dura" é da Ailin Aleixo e não do Arnaldo Jabor, "No Caminho com Maiakóvski" é do Eduardo Alves da Costa e não do poeta russo, e a história vai looooooonge...
Desabafado por: Renatinha - SP em outubro 22, 2004 05:22 PMSempre rola aquele comentário de que "ah, se você foi plagiado é bom", etc. Eu acho o seguinte: que você escreve MUITO bem, isso não se discute. Agora, realmente a perda dos direitos autorais e a veiculação de um texto maravilhoso como esse adulterado com frases feitas é de matar mesmo.
Mas eu ainda creio na salvação, no dia em que os autores serão respeitados. Você será um deles, com certeza.
Beijos,
Aline T. H.
Desabafado por: Aline T. H. em outubro 22, 2004 05:13 PMLindo texto!!!
Aceitando a sugestão da Rosana Hermann vim aqui e constatei a beleza do "Pequeno tratado sobre a mortalidade do amor". Voltarei mais vezes...Parabéns!
Olá. Ótimo site, hein??? Muito interessante. Bem que a Rosana (Hermann) falou...
Já viu que conquistou muitos admiradores dela, né???
Bah...uma vez uma guria (aquelas que escrevem 'axim ki fof's"). Usou a garotadpi num gif animado infame (colorido), para pedir comentários.
Nota: eu só tenho um sistema de comentários porque um amigo meu me encheu MUITO para colocar um, e acho o fim esse escambo "Comente no meu que eu comento no seu", ainda bem que essa moda - quase - passou.
Não fiz nada na época, porque no fim, segundo as leis não escritas da Internet, possivelmente o blog dela acabasse tendo uma pequena fama instantanea. Deixei o mosntrinho morrer por si só...
Pelo menos não tinha midi junto, eheheheheh...
Desabafado por: cacau em outubro 22, 2004 05:02 PMNão conhecia seu blog e vim até aqui indicado pelo QL da Rosana. Valeu a pena conhecer. òtima dica que já foi para os meus favoritos.
Aproveitando a informação do Anarcoplayba, sobre a necessidade ou não de se registrar uma obra para preservar sua autoria, vou passar duas dicas. 1) www.comprova.com. É um serviço legal que transforma e-mails em documentos que ficam arquivados como cópia de segurança e 2) nesse mesmo comprova.com é possível registrar documentos em Cartórios, via web, com poucos clics... (É bom registrar que não tenho qualquer ligação ou interesse nesse site. Apenas acho o serviço muito útil e sei que poucos o conhecem).
Obrigado pela dica, Paulo. Qualquer informação sobre o assunto é sempre bem-vinda.
Desabafado por: Paulo Leitão em outubro 22, 2004 04:59 PMDá vontade de te responder de tantas formas que nem sei...Serão palavras repetidas. A gente tá sem saber pra onde ir com essa história de plágio. Minhas notas para a imprensa viram matéria sem ao menos procurarem saber se é verdade ou não, não telefonam, não perguntam. E, é óbvio, não creditam. Força sempre. Beijo. Ops...qse esqueci, Dona Rosana Hermann que me "mandou" aqui...:D
Desabafado por: Raquel em outubro 22, 2004 04:57 PMOi Ina,
Realmente essa é uma situação pra lá de chata!Um belo dia vc acorda com uma puta inspiração, faz um texto, um belo texto, publica e pimba!Vem um alguém qualquer e manda teu texto para um arquivo pps, cheio de ilustrações ridículas......imagino a sua reação......deve ser muito chato mesmo!
"Pequeno Tratado sobre a Mortalidade do Amor", é um dos muitos textos seus que me fazem sentir um orgulho danado de ser sua fã.Costumo passar o link para que meus amigos possam conhecer o texto e sempre peço:"Amigo, se for copiar, por favor, não esqueça o nome do autor!!!"
É revoltante ver textos circulando pela net sem os devidos crétidos para seus reais autores.......principalmente quando o autor é um cara assim como vc.........FANTÁSTICO!
Um grande abraço pra vc Ina!!!!
Nao ha nada mais chato do que receber um arquivo pps com aquelas mensagens melosas. As vezes me ponho a pensar se quem me enviou aquilo realmente se emocionou com uma m... daquela. O pior e que sao, na maioria das vezes, meus melhores amigos que fazem isto.
Valeu!
Rodrigo L.uz
Desabafado por: Rodrigo Luz em outubro 22, 2004 02:28 PMBoa tarde Inagaki...Eu estava lendo na semana passada no blog da Rosana Hermann, os mesmos problemas dos autores de textos, ou escritores, como preferir, sobre essa mania de utilizarem os escritos alheios e se darem os créditos...Realmente é o fim da picada. Mas, na minha humilde opinião deve-se partir para o registro em cartório, algo que realmente possa causar a partir de um determinado momento um alerta aos espertalhões de plantão, porque deixar de publicar seus textos na web é carta fora do baralho eu acho...Enfim minha sugestão é essa...
um grande abraço.Virei fã de seu blog.
Luis Carlos
Ninguém merece, hein Ina ? Compadeço-me de você. Dá vontade de estrangular neguinho que faz isso, ainda mais pra colocar nesses malditos .pps infames, piegas e sentimentalóides...
Desabafado por: Arq em outubro 22, 2004 02:23 PMMuito bom!!!
Precisamos manter informado sobre os ignorantes conscientes que não reconhecem o valor da escrita dos outros.
Parabéns!
Prezado Inagaki, Sou assíduo leitor de seu blog, mas, como advogado, gostaria de informá-lo que, pela mesma lei que o Sr. Citou, em seu art. 18, NÃO HÁ NECESSIDADE DE QUALQUER REGISTRO PERANTE A BIBLIOTECA NACIONAL.
Em tese, vc poderia processá-los desde já (desculpe-me pela mania de advogado que sempre vai na última instância), bastaria provar a autoria dos textos. Para isso, o registro na Biblioteca Nacional é útil, mas não é imprescindível. Outras formas de prova também podem ser usadas(registro em um cartório qualquer, p.ex.).
Abraços,
Anarcoplayba.
Obrigado pela informação sobre a Biblioteca Nacional, Anarcoplayba. Sei que existem outras formas de se comprovar a autoria de um texto, como enviar uma cópia do mesmo através de carta registrada, mas é que ainda considero que a melhor maneira de se resguardar um texto é através da BN, que fornece um número de registro. Mas é sempre bom ouvir a opinião de um advogado, principalmente diante dos últimos acontecimentos... [ ]'s!
Desabafado por: Anarcoplayba em outubro 22, 2004 12:59 PMAté eu sofro desse mal do plágio. E as desculpas que eu escuto são as mais absurdas possíveis... Lamentável não?
Beijos
Desabafado por: Solange A. em outubro 22, 2004 12:35 PMai ina !,blz ?,cara passei a semana toda com vontade de parabenizar vc por ter o seu blog,aparecido no caderno de info do j."O.ESTADO DE S.P" parabens..eu estive esses dias lutando com um computador que usa o sistema operacional(deus me livre!!!!!!!!)LIVRE....,O LINUX,cara ele não acessava de forma nenhuma aqui !,só em posts antigos...nossa é duro ser pobre !,sobre o seu post...nossa eu tenho varios poemas ...e tudo mais...na internet eum não coloco nada nem com copyright !,eu coloco as fezes poemas de fernando pessoa e claro coloco que é desse genio,ah eu amo "FERNANDO NOGUEIRA PESSOA",tudo de bom !
Desabafado por: RICARDO PRINCIPE DI MANTOVA em outubro 22, 2004 12:33 PM"Que cada um de vós saíba posssuir o próprio corpo, em santificação" (1 Tessalonicenses 4:4)
Existem, porém, os que usam seus corpos para desonra, imoralidade e impureza. O que Deus deseja é que tanto o homem como a mulher fujam das práticas impuras e indignas que são contrárias aos padrões divinos
"Fugi da impureza: Qualquer outro pecado que uma pessoa comete é fora do corpo, mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo" (1Coríntios 6:18).
"Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumento de iniqüidade" (Romanos 6:12-13).
Não sabia que esse texto "A moret do amor" é seu... Já recebi ele várias vezes por e-mail, talvez até já tenha publicado no meu blog... Vou dá uma olhada depois p/ colocar os devidos créditos =) Bjos! E parabéns! Lindo texto!
Nara, por favor, o nome do texto é "Pequeno Tratado sobre a Mortalidade do Amor". O boçal que mediocrizou minha crônica ainda me fez o "favor" de mudar seu título...
Desabafado por: Nara em outubro 22, 2004 10:53 AMTão inacreditável quanto a conduta daqueles que adulteram a autoria de textos é tentar entender como é que existem pessoas que crêem piamente que um autor como Luis Fernando Veríssimo teria sido capaz de escrever uma crônica com o sutilíssimo título "Um Dia de Merda".
Pode crer. Por isso que perco a linha com amigos meus conhecidos que mandam mensagens assim. Dou bronca mesmo. É uma bruta falta de respeito com o autor. Coitado do LFV, a quem se atribui a maioria dos textos mais tacanhos que rolam na internet.
Desabafado por: Raphael Perret em outubro 22, 2004 10:41 AMO mais risível é um texto sobre o casamento, atribuído ao Mário Quintana, que começa assim: "Em maio de 1998..."
E o falso poema de Borges?
http://www.releituras.com/egomes_borges.asp
Inagaki, desculpe a ignorância (ou a descrença), mas esse anexo PP chegou a você no mesmo dia em que postara o texto no blog? Poderia ser considerado um tipo de vírus social às avessas?? Ou, talvez, um vírus social genèticamente modificado (literalmente)???
Grande Walter, recebi esse attachment de Power Point há alguns dias, e foi esse arquivo que me motivou a republicar o "Pequeno Tratado" por aqui, pouco antes de escrever este post, a fim de contextualizar a história toda e fazer saber a alguns incautos que a crônica havia sido escrita por este que vos fala. :)
Desabafado por: Walter em outubro 22, 2004 10:26 AMIna,
Choque, desprazer e desgosto? É muito pouco.
Fosse meu texto, eu cairia no chão cantando: "Miserere, miserere..."
Bjos,
Mi
Inagaki,
Volto pra te ler com calma.
Gostaria que vc aparecesse hoje, pode?
Beijão
Em tempo: relendo o meu comentário anterior, percebi que ficou parecendo que Távola estava chateado pelo texto ser dele. Claro que não: quis dizer que ele está chateado é de as pessoas estarem achando que o texto é de Drummond. É o sono, são 08:03h neste momento e eu já estou no trabalho... ZZZZZZ
Desabafado por: Marcelo Batalha em outubro 22, 2004 09:04 AMOi, Ina. Outro exemplo famoso é o caso de "Ter ou Não Ter Namorado": a primeira vez que recebi e li foi há mais de 7 anos atrás. O texto era, "na época", de Carlos Drummond de Andrade.... Mas, li reportagem recente sobre o fato de Artur da Távola estar chateado por esse texto ser dele, e não de Drummond. Rosana Hermann também tem passado por isso ultimamente.
E eu mesmo. Há anos venho lutando para corrigir a autoria (e o conteúdo, às vezes até censurado), de meu texto "Amigo, Um Ensaio".
O texto foi escrito por mim (Marcelo Batalha) em 20 de outubro de 1996. Um dia mandei para alguns amigos, que mandaram para outros amigos, e por aí foi. O texto fez muito sucesso e se espalhou pela rede (acho legal, nada contra !), mas como o famoso "autor desconhecido" e até com nome de outros autores (já vi como Vinicius, Raquel de Queiroz, "Pri", "Dudinho", entre outros).
Além disso, o texto vem sendo veiculado até de forma incorreta, com frases a menos ou a mais, já até censuraram a palavra "gozo", o que deu panos pra manga, pois a autora da censura se recusava a aceitar a palavra porque "o site era lido por crianças". Ou seja, ela viu sacanagem onde não necessariamente havia: a mente poluida era a dela. Felizmente, eu o havia registrado lá na Biblioteca Nacional em 1996, como faço com todos os meus textos e letras de músicas (estou compondo agora).
Eu, como um mero amador, mas todo nós escritores, sejamos amadores ou profissionais, devemos sempre estar atentos e lutar muito pelos direitos autorais de nossas obras, e pedimos encarecidamente aos amigos internautas que respeitem a autoria dos textos. Em geral, quando peço, corrigem rapidamente, outros (poucos, felizmente) ignoram ou até se ofendem.
Recentemente, encontrei parte do meu texto como uma redação premiada em um colégio por um aluno do ensino fundamental. Uma poetisa também pegou partes do texto em prosa e transformou em poesia com seu nome como autora...
É a mais recente prova de que realmente a internet é uma carruagem de fogo maluca que leva o não-sei-quê pro lugar-qualquer e, no meio do caminho desta mídia ainda tão recente, muda-se o modo, a moda, e qualquer ponto pode aumentar um conto (uma crônica, um poema)...
Como diria o filósofo Kléber Bambam... "faz parte". Um abração,
Marcelo
Desabafado por: Marcelo Batalha em outubro 22, 2004 09:01 AMTambém já vi uma menina cara de pau que criou um blog chamado "Enloucrescendo", igual ao meu. Aliás, nome este adaptado do neologismo (Enloucresça) usado num texto que circula na net como sendo do Drummond, embora diga-se que o autor de verdade é o Arthur da Távola (?). vai saber.
Desabafado por: Ian. em outubro 22, 2004 08:26 AMNOTA: este sistema é disponibilizado aos leitores de "Pensar Enlouquece, Pense Nisso" exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste weblog. Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste weblog ou de seu autor. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste weblog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de e-mail) também poderão ser excluídos.