Já escrevi, em ocasiões passadas, sobre as ameaças de processo judicial feitas a blogueiros como Alessandra Félix, Edney Souza e Cristiano Dias. Esses imbróglios foram os primeiros indícios de que a visibilidade crescente dos blogs e a liberdade de expressão exercida por quem os escreve começavam a incomodar.
Pois bem, agora é oficial: surgiu o primeiro caso de um blog brasileiro retirado do ar por conta de um processo judicial. O caso, inédito no país, limou da Web o blog coletivo Imprensa Marrom (disponível para visitação apenas no cache do Google). O aspecto mais surreal desse imbróglio é que a ação foi motivada por um... comentário. O autor do processo (dono de uma empresa de recolocação profissional) sentiu-se ofendido por um comentário deixado no blog, entrou com uma liminar na justiça e o Imprensa Marrom saiu do ar.
O precedente é perigossímo. Em um país que teoricamente defende a liberdade de expressão, ver um site fora do ar por causa de um comentário que sequer foi redigido por seus autores é algo de kafkiano. Fernando Gouveia, que escreve na Internet com o pseudônimo Gravataí Merengue e é o responsável pelo registro do domínio imprensamarrom.com.br, não esconde a angústia com o caso e alerta, sem esconder sua ironia: "muito cuidado com os comments que vão ao ar. Apaguem tudo que pareça minimamente ofensivo, pois alguém pode optar por, em vez de pedir a retirada do comentário, simplesmente processar o blog".
O aspecto mais aterrador de todo esse caso é constatar que mergulhamos, oficialmente, no território das incertezas. A partir desse precedente, sou obrigado a fazer alguns questionamentos sobre a natureza de meu blog. Até que ponto posso emitir as minhas opiniões sem que algum melindrado ameace tirá-lo do ar por algum critério subjetivo? Chegará o tempo em que necessitaremos de consultoria jurídica prévia para a publicação de um post? Vale a pena permitir a publicação de comentários, ou será mais prudente limitar a interação do meu blog? Devo me limitar a escrever sobre o cardápio do meu café da manhã e as cólicas do meu cachorrinho?
Com a palavra, Fernando Gouveia:
"Esta é a PRIMEIRA AÇÃO JUDICIAL promovida contra um blog por causa de comentário. Vamos criar jurisprudência. Essa causa, desculpe o pieguismo, é 'de todos nós'. Não podemos deixar que 'o outro' ganhe essa ação, porque aí vai ser uma festa contra todos nós. Qualquer assuntinho mais polêmico pode ser alvo de uma medida assim, e os blogs definitivamente se condenam a ser um diarinho bundamole que versa sobre o umbigo do dono (e cuidado para que o umbigo - ou uma aliança do mesmo com o resto do abdômen - não processe o autor)".
Escrito por Alexandre Inagaki em setembro 30, 2004 08:40 PM| TrackBackSe eu aqui escrevesse o que penso dos responsáveis pela retirada do blog, haveria mais um site a ser retirado por causa de um comentário.
Desabafado por: Tim Bora em outubro 16, 2004 09:06 PMbom seu blog é muito bom.. por isso gostaria de seu apoio me linkando nesse site!! da essa força ae
Desabafado por: janyce em outubro 16, 2004 02:01 PMEstou espantada e atónita com o que foi acontecer e a cuja causa és completamente alheio. Quero informar-te que falo de Portugal, e muito me susrpreende que nesse grande país que é o Brasil, haja censura tão declarada, tendo um governo de esquerda. Mais escandalizada fiquei por se tratar de um comentário publicado num blog, e por ver a repressão num mundo virtual, que embora na net, nem todo o mundo conhece e lê. Por outro lado, que é feito da liberdade de expressão? Será que voltamos ao "ao menos o pensamento é livre"? Lamento imenso que tal insanidade tenha acontecido contigo e espero que nós, aqui em Portugal, não sejamos atingidos por esses comportamentos menos nobres. O tempo da ditadura já acabou. Torço para que Justiça seja feita e que tudo isto não tenha passado dum mero pesadelo.
Se me permites, terei de divulgar este acontecimento que além de absurdo é absolutamente inadmissível. Que tudo se resolva a teu contento e daqui, deste Portugal amigo, te mando um grande abraço de apoio.
Eu nem li o tal comentário e muito menos o post. De qualquer maneira, processar um blog por causa de um visitante que deixou um comentário é algo impensável... É muito coisa pra minha cabeça...
Desabafado por: nninno em outubro 15, 2004 06:56 PMHehehe fudeu! esses blogs sao umas merda mesmo... podem tirar do ar quantos quizerem
Desabafado por: Daniel em outubro 15, 2004 06:58 AMKara, boa idéia!!!!!!! O Cocadaboa é maravilhoso. O problema é que não tenho mais saco pra fazer blog.. de novo. Eu sofri censuras, acreditem! Ass.Dona Puttanesca. "um homem sem inimigos é desprezível realmente.." (tá no latim, isso, hein, povão!)
Desabafado por: Gigi em outubro 15, 2004 01:44 AMSerá que teremos que fazer como o Cocadaboa?
"Quer nos processar? Boa Sorte! Nosso site está hospedado na Eslovênia."
DEMOCRACIA, LIBERDADE DE EXPRESSÃO???????
KKKDDDDD???
na boa? sem comentários....
Já pensou se começam a fechar blogs por que o autor resolveu defender um ponto de vista no qual ofendeu o outro? já pensou se eu sou psdb e falo que o Serra é melhor que a marta, por isso e por aquilo, dai vem um cara do pt e me processa?
Era bom demais pra ser verdade... A imprensa brasileira tá cada vez mais fraca e mais quieta com os textos que publica. Dai dá abertura para caso assim.. (nao que eu culpe a imprensa, mas ela faz parte)
Desabafado por: Moka em outubro 13, 2004 06:29 AMDesculpe o erro: é "valia a pena" sem crase. Oh! É que tem uma patrulha por aí que é fogo, exige carte d´identité de la langue portugaise.. hehe Que meda!
Desabafado por: gi em outubro 11, 2004 04:01 PMAmigos: Eu já fui insultado só por ocupar o 1º Lugar dos blogs mais visitados do Sapo. Porém não processei ninguém, apaguei o insulto e a falta de educação.
Eu que visito bastante os blogs: se gosto continuo a visitar e link se não gosto passo à frente e nem sequer comento.
Podem falar o que for, mas eu não consigo enxergar uma "culpa" ou alguma responsabilidade do autor de um blog em relação aos comentários postados no seu espaço. A não ser que ele mesmo começe a debater também! E eu no meu antigo Puttanesca fazia questão de deixar a conversa rolar, mesmo com o que quer fosse.. Apesar do que isso nunca rolou, só da parte de quem não me conhecia em direção à minha forma de escrever e às minhas análises)... O engraçado é que as pessoas que criam a imagem de outros..E elas estabelecem regras de convívio baseadas no emocional e não na ética e na lógica! E mais engraçado ainda é ver que eu criticava com um olhar desapegado e nunca falei de uma pessoa específica, falava de um conjunto. E os argumentos loucos eram justamente projeções das frustrações dessas pessoas em cima dos meus textos! Sou a maior das psicanalistas no fundo. É.. tem de tomar cuidado com esse "mundo que copia o real" mas não é ele! E com advogados também! Aplicar leis no virtual... uf..Tarefa difícil essa!
Desabafado por: Gisela em outubro 9, 2004 10:09 PMFala sério né.. e isso aconteceu comigo.. mas não entrou na justiça. só que foi um pouco diferente.. recebi um texto via email.. esses malditos textos encaminhados.. e coloquei no meu blog..como estava apenas começando.. não tinha idéia no que colocar.. ai a dona do maldito texto acha essa P&¨$%% no meu blog e me manda um email dizendo que iria me processar..pô..e eu lá sabai que era dela..coloquei na época no post que havia recebido via email e que desconhecia o autor.. depois disso..apaguei o texto do blog...é Phoda!!!!
Desabafado por: Juliana em outubro 8, 2004 11:43 PMComo diria Machado: "abane a cabeça, leitor". É preciso avaliar a questão com atenção, evitar analogias pobres, considerações pueris. EM DIREITO , TUDO PODE, BASTA SER BEM ARGUMENTADO. Sendo assim, não vamos nos prender à bobagens como a de que a defesa não tenha conseguido fazer o juiz entender o funcionamento dos comentários dos blogs. Apesar de vivermos a era dos "técnicos com nível superior", neste caso, "técnicos em leis" (advogados que não dominam a língua, não entendem de história ou geografia, ou seja, não compreendem o drama da sociedade em que vivem; mas conhecem de leis, em seus artigos e parágrafos), decerto este não foi o cerne da questão.
Por mais que seja absurda, o autor da ação conseguiu o que queria: enviar uma mensagem aos blogueiros, responsabilizá-los. Ou melhor, acenar com a ameça, dizer-lhes algo como: cuidado como o que comentam. Sendo assim, foi na raiz! Afinal, existe atitude mais eficáz do que ameaçar o veículo onde se deu a ofensa? Não! Da forma com que foi feita, a ação obteve maior ALCANCE, tornou-se intimidatória, preocupante. É preciso ressaltar que as decisões são pautadas pela interpretação do Juiz que avalia a questão. Desse modo, este episódio serve, acima de tudo, para escancarar o distanciamento do judiciário do povo a que deveria servir.
Quanto à culpa de LULA, ela advém da ignorância do povo que não conhece o funcionamento dos poderes (legislativo, executivo e judiciário). Triste, triste.
Desabafado por: Zorel Slacker em outubro 8, 2004 12:07 PMBom, manda o caso pro Atobá pra processar o cara por discriminar os gays, afinal considerou ofensa ser chamado de gay..hahaha
Fala sério, alguem ser punido pelo que outro falou..
deve ser algum juiz de comarca de interior..não passa nem a paulada pelo crivo de um juiz superior.
Mas afinal o cara é mesmo gay? rsrsrs
Gosto muito de ler os seus posts! Já comecei a censurar os comentários do meu blog. Apesar do meu blog ter mais um caráter de diversão (minha) e não de posição. Sei lá. Por via das dúvidas é melhor previnir que remediar.Vai que algum maluco resolve falar mal da mãe do presidente da Bolívia. Ahhh! Não vou encarar,não! Mas é uma pena, que blogs tão interessantes quanto o seu, possam se ver cerceados por expor suas opniões. Onde vamos parar?
vixe! será que me pegam desta vez? já fui advertida pelo blig uma vez. no meu caso eu pego mesmo pesado.tem coisa que me deixa indignada e não tem nem palavrão com o tamanho da minha raiva.
cremilda.blig.ig.com.br
Fala sério!
Tou até agora indignada com o fato da débora Soft ter ganhado aqui em Fortaleza!
Essa de "promete dar muito duro" é zuêra! Ela promete é "receber muito duro" isso sim!
Porra, tanto candidato a vereador, q preste (mentira, nenhuma presta!) e esse povo de Deus me vota numazinha qualquer que nem sequer sabe pintar os cabelos sozinha?
Pergunta a ela oq ela entende de politica!
Ela quer é dinheiro pra fazer a fama lá na boate onde trabalha, lá no bairro Antº Bezerra... ela só pode ter prometido melhorar a boate, é mole?
Vai pra poha, Brasil!!!!!!!
>:/
Outra coisa: não sai da minha cabeça que gente que se sente ofendida por qualquer coisa é covarde, não sabe rebater à altura e é sobretudo gananciosa, quer ganhar dinheiro atravaés de processos e não de trabalho. Tenho nojo de gente assim. Vá viver, vá se expressar, vá tentar curar o recalque que é a raiz de tudo ao meu ver.Bisous.
Desabafado por: gi em outubro 6, 2004 06:53 PMQuero deixar claro: a pessoa tem o direito de não querer que o outro comente, mas isso não influi de maneira nenhuma na qualidade do comentário em questão. E esse caso aí é o fim do fim: o "dono" ser recriminado pelo comentário de outro? hehe
Desabafado por: gigi em outubro 6, 2004 06:38 PMOlá. Quanto tempo! Eu tirei meu Puttanesca do ar, porque simplesmente meu intuito desde o começo era outro e eu mesma estava a me perder, porque insisti um pouco numa questão já resolvida e mostrei que não queria ofender ninguém. Porém Inagaki, é preciso dizer que há uma certa "lei da boa vizinhança" sobre a qual ninguém havia me falado. É sério, tem sim! hehe Eu particularmente vejo a web como debate, denúncias sobre tudo, opinião, visão, percepção da realidade, expressão de liberdades, ainda que isso parta de um comentários em outros blogs. Eu sou banida de 3 blogs na web. Um foi problema pessoal e gosto dessa pessoa, os outros foram simplesmente porque não aceitam críticas, só elogios. E mesmo quando se pede desculpas por um possível exagero, o orgulhoso bate o pé como se fosse rei de alguma coisa. Infelizmente, as pessoas gostam dessa falsa interação proporcionada pela web-bobalização (como bem diz a Flabb do Tonterias) de procurar amores e amizades na web, de se emocionar com tudo e começar a ser terrivelmente injusto e fascista. Tomem cuidado, gente! Como eu tenho várias coisas prontas e quero publicar livros, não valia à pena me dispersar com o Puttanesca. Preferi me fechar, até por motivos de ordem pessoal e de tempo agora! Enfim, boa luta pra todos aqueles que são censurados, como eu fui e continuo sendo! Viva os corajosos e os que sabem pedir perdão! Eu penso assim.ABAIXO O LOBBY-MAU DA INTERNET!
Um beijo, Gisela
Muito suspeito que isso tenha acontecido justamente com o Imprensa Marrom, que existia para reclamar do mau jornalismo reinante.
Agora, o que que o Lula tem a ver com isso, ainda vou levar mil anos pra entender. Mas de qualquer forma é sempre engraçado ver reacionários espumando, falando coisas das quais não entendem, achando que o presidente manda e desmanda no judiciário. Seria hilário se não fosse triste.
Medo, muito medo!
Essa é uma expressão que uso muito nos meus textos, na maioria das vezes, voltados para temas bem humorados. Mas aqui, ela expressa isso mesmo: MEU MEDO.
Acabei de registrar o meu domínio, o Idéias Mutantes, com o objetivo de conseguir fazer algo melhor e mais legal. Inspirado é claro, em maravilhas - tão raras na iternet - como o Pensar Enlouquece, as Garotas que Dizem Ni e outros.
Será que devo ter medo de tentar fazer a minha parte???
E a colocação dessa mensagem no sistema de comentários? Será que ajuda mesmo a conseguir alguma proteção contra ações estúpidas como essa?
A tristeza assola este momento....
T+
Desabafado por: Muta em outubro 5, 2004 08:05 PMSendo assim, acho q vou ter de manter deu advogado sob plantão. Haja vista q tenho 2 post sobre a Deborah Soft no meu blog... afe!...
Quanto ao empresário biba... fez foi se declarar..hhehehehehehe
Desabafado por: Nekah em outubro 5, 2004 07:12 PMPeraí... e a liberdade de expressão, garantias constitucionais etc.?
O.K., temos poucos elementos para poder falar sobre o caso, mas temos o direito de dizer o que pensamos e arcar com as possíveis conseqüências disso.
Se o comentário era ofensivo e desreipeitoso, deve haver uma revisão, caso contrário, que história é essa de vetar a manifestação de pensamento?
Um abraço,
Nikki
Clovis, o comentário que gerou toda essa queremela foi: "fulano é gay". O tal "fulano", dono de uma empresa de recolocação de profissionais, sentiu-se ofendido e sequer entrou em contato com o Gravataí: simplesmente ingressou com uma ação na Justiça e tirou o blog do ar.
Desabafado por: Inagaki em outubro 5, 2004 05:16 PMIncrivel como tantas opinioes contra alguma coisa, sem ao menos saber os termos do comentario e ainda da provavel sentenca do juiz. Fala-se muito e sabe-se pouco.
Desabafado por: CLovis em outubro 5, 2004 05:05 PMTorno a fazer 1 pergunta que já enjoaram de fazer aqui: O QUE DIABOS O LULA TEM A VER COM ISSO?!?!?
E faço outra pergunta: Pra que esse povo quer liberdade de expressão, SE É IGNORANTE DEMAIS PRA USUFRUIR DELA DE FORMA ADEQUADA?!?!?
É noticiada essa atrocidade de a Justiça ter tirado um blog do ar... É dado espaço para os povos comentarem... E o que se vê?!?! IGNORANTES!!! Ignorantes, como este que aqui comenta! Só falta dizerem que, se fosse um peéssedebista na Presidência, essa questão teria outro desfecho...
Só digo 1 coisa: AS AUTORIDADES NÃO TÊM PREPARO SUFICIENTE PRA ABORDAR A QUESTÃO, a meu ver! É isso!
Desabafado por: Fejones em outubro 5, 2004 05:04 PMO caso é que se trata de uma decisão absurda que pode ser revertida em decisões superiores. Assim como nenhum jornal é fechado por criticar um governo, ninguém pode ser punido por um comentário.
Agora, é parte da justiça que alguém que se sinta perjudicado recorra a ela contra um terceiro. Agora a punição deveria ser para o autor da mensagem, ou, a reparação com direito de resposta no blog (o que nem cabe, pois a principio basta o ofendido comentar também). No máximo a justiça poderia mandar retirar o comentário do ar.
Bom, acho que estou fazendo muita celeuma por pouca coisa. Invoquem a liberdade de expressão e pronto! Nenhum juiz vai poder bloquear site nenhum. Mas que cada um assuma responsabilidade pelo que diz. Calunia e difamação são objetos de punição sim.
Desabafado por: Kodai em outubro 5, 2004 11:25 AMVocê que gosta de novidades no mundo blog..
olha isso..
www.sexCULT.com.br
Esse povo não tem o que inventar.
Kisses.
Isso aí, Inagaki...tb não entendo o que o Presidente Lula tem a ver com isto...que eu saiba a nossa suposta DEMOCRACIA...(é isso mesmo que eu quis dizer...) é apenas SUPOSTA..até prova em contrário,e...faz temmmmmpo...diga-se de passagem, desde que a tal DITADURA, "dizem acabou"
Agora virou lugar comum a culpa vir a ser do Lula por qualquer motivo? Que é issoooooo, gente??? Se liguem...estamos em plena guerra de poderes...e, particularmente, penso que isso só virá beneficiar a nós mesmos! Como se diz aqui na minha terra (RS) " A bomba não é nada...o estouro é que é legal!" Um abraço, Inagaki, e espero boas notícias...e se depender de divulgação, estamos aí!
Um tempão sem te visitar, e quando volto dou de cara com essa notícia temerosíssima...
Farei a minha parte divulgando... E esperando que tenha sido o primeiro e último caso.
Beijo, querido.
Desabafado por: Mafalda em outubro 4, 2004 10:59 PMAlgumas observações sobre o caso:
a) retomarei o assunto em breve;
b) a pedido do Fernando, ainda serão mantidos em sigilo maiores dados sobre o processo. Sacumé: a sentença em primeira instância ainda não foi dada, e como todos devem imaginar juízes detestam divulgação de autos enquanto o processo ainda é julgado. Por enquanto, o negócio é cruzar os dedos e torcer;
c) enquanto isso, o negócio é divulgar esse caso - em sites, blogs, comunidades no Orkut;
d) como bem questionou a Luma, e lendo alguns comentários deixados por aqui, pergunto: mas o que é que o Lula tem a ver com isso!?
e) se este blog sair do ar de repente, vocês já sabem. :P
Desabafado por: Inagaki em outubro 4, 2004 10:44 PMEstou há dias acompanhando os comentários e a matéria do prezado blogueiro
Sinceramente não posso crer que sejamos responsáveis pelas opiniões postadas
em nossos blogs.
Isto é inconcebível, imaginem só, teremos que comer, dormir e colocarmos um
penico ao lado de nossos PCs para que comentários esdrúxulos não sejam lidos
e para que não sejamos processados?
Oras bolas que culpa temos nós blogueiros dos insanos que freqüentam nossos
blogs camuflados de nicks sem e-mails para podermos saber de onde partem
tantas idiotices?
Sou democrata e a favor da liberdade de expressão da imprensa, mas com
responsabilidade.
A minha responsabilidade é a matéria que escrevo e posto e não os
comentários que desta possam surgir.
Realmente existem exageros que percorrem a Internet, pessoas e blogueiros de
baixo nível que ofendem a moral insultam sem mesmo conhecer a pessoa que
está ofendendo, aí sim, devemos nos mobilizar e lutar contra esse tipo de
canalhice.
Li em um comentário aqui postado que é o seguinte: Mas tirar um blog do ar é
inaceitável, além de inconstitucional. É um atentado (por enquanto, bem
sucedido) contra a liberdade de expressão, e todos nós devemos lutar contra
isso. FDR
Discordo do FDR, tirar um blog do ar é constitucional sim, não é um atentado
contra a liberdade de expressão não. É sim o dever da justiça atender
pessoas que foram denegrinadas e achincalhadas por parte de quem é
responsável por um blog.
Amigos blogueiros a delegacia de crimes da Internet está aberta a todos que
queiram reclamar e saibam vocês o difícil é acharmos advogados
especializados em crimes desta natureza, a Internet já fez 10 anos mas a
justiça não caminhou junto com ela. Mas não desanimem os advogados que se
interessaram por este assunto são experts e entendem bem desse babado. Esperemos
justiça no caso do blog Imprensa Marron, isso que aconteceu é inconcebível.
Estarei sempre na luta com vocês. Dona Lupa
que palhaçada.
Desabafado por: jean boechat em outubro 4, 2004 10:37 PMFala, Inagaki.
Tudo bem?
Há tempos não passo por aqui, e,
quando apareço, leio logo uma bomba dessas.
É, simplesmente, um absurdo o fato. E a
interpretação jurídica é, a meu ver,
uma leitura precipitada da questão,
tal como a da juíza que, em certa ocasião, determinou não ser necessária a regulamentação profissional de jornalistas.
Essa questão não pode parar por aí.
Inclusive, com bom senso e, principalmente,
boa vontade jurídica, o Imprensa Marrom
voltará ao ar...
Que a internet é um campo sem regulamentação
e cujos limites são imprecisos, todos sabemos.
Mas o que não pode haver são interpretações delirantes e insustentáveis que, sem um olhar
ao menos coerente acerca do fato, levam a uma ação judicial desmedida como a ocorrida...
é o Poder Juidiciário brasileiro...
de nada adianta o tal do VOTO contra esse monstro acéfalo !!!
democracia ?! onde ?! cadê ?!
acho que isso nem o Google acha...
Desabafado por: marcos em outubro 4, 2004 06:49 PMAs pedras estão rolando a bem tempo e não é culpa do Lula (Bem...eu não votei nele) - No sítio www.pauloquerido.net (maio/2004), vocês verão uma matéria que fala sobre a chacina dos blogs, quem quer isso alega que estes sítios são frequentemente utilizados para difamação e é um direito do consumidor se defender de tal abuso. No Brasil já vem surgindo especialistas em direito para as novas tecnologias de informação, o que falta no caso é incapacidade do juiz de analisar o caso e sentenciar. Seria o caso de recorrer da incapacidade magistral?
Desabafado por: LUMA em outubro 4, 2004 06:20 PMQuer dizer que agora teremos que censurar os comentários que aparecem nos nossos blogs???
Quer dizer agora que se eu disser que EU QUERO MATAR O GEORGE W. BUSH ou que EU QUERO MATAR O LULA, o Inagaki vai ter que tirar a página dele do ar é?
QUE DIABO de país é esse que a gente vive???
PORRA, quando é que a gente vai acordar hein???
Não podemos deixar que essas coisas aconteçam assim desse jeito, baixando a cabeça e aceitando...
SE ALGUÉM TIVER ALGUM PROBLEMA COM O QUE ESCREVÍ AQUI PODE GENTILMENTE FECHAR A JANELA DE COMMENTS.POrra.
E então, num caso isolado, num país bem distante, quem profere a ofença não é condenado mas sim quem a veicula. Mas ninguém sabe que no Código de Defesa Bloguístico é feio deletar comentário alheio.
Fora isso, quero detalhes do processo.
Quis escrever kalker coisa aki!!!
Desabafado por: Fernanda em outubro 4, 2004 02:06 PMEntão eu ergo um muro, aparece um moleque e picha o dito cujo: logo, a culpa é minha, diz a Justiça. Entendi alguma coisa errada?
Desabafado por: O Anacrônico em outubro 4, 2004 02:04 PMo cara que moveu o processo é um filho da puta. taí, agora teu blog vai ser tirado do ar também, japa.
Desabafado por: Ian. em outubro 4, 2004 12:59 PMAinda não tinha conhecimento do fato, mas fiquei boquiaberto.
O dia que precisarmos de assitência jurídica para postar em nossos blogs, esse vai ser o dia em que não mais terei computador.
Abraços
Bom, então parece que, se eu quiser tirar um blog do ar, é só entrar nele, fazer um comentário falando mal de alguma agência de empregos que envia spam, e esperar...
Querido Inagaki: Estou PASSADA! Não sabia do que tinha acontecido e só cheguei aqui porque tava dando uma olhada no Caryorker, que publicou um link pra esse texto específico... Estou realmente sem palavras, porque costumava ler o Imprensa Marrom há um tempinho. Bom, espero que outros locais como o seu não sofram a mesma injustiça. É incrível como o sistema judiciário ainda não compreende um princípio básico chamado "direito de escolha". Se uma pessoa se sente ofendida com um programa de tevê, de rádio, um jornal e, por extensão, um blog de internet, cabe à pessoa ofendida cortar seu próprio acesso a esse meio que lhe causa desconforto. Se o meio não cometer nenhum ato criminoso, não há porquê restringi-lo ou fechá-lo. O pior é, acredite, que a situação ainda é melhor aí no Brasil do que aqui nos EUA...
Abraços!
Desabafado por: Rafaela Lombardino em outubro 4, 2004 12:39 AMLamentável! Isso em pleno governo do PT...
Então amigos, desse jeito é so esperar pra "tirarem" o A.B. do ar tambem.
Veja la se não temos razão para pensar assim.
Saudações e parabens pelo site.
esse tipo de coisa me entristece...
A coisa mais louca do mundo. Os blogs estão desorganizados. Essa semana a globo.com tirou meu blog do ar. Sem appothekaryum (q vc mesmo uma vez elogiou) por enquanto. O que aconteceu? Só a Globo sabe. Foi assim. Puff, tchau.
Mais uma vez eu acho que deveriamos nos reunir e discutir mais sobre esse assunto.
Desabafado por: Anna Carolina em outubro 3, 2004 07:59 PMGravataí está certíssimo. Tem de recorrer sim. É uma luta de todos, a partir do caso dele, novas leis terão q ser criadas para nos proteger deste abuso. Se não daqui a pouco seremos processados meramente por pensar algo com q um outro não concorda. Isso é criar jurisprudência. Agora, isto não é garantia de q os processos vão parar, óbvio. Só q teremos um instrumental de defesa, onde antes não havia nada. Bom, é um começo. Mas haja paciência, pois nunca se sabe qd alguém vai cismar de q se sentiu agredido por qualquer ninharia. Liberdade de expressão vai pro espaço. É a terra dos oportunismos imitando a terra das "oportunidades". Sai de baixo.
Desabafado por: Maira Parula em outubro 3, 2004 06:16 PMHá também o caso do blog Bangu1.com.br, que voltou ao ar por sentença, após ter saído do ar por ordem da delegada da DRCI/RJ:
http://conjur.uol.com.br/textos/26274/
http://www.infoguerra.com.br/infonews/viewnews.cgi?newsid1081851145,24549,/
Desabafado por: Omar em outubro 3, 2004 05:03 PMHoje as pessoas não "CONVERSAM" mais como primeiro passo para resolver pendengas. Elas PROCESSAM. Estamos nos tornando um país de "adevogados" e isso é preocupante, especialmente quando se trata de pessoas imaturas ou mesmo maldosas.
Enfim, uma lástima fatos como esse! Porque os realmente relevantes são ignorados.
Beijão, Ina!
fiquei preocupada com essa informação...ai, ai...
Desabafado por: cris em outubro 3, 2004 01:01 PMBunitim teu blogim. Eu naum vou comentar nada :)) Me linka q eu te linko. Acho q é isso q taum querendo.
Muito triste, Ina. Um juiz de BH também concedeu liminar para tirar uma página do Orkut do ar por ofensa a uma agência de viagens.
Guerra contra a estupidez!
Bjks procê
Realmente estamos vivendo num mundo de capitalismo e Imperialismo, observem que onde ha mais proibismo ultimamente sao os paises ditos democraticos, nos E.U.A. é proibido fumar em quase toda parte, em alguns estados chega ser crime, mas nao é crime o estado vender o tabaco dito cigarro.
Parabens pelo seu blog depois passa la no meu e deixa um comment obrigada
http://andycolunista.blogspot.com/
Bom
Está comprovado que essas empresas de recolocação não prestam. É sintomático que tudo acoteça em torno deles.
Desabafado por: Alexandre em outubro 3, 2004 03:50 AMComeçou com o Lula querendo botar "rédeas" na imprensa...(ops! será q falei demais?)
Desabafado por: LEanDro em outubro 3, 2004 01:56 AM"É permitido a livre manifestação do Pensamento, vedado o anonimato" (se não me engano, no texto Constitucional esta escrito mais ou menos dessa maneira). Portanto, acredito que mover ação judicial contra um blog por causa de um comentário de leitor é o "fim da picada". Excetuando o fato do comentarista não ter se identificado, nem colocado e-mail ou URL no seu comentário, não vejo motivos para a Justiça tirar o blog do Ar. Até o fato de processar é uma medida drástica, que deveria ter sido tomada em último caso. Geralmente, o mais comum nesses casos seria pedir uma retratação ou um direito de resposta no próprio espaço onde foi feito a "ofensa". Com tantos processos complicados "empacados" em diversas Varas Cívis e Criminais pelo País afora é digno de riso (ou de choro) que causas tão pequenas e insignificantes sejam julgadas com tanta rapidez e intransigência...
Estou aqui pronto para realizar um comentário de cunho preconceituoso e tudo mais. Quem vai se fuderé você mesmo!
Falando sério: Que porra inacreditável!
Desabafado por: nando em outubro 2, 2004 10:44 PMCuriosidades de advogada, Inagaki: o processo corre em segredo de justiça? Alguém já publicou por aí, ou será que você teria, o inteiro teor da decisão? Adoraria ler isso. E defenderia as vítimas de graça - inacreditável...
Desabafado por: Cam Seslaf em outubro 2, 2004 09:45 PMSei lá mas parece como se tivessem tirado de circulação O Globo por causa de alguma carta de leitor. Será que isso aconteceria?
Desabafado por: paloma em outubro 2, 2004 08:56 PMSó tenho uma coisa a dizer sobre isso: que merda hein?
Desabafado por: Roberta em outubro 2, 2004 08:37 PMMuito estranho mesmo...
Desabafado por: Claudia Draper em outubro 2, 2004 08:24 PMNão tenho conhecimentos jurídicos suficientes para confirmar, mas acho que nada impede que o blog seja republicado com um domínio .com ou qualquer outro de outro país. Imagino que um processo internacional seja mais difícil e custoso, o que poderia desanimar os que querem calar o direito de expressão(ratifico que isso é apenas uma opinião, não sou advogado, se algum pudesse se manifestar com mais propriedade a respeito do assunto seria esclarecedor).
Desabafado por: Deadpaper em outubro 2, 2004 07:29 PMParece que o jeito vai ser colocar os blogs na Eslovênia, como fez o Cocadaboa...
Seguinte: a TV Band exibe alguns programas produzidos fora da emissora. Então, antes do programa é exibido um aviso dizendo que "o programa é uma produção independente, de responsabilidade de seus autores". O jeito é colocar um aviso parecido nos blogs, como fez o Persegonha no Leite de Pato.
Abraços
Desabafado por: João M. em outubro 2, 2004 07:24 PMIna, será que eu não vou mais poder falar o que penso e o que quero no meu bloguizinho humilde? Não faltava mais nada, né? Eu ia falar uma coisa aqui, mas para o bem do seu blog e talvez do meu, me calarei. Não somos mais livres, é isso? Alguém precisa mudar este país... vamos começar pelas leis (arcaicas e absurdas). Ô povo, viu!
Desabafado por: Palpiteira em outubro 2, 2004 06:48 PMOi pessoal, eu já havia visto algumas coisas semelhantes pela internet, mas soube desse caso, em particular, através do Cinzas de Batalha, do Marcelo Batalha...e tb deixei referências em vários blogs, pelos quais costumo visitar...divulgar não faz mal a ninguém, não é mesmo?
Mas isso me fez pensar , inclusive, no caso dos SiSTEMAS DE COMENTÁRIOS...que, antes do Propietário de um blog, deveriam ser notificados ou investigados, sei lá...pois são eles que permitem a exposição de nossos pensamentos, de nossa interação...não é mesmo? Onde está a responsabilidade dos mesmos, quanto a divulgação ou não dos limites implicados no seu uso? Não seria esse o caso, também ? A liberdade de expressão é obviamente o mais importante...mas existem outros caminhos nesse complexo sistema, e penso que temos que nos ater a um de cada vez. Um abraço e espero que isso se resolva a contento de todos os interessados.
Oi, li sobre essa situação no blog da Cora Rónai e, sinceramente, não sei. Sou freqüentadora recente da internet e não conheço o funcionamento dos blogs. É possível instalar algo q permita que se filtre comentários para que sejam selecionados previamente? Então faça! Digo isso pq recentemente num blog dos colunistas dO Globo aconteceu um caso q acho merece atenção. Um senhor ficou chateado com uma revista, reclamou no blog e forneceu o nome completo e o telefone dos editores da revista, solicitando ainda q os demais leitores do blog chateassem os editores, cobrando explicações. Foi postado, não foi censurado e eu pergunto: e se um bando de malucos resolver ligar prá casa dos caras prá perturbar, levando ao dono dos telefones a trocar de linha telefônica, etc? Quem é q vai se responsabilizar por essa dor de cabeça? Não se trata de censura política ou de opinião. Tb não se trata de retirar um comentário chamando alguém de feio, mas sim de comentários, como o q relatei, q podem efetivamente causar prejuízo a alguém.
Desabafado por: carla h. g. em outubro 2, 2004 05:10 PMIna, mais um caso de cerceamento de liberdade de expressão:
http://www.havesometea.net/MadTeaParty/archives/001113.html
Dessa vez a vítima foi uma comunidade no Orkut.
Desabafado por: DaniCast em outubro 2, 2004 03:35 PMPrezado Inagaki;
Essa história é surreal!
A não ser que o blog vendesse drogas ou traficasse orgãos, não importa o motivo pelo qual ele foi tirado do ar. Não importa se foi por causa de um comentário ou se foi por causa de um post. Se houve difamação ou calúnia, que o responsável pelo blog seja processado e um direito de resposta seja eventualmente concedido. Mas tirar um blog do ar é inaceitável, além de inconstitucional. É um atentado (por enquanto, bem sucedido) contra a liberdade de expressão, e todos nós devemos lutar contra isso.
Agora, quem tem uma cópia desse processo? Qual o nome do juiz que concedeu a liminar? É preciso conhecer os detalhes.
Abraços,
Desabafado por: FDR em outubro 2, 2004 03:17 PMcorreção: o post vai ao ar amanhã!
Desabafado por: ziggy em outubro 2, 2004 01:03 PMÓtimo abrir jurisprudencia por comentários em blogs, isso nos dá a idéia da liberdade que estamos conquistando. Isso causa medo, é isso que dá acreditar nas pessoas!!!
Posso levar o Lula à justiça e processa-lo por propaganda enganosa?
Oi Alexandre,
levei o teu post pro Wumanity pra ajudar a divulgar este absurdo.
beijo
Ro
impressionante isso. fui obrigado à escrever sobre em meu blog, e espero que todos os que não se mostraram satisfeitos com esse absurdo tomassem essa iniciativa.
impressionante...
Desabafado por: ziggy em outubro 2, 2004 12:44 PMprezado ina,sou leitor dos seus posts aqui,mas estive meio "distante" esses tempos...li sobre o seu post(caça aos blogs) no blog do marcelo batalha...e vim aqui
cara é incrivel o pior foi que não foi o blogueiro que escreveu,mas um que comentou...
se ele tivesse em uma hoster nos eua,alemanha ,italia,ou aonde se dó o direito de se expressar...(mesmo o webmaster não sendo residente,ou cidadão desse paises,ele tempo um site nesses locais,o direito dele se expressar,vale,vc já viu cada site que tem por ai...nosssa nem o proprio adolf hitler teria capacidade de escrever o que eles escrevem... até o comando vermelho,e redes de terroristas tem url'S!!!!!!!!!!!!!!!!!
vamos ver se o blog volta !
valeu !
oie, achei incrível este post. Como advogada eu acho bastante complicado emitir uma opinião sem ver o processo e de acordo somente com o que vc falou, por mais aproximado da verdade que possa estar, pelo que vc disse, possivelmente a defesa não conseguiu demonstrar ao juiz como funciona o sistema de comentários e nem que este pode ser retirado e/ou substituído. Assim como não deve ter sido demonstrado que no sistema da maioria é possível ver o ip de quem comentou, ajudando a testificar que não foi o autor do blog que o fez etc... Eu não posso dizer com certeza, mas a maioria de nossos juízes não entende muito de informática, quem dirá de uma ferramenta como o blog. De qualquer maneira, eu ousaria dizer que no recurso se ganharia fácil isso e o blog voltaria ao ar. Resta saber se o dono do blog tinha advogado e se este recorreu. Muitas pessoas não procuram o profissional adequado e no juizado (se este processo tramitou lá) é possível alguém se defender sozinho, o que causa muitas vezes a ruína da causa. Sobre o perigo da sensura, acho realmente maléfico, mas minha opinião é de que foi uma causa mal conduzida. Abraços, Raelma
Desabafado por: Raelma Mousinho em outubro 2, 2004 10:55 AMUm juiz nem se preocupa em saber como funciona um blog? Digo, será que ele realmente NÃO quer saber que comentários não são de responsabilidade do dono do "site" ?
É como culpar o Uol por causa dos neonazistas que infestam seus fóruns.
Desabafado por: Diego em outubro 2, 2004 10:06 AMA liberdade de expressão só existe para os grandes...
Desabafado por: Cristianne em outubro 2, 2004 10:03 AMEu recebi uma ameaça de processo na segunda-feira; estou vendo que virou moda, agora. Mas no meu caso, de uma certa forma, eu "procurei" por isso: havia uma categoria em meu blog, a P2Pirata, onde eu falava abertamente sobre links .torrents e replicava alguns que apontavam para downloads do tracker do Suprnova, o que, por sinal, nem dá mais para fazer, vez que o SN gera um erro se você tenta usar hotlinks. Não deu outra, recebi um mui agradável e-mail de um escritório de advocacia tremendamente famoso daqui de São Paulo, que defende os direitos de certas pobres e maltrapilhas gravadoras, coitadinhos dos mortos-de-fome.... (sarcasmo off). Achei que não valia a pena bater boca por isso, afinal de contas o dinheiro do host sai do meu bolso. Mas achei de uma hipocrisia ímpar. Enfim, é ilegal mesmo, tirei as coisas do ar e vamos tocar em frente. Mas que tá chato isso, tá.
Desabafado por: Shá em outubro 2, 2004 04:25 AMAcho que vi o seu nome por lá...
http://www.cora.blogspot.com/
Desabafado por: Suely em outubro 2, 2004 02:21 AMIsso, vota no Lula e no PT, vota! É nisso que dá. Solução: hospedar o blog em servidor de primeiro mundo, onde se sabe que liberdade de expressão é o fator mais importante para a saúde da democracia.
Desabafado por: Lelé em outubro 2, 2004 02:14 AMA idéia de replicar o comentario em vários blogs é boa. Qual foi mesmo o comentário?
Desabafado por: Vania Beatriz em outubro 2, 2004 02:05 AMqueridos que acessam o blog, vejam esse site que diz que o atentado ao Pentágono no fatídico dia 11/set, foi coisa do próprio EUA!!!!!!!!!!!
http://www.freedomunderground.org/memoryhole/pentagon121.swf
e tem esse tb:
http://www.pentagonstrike.co.uk/
Realmente...
Desabafado por: **LUZVAL** em outubro 2, 2004 12:21 AMNossos inimigos
Bertolt Brecht
Nossos inimigos dizem:
"a luta terminou".
Mas nós dizemos:
"ela começou".
Nossos inimigos dizem:
"a verdade está liquidada".
Mas nós dizemos:
"nós ainda a conhecemos".
Nossos inimigos dizem:
"mesmo que ainda se conheça a verdade,
ela não pode mais ser divulgada".
Mas nós a divulgamos.
Valeu a força, galera! Valeu mesmo!
Ah, Big Paul, a analogia com a publicação de uma carta não vale. Explico.
Os jornais ESCOLHEM qual carta publicar. Muitas vezes, creio que em todas, eles até editam o texto das missivas. Ou seja, não somente escolhem como se metem no teor das cartas.
No caso dos comentários de um blog, não é bem por aí, né? O leitor posta e publica, cabendo ao 'dono' somente apagar ou editar (isso, óbvio, DEPOIS DE PUBLICADO). São raríssimos os sistemas que dependem de aprovação.
Ofendeu? Opa, desculpa, avisa que tiramos do ar. Parece simples. Só parece, porque essa 'brecha no sistema' foi usada para a promoção do processo.
Repito: não pediram para tirar do ar. Em menos de uma semana (sério) com o comentário no ar, a ação já havia sido distribuída.
E tem mais... O texto é muito antigo. De verdade, coisa de vários meses atrás. Ninguém acessa aquilo, tanto menos os comentários.
Desabafado por: Gravatai Merengue em outubro 2, 2004 12:17 AMPerguntinha:
Apagar o comentário não adianta? Que putaria, ein?
Desabafado por: Kid em outubro 1, 2004 09:59 PMO endereço é www.terraavista.zip.net
APAREÇAM POR LÁ E DEIXEM SES COMENTÁRIOS !!!
Que situação absurda, vivo em NY, por aqui nada semelhante apareceu, ainda bem !!! Olha, acabo de criar um blog, espero a presença de todos por lá !
Abraços.
Simples
Blog Anônimo, hospedado no exterior
resolvidos os problemas
Desabafado por: Jesus em outubro 1, 2004 09:05 PMFoda, é o que eu digo. Gostei da analogia com o fechamento de um jornal...
Desabafado por: gi em outubro 1, 2004 08:31 PMMuita meda.
Desabafado por: Alexandre em outubro 1, 2004 08:14 PMNão é o caso de burrice do juiz que deu a sentença?? Espero e quero crer que o juiz não sabe que o comment é aberto para qualquer um fazer um comentário, e que não é do autor do blog.
Quem sabe vale a pena dar uma aula de internetês para o cara rever a sentença!!!!!
Desabafado por: Sergio M em outubro 1, 2004 07:57 PMMeda.
O fim da picada...
Desabafado por: Adelice em outubro 1, 2004 06:16 PMOi Alexandre
Dia 18/08, falei em meu blog (Karaloka.net) a respeito de censura de blogs, mais especificamente de blogs iranianos. Tal como na China, Cuba, Tunísia, Coréia da Morte, digo, do Norte, entre outros países totalitários, o Irã também já vem utilizando meios técnicos para bloquear o acesso a sites e blogs. Saiba que o Brasil apresentou, junto à China, Tunísia, Cuba, etc., uma moção na ONU defendendo um controle central para a Internet. (Vide o artigo "Totalitarismo digital ou Infernet" em meu blog.) Estamos correndo perigo sim. E não apenas de sujeitos isolados. Isso é o de menos. O PT, por exemplo, é mestre em calar jornalistas processando-os. Devemos abrir os olhos para não deixar o totalitarismo chegar aqui, eliminando esse nosso direito básico, o direito de expressão. Para garantir, meu site tem um domínio internacional e está hospedado nos EUA, país que, mesmo tendo um Bush no governo, defende o direito de um Michael Moore se expressar. (Sou um paranóico assumido.)
Abraço
Yuri
PS.: Se o bicho pegar, há um site ensinando a burlar mecanismos técnicos de censura:
http://www.zensur.freerk.com/
Caro Gravataí,
meu nome é Alexandre Cruz Almeida, do Liberal Libertário Libertino. Queria entrevistá-lo para minha coluna na Tribuna da Imprensa. Você poderia entrar em contato? Valeu mesmo!
Ina, valeu pela dica.
Alexandre
Desabafado por: Alexandre cruz almeida em outubro 1, 2004 06:06 PMQue legal hein?
Agora nos estudantes de jornalismo ou qualquer outra pessoa normal que queira postar suas ideias ou até seu dia dia vai ter que pedir autorização para "alguem"?
Porque seraá?
Bem vindo ao Brasil
Desabafado por: Bruno Baiacã em outubro 1, 2004 05:31 PMCruz Credo! Não há mais o que pensar! O mundo está invertido!
Por que não vão se preocupar com quem realmente anda fazendo merda neste mundo porra!
Deixa o Gravataí escrever o que der na telha e deixa comentarem o que quiserem seu bando de pilhas da truta!
Desabafado por: Rafael Reinehr em outubro 1, 2004 05:01 PMSegundo round:
http://noticias.uol.com.br/ultnot/2004/10/01/ult23u117.jhtm
Desabafado por: Nelson Moraes em outubro 1, 2004 03:42 PMAbsurdo, revoltante, ridículo.
Na boa, não sei nem o que dizer. Acho que vou postar algum xingamento em fonte 22 no meu blog.
...
Chê, que ódio.
Precedente perigosíssimo, Ina. Todo o apoio ao Gravataí.
Desabafado por: Ruy em outubro 1, 2004 02:16 PMA Nova Idade das Trevas já começou. Basta que se leia atentamente o projeto da ANCINAV, tão defendido pelo canoro e dançante ministro Gil. O projeto Ancinav é um polvo multitentacular que também pretende controlar o conteúdo dos blogs brasileiros. Tudo isso é assustador e vergonhoso.
Esse caso do Gravataí Merengue é uma amostra do que ainda pode vir. Ainda sentiremos saudade dos tempos da liberdade plena, eu acho. Fica a pergunta: quem há de querer manter (ou ler) um blog com filtro? Quem?
Esqueci de dizer: Só peço ao Gravatai que não me linke. É que se ele me linkar muita gente vai duvidar da minha sinceridade.
Não faço isso pelo Gravataí e nem por mim, mas pela liberdade de expressão.
Desabafado por: Flamarion em outubro 1, 2004 01:30 PMTerrorismo contra os blogueiros agora? Eu achava que essas coisas não existiam por aqui, pelo menos nesse nível "fecal", mas estou vendo que o Brasil se torna cada vez mais jurássico com relação a atitudes pobres como essa. Quem se garante não precisa recorrer à "Justiça"; faz e acontece!
Mas como dizem os sábios, um dia é da caça, o outro do caçador.
Beijo Ina
É bem bolada a imagem do abdômen, Fernando Gouveia, pois esta ordem judicial só pode mesmo ter vindo de uma região bem próxima.
Eu nunca nem li esse blog, eu nem conhecia, mas a partir de agora vou ler e acompanhar e até linkar só por causa disso.
E logo que eu chegar em casa eu vou linkar o Gravataí Merengue. E se tirarem do ar meu blog por causa disso (impossível não é...) ficarei orgulhoso.
Desabafado por: flamarion em outubro 1, 2004 12:52 PMQuando você comentou aqui sobre o blog da Alê Felix eu já fiquei indignada e mandei um e-mail (não sei se você vai lembrar) falando sobre a sujeira e a máquina de dinheiro que tudo isso se tornou. Depois dessa, não resta esperanças.
Piegas ou não, Gravataí, é o caso de todos aqueles que utilizam blogs, sendo eles diarinhos ou não, se mobilizarem e denunciarem a censura descarada que está atuando sem a menor cerimônia. Eu tenho muito medo disso, apesar de não ter vivido. E tenho muita raiva desse tipo de gente que, covarde e sem argumentos, simplesmente tira sites do ar porque não tem como se defender do que é dito.
Como eu odeio cada dia mais os advogados. E tem gente que ainda pensa que eu vou acabar a faculdade e virar uma.
Desabafado por: Aline T. H. em outubro 1, 2004 12:52 PMIna, já fiz uma chamada a respeito do seu texto lá no Cinzas, convocando as pessoas para passarem por aqui e ler a matéria. Lembro da Alessandra quando passou por algo do gênero. Mas agora, por causa de comentário... essa é demais. Grande abraço, bom fim de semana a todos.
Desabafado por: Marcelo Batalha em outubro 1, 2004 12:37 PMBigPaul, em termos. A punição ao abuso de imprensa - se é que dá para enquadrar comentário de blog nisso - não prevê fechamento de veículo. Direito de resposta, indenização, ok. Mas vetar a circulação é censura prévia pura e evidente cerceamento a priori do direito constitucional de liberdade de expressão. Não sou advogado, mas me parece ser esta uma tese razoável.
Quanto ao exemplo da troca de telefone creio que o erro foi do veículo, não da anunciante, correto? Seria igual a decisão se a 'profissional do prazer' (estou sendo PC, pq quero continuar lendo o japa...) tivesse passado no texto original um telefone errado?
É como o Marco diz, técnicas de índio, divulgar por todos os lados, botar na boca do povo.
Desabafado por: DGR em outubro 1, 2004 12:06 PMAutoritarismo, ditadura, censura... será que estamos vendo este filme de novo?
Desabafado por: Leandro Siqueira em outubro 1, 2004 11:34 AMA solução me parece simples. Colar esse comentário tão "perigoso" em todos os blogs brasileiros. Será que vão tirar todos do ar? Duvido muito. Acho que calar para lutar é uma péssima idéia. Esse é o caso em que só o grito resolve.
Desabafado por: Marco em outubro 1, 2004 11:14 AMIna, se no cardápio de seu café da manhã tiver constado baguete e se a cólica do cachorrinho for originária de uma caganeira, cuidado que dá processo sim - por utilização de termos de baixo calão. Be afraid. Be very afraid, buddy boy.
Desabafado por: Nelson Moraes em outubro 1, 2004 11:10 AMHum, well...que existe precedente existe e não é só para blog.
Vamos colocar assim : alguém publica no jornal uma ofensa a alguém . O jornal pode , sim, ser citado como co-responsável pois foi através dele (jornal) que a ofensa pôde ser perpretada. Foi o que aconteceu uns 4 anos atrás com um jornal bastante conhecido regionalmente que , na hora de publicar o telefone de um anúncio de uma garota de programa , trocou os números e publicou na verdade o telefone de uma advogada. Tomou um processo , perdeu e teve de pagar indenização por danos morais.E esta lógica está sendo utilizada no que concerne a publicações e comentários em blogs,foruns e afins.
Liberdade de expressão? Concordo. Só que na Constituição consta que a liberade de expressão é assegurada, salvo o anonimato (por isso que muitos jornais, na coluna do Leitor, exigem que se informe RG e CIC antes de publicarem cartas e muitas vezes os editores revisam antes de publicar ) e que qualquer pessoa pode tomar medidas judiciais cabíveis caso tenha sofrido danos morais.Ponto.
Esta é a realidade que temos de conviver: podemos falar o que queremos? Podemos: mas também temos de estar cientes que podemos vir a ser responsabilizados pelo que falamos. E se mantemos um serviço aonde os outros podem falar o que quiser , também podemos ser responsabilizados. Triste mas verdadeiro.
[s]
PS: o jeito é fazer como o Marco Aurelio do JMC -aprovar ou nõ os comentários a serme publicados. Você se ferrar pelo que fala é uma coisa; você se ferrar pelo que um anomino fala nuam caixa de comentário é outra bem diferente.
Desabafado por: BigPaul em outubro 1, 2004 10:52 AMEssa foi o auge da escrotidão... e como disseste, o precedente aberto é terrível... ainda bem que nunca esculhambei empresa alguma de recolocação no meu blog...
Desabafado por: Expe em outubro 1, 2004 10:39 AMEu tinha lido sobre o assunto no blog do Gravataí. É inacreditável - arrastão pode, comentário não. Ainda bem que o meu blog é tão insignificante que ninguém vai fazer comentários ofensivos por lá.
Força, Gravata - estamos contigo !
Desabafado por: Renato K. em outubro 1, 2004 10:32 AMÉ estarrecedor !
A liberdade de expressão é um direito inquestionável, e só pode ser negada à aqueles que caluniam sem ter provas, fazem denúncias vazias, ou mesmo se valem de veículos de comunicação para obter vantagem ou subjulgar outros. Gostaríamos de saber o que escreveu a pessoa que fez o comentário, mas principalmente quem é, e qual a razão que levou o autor da ação à censurar o blog.
PS: O responsável pelo blog não deveria ser responsabilizado pelos comentários...é triste
Desabafado por: PP em outubro 1, 2004 09:08 AMSó uma sugestão... como protesto reunam-se os blogueiros e repitam o mesmo comentário causador do processo em todos os blogs...
Desabafado por: El Capitan em outubro 1, 2004 06:31 AMA ditadura virtual está, então, estabelecida. E é triste pensar que isto só reflete a fragilidade, incoerência e hipocrisia da nossa justiça. Só faltava essa. Espero que a situação seja revertida. Estou pasma e, como estudante de Jornalismo, especialmente assustada com o golpe na nossa liberdade de expressão (ah!, como não entendo nada de Direito, peço que me avise se souber de algo que possamos fazer para ajudar).
Desabafado por: Paula em outubro 1, 2004 04:23 AMÉ intolerável. Alguém tem uma cópia do processo? O nome do juiz? É preciso lutar contra isso. Tirar um blog do ar é exatamente a mesma coisa que fechar um jornal. É censura, pura e simples.
Desabafado por: FDR em outubro 1, 2004 03:10 AMÉ mesmo, sem pieguice alguma, um assunto que diz respeito não só a todos nós mas à liberdade de emitir nossas opiniões. Que negócio é este???
Que a comunidade que esteja a fim de falar algo mais do que "cólicas de seus cachorrinhos" se una pois aí não vai ter papel para tanto processo.
Será que é possível alguém ganhar uma ação como essa? Será que algum juiz se exporá a tal ridículo? Isso é muito kafkaniano!
beijos, Ina, e obrigada pela força, viu?
as coisas por aqui ainda estão muito pretas... :(
Estou chocada, nem vou fazer muito comentário, não quero prejudicar ninguém.
Desabafado por: Ana Paul em outubro 1, 2004 01:57 AMOlha a vantagem de morar no exterior. Posso aloprar quem quiser.
Desabafado por: Kid em outubro 1, 2004 01:56 AMSimplesmente preocupante, altamente cerceador. E absurdo.
Desabafado por: Jaci em outubro 1, 2004 01:45 AMA coca cola é um veneno intragável, o Big mac é feito de minhoca e a Nike causa Chulé!
3 multinacionais com bala na agulha em vez duma empresa de RH fuleira.
Pronto, diga adeus ao teu site, Ina...
Cada coisa, viu...
Desabafado por: Dead Fish em outubro 1, 2004 01:13 AME o pior de tudo, quem garante que você é você, simplesmente o nome e o e_mail? Qq um pode se passar por outro.
[]´s
Desabafado por: Suely em outubro 1, 2004 01:00 AMPerigoso. Precisamos alertar o mundo sobre isso. Alguem passe o texto para inglês com links citando o caso e scan do processo se possivel e vamos publicar no www.metafilter.com e www.slashdot.org.
Eu sei que é ruim ficar fazendo propaganda gratuita pra esses merdas da XXX Xxxxxxxxxxxxx, mas o pessoal precisa ficar sabendo.
Ps: Agora que eu chamei eles de merdas, diga adeus ao seu blog Inagaki :P
Ps2: Vamos pensar pelo lado positivo, agora se a gente quiser derrubar um site de algum inimigo, não precisa mais ficar lendo apostilas de hacker. Basta escrever "As mães do pessoal que trabalham na XXX Xxxxxxxxxxxxx carregam gás"
Tuego, seu recado está dado. E desculpe por ter editado seu comentário.
Desabafado por: Tuego em outubro 1, 2004 12:39 AMHumm... xiii, empresa de recolocação profissional, que saiu em uma revista chamada Vc Sa? Aquela, cujo nome não se pode digitar?! Que ameaçou o Edney com seus advogados-estagiários?!
Bah. Bando de picaretas, o que eles são... eu dormindo tranqüila, achando que, depois de tanta repercussão os fdp´s já tivessem falidos, e agora descubro que eles têm grana sobrando até pra gastar com processos contra blogs. Isso me deixa furiosa, sinceramente.
Criar jurisdição como, de que jeito? Chamando a atenção de quem?
Aqui não existe punição para hacker (é assim que se escreve?), mas existe para blog?
Como assim? num tô intendêindo... minha "sorte", é que não corro perigo: falo apenas sobre as cólicas do meu cachorrinho, minha dieta, essas coisas todas de diário.
Mas é angustiante saber que, SE EU QUISER falar algo que desperte minimamente o leitor e faça-o comentar algo subversivo, corro o risco de perder até o "meu querido diário" online.
E falando sério: o grande barato da internet é vc poder descobrir opiniões, posturas mais ou menos críticas (além de toda a informação disponível na rede)... ler bons autores, em que atualizam seus textos em tempo quase real, é uma oportunidade rara. E são justamente esses casos os que acabam sendo "punidos". Tsc,tsc.
Desabafado por: Eu, Eu mesma e a Rê em setembro 30, 2004 11:51 PMJá tinha visto esse caso, que sinceramente achei de uma total imbecilidade. Curioso é que essa ação partiu do mesmo tipo de empresa que movimentou as outras. Por hora, o máximo que podemos fazer é acreditar no sistema, como diria o juiz Nicolas Marshall naquele seriado.
Desabafado por: Marmota em setembro 30, 2004 09:19 PMMais uma vez, muito obrigado pela força! Valeu mesmo, meu chapa! Agora, o negócio é tocar a ação e lutar pra vencer essa batalha.
Meio piegas, mas o foda é que é a verdade.
Se um processo por conta de comment em blog for pra frente, já imaginou o que vai ser?
Desabafado por: Gravatai Merengue em setembro 30, 2004 09:14 PMNOTA: este sistema é disponibilizado aos leitores de "Pensar Enlouquece, Pense Nisso" exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste weblog. Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste weblog ou de seu autor. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste weblog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de e-mail) também poderão ser excluídos.