maio 21, 2004

Grandes figuras brasileiras: Nelson Piquet

Piquet, lml total.Toda vez que esbarrava com Nigel Mansell a caminho dos boxes, Piquet caprichava no sorriso e cumprimentava o piloto inglês com uma calorosa frase:

- Oi, panaca!

Mansell, ingenuamente, retribuía a saudação com o melhor de seus sorrisos. Até que um dia o inglês perguntou aos jornalistas brasileiros que cobrem a Formula 1 o que significava "panaca". Quando descobriu, foi tomar satisfações com o bon vivant brasileiro que, como não poderia deixar de ser, riu à beça durante toda a discussão.

Conforme atestado pela foto acima, essa não foi a primeira nem a última vez que Mansell penou com as traquinagens desta figuraça chamada Nelson Piquet Souto Maior. Outro "causo" entre os dois: na noite anterior aos treinos de qualificação para o GP México de 1986, Nigel abusou da comida mexicana. Consequentemente, foi acometido de uma violenta crise de caganeira que o obrigava a ir diversas vezes ao banheiro entre uma e outra volta. Piquet, que só espiava as idas e vindas do inglês com o rabo do olho, foi sorrateiramente até o banheiro usado por Mansell e surrupiou o rolo de papel higiênico. Não convém dizer em que estado o inglês ficou quando percebeu o furto tarde demais...

Nelson Piquet vs Eliseo Salazar, inesquecível pugilato ocorrido no GP Alemanha de 82.Não é difícil compreender porque os feitos de Piquet, piloto que em 204 GPs disputados venceu 23 corridas e conquistou 3 títulos mundiais (em 1981, 1983 e 1987), foram eclipsados pelo fenômeno Ayrton Senna. Enquanto Senna esmerava-se em ser um exemplo de profissional dedicado, temente a Deus e atencioso com jornalistas e patrocinadores, Piquet nunca se preocupou em refrear sua língua viperina ou pensar duas vezes antes de tomar atitudes como a do antológico episódio retratado na foto ao lado. À guisa de explicação: o piloto brasileiro liderava o GP Alemanha de 1982 quando um retardatário, o chileno Eliseo Salazar (que bateu em 7 das 24 corridas que disputou em toda a sua carreira), atingiu sua Brabham por trás, tirando ambos da pista. Indignado, Piquet desceu do carro e agrediu Salazar com chutes, socos e empurrões (clique aqui para downloadear o vídeo dessa cena histórica).

Mas nada supera a repercussão obtida por suas bombásticas declarações. Por exemplo, sobre Ayrton Senna: "O negócio dele é garotões. Eu nunca o vi com mulher". A respeito de Alain Prost, vaticinou: "Não entendo porque apelidaram o Prost de Professor, se ele foi o cara que mais fez cagada na F-1". Sobre a Formula Indy, detonou seu regulamento que prevê a interrupção das corridas com bandeira amarela e entrada de um safety car na pista a cada situação de perigo com esta pérola: "O cara roda, é bandeira amarela. Passarinho cagou na pista, é bandeira amarela". Em outra ocasião, questionado sobre a existência de pilotos homossexuais na F-1, não relutou em dizer: "Se tiver eu como!". Pouco antes de disputar o último GP da temporada de 1983, no qual conquistaria seu segundo título, afirmou: "Se vencer o campeonato vai ser sensacional. Se não vencer também está bom. Pelo menos não vou ter que enfrentar aquele monte de jornalistas que cercam um campeão mundial".

Piquet, irônico e sacana como de habitual, ironizando o tamanho do troféu com Senna a seu lado.E no entanto, a declaração que melhor exemplifica as diferenças entre os dois tricampeões brasileiros de Fórmula 1 talvez seja esta: "Bom é viver um dia depois do outro. Isso basta como troféu. Ganhar não é tão importante." Ao contrário de Senna ou de Michael Schumacher (o chucrute voador), Piquet jamais nutriu obsessão pela conquista de recordes, preferindo gastar seus milhões angariados na F-1 com iates e mulheres, feito o Pica-Pau naquele episódio clássico. Sua fama de enfant terrible, conjugada com a morte precoce de Senna, explicam o porquê do ex-piloto da Brabham ter sido relativamente esquecido pela mídia. Contudo, quem assistiu a suas corridas e viu performances como sua inolvidável ultrapassagem sobre Ayrton no circuito de Hungaroring em 1986 (se não viu, clique aqui) sabe que Nelson Piquet é um dos maiores pilotos de todos os tempos, comparável apenas aos grandes como Fangio, Clark, Stewart e Fittipaldi, e lamenta até hoje o acidente durante os treinos para as 500 Milhas de Indianópolis de 1992 que encerrou sua carreira.

Escrito por Alexandre Inagaki em maio 21, 2004 12:04 AM| TrackBack

Clique aqui para ir à página inicial

Comentários

pqp, hein?! ou é culpa da globo, ou é culpa do marketing, ou é culpe do nacionalismo de todos os países do mundo...!
Será que em nenhum momento vc parou pra pensar que Senna sempre está na frente de Piquet nas pesquisas pq, de repente, ele FOI melhor que o Piquet?
Ora, ora, ora, Piquet a eterna vítima! Era ele contra o mundo! Todo mundo, mídia, corredores e espectadores se juntaram num complô e esqueceram que, na verdade, ele ´´foi´´ o melhor de todos os tempos... segundo vc eu sou viúva de Senna, e quem acredita nisso é o que?

´´Senna só era marketing´´: o cara já era um fenômeno quando disputava as categorias inferiores; entrou na fórmula 1 já com grande cartaz(da mesma forma que aconteceu com Pelé, no futebol), e por isso causou inveja em muita gente...; aliás pra muita gente só restou chamar Senna de viado(as vezes é só o que resta) e ficar talvez até com inveja das mulheres que ele pegava(mas que eu já soube aqui eram todas armações: sim, lógico, armações... provas? pra que provas? Eram armações o Piquet disse, ora... mas não foi ele que ficava plantando boato nos ckpits...? deixa pra lá....) Deve ter doído muito em Piquet né? Ele era campeão mundial e a imprensa tanto do Brasil quanto do mundo já considerava Senna o grande piloto do brasileiro... ah, mas sim, eu sei, isso não passava de um movimento pra...´´isolar´´ o malandrão.

O cara foi tri-campeão do mundo( era pra ter sido tetra, se depois de ter feito aquela corrida genial de recuperação, a FIA não tivesse lhe desqualificado injustamente e dado o título pra Prost); foi um sucesso quando era de equipes pequenas; e ganhou corridas homéricas quando tinha um carro muito mais fraco em 92, 93, e 94( ganhou até sem marchas).
Fez a melhor primeira volta da história da f1. Fazia o Brasil acorda cedo em dia de domingo por espontânea vontade. Se isso pra vc era só marketing, mermão, posso fazer nada, fique aí com Nelson Piquet, ele é até divertido...

Mas Ayrton Senna eu não esqueço... Ayrton Senna era o CARA!

E era muito melhor que Piquet.

Desabafado por: flavio em outubro 8, 2004 06:20 PM

QUALQUER PESQUISA QUE SE FAÇA EM F1, O PIQUET SEMPRE ESTÁ ENTRE OS 10 PRIMEIROS. O SENNA MORREU E MEDIAS AS PALAVRAS. CABE ESCLARECER QUE OS 2 PAÍSES MAIS IMPORTANTES PARA A F1 SÃO INGLATERRA E ITÁLIA E O PIQUET DISSE CERA VEZ QUE O ENZO FERRARI ESTAVA GAGÁ, IMAGINE SÓ, O CARA, NA ÉPOCA, ERA UMA LENDA VIVA, MAS REALMENTE O PIQUET TINHA RAZÃO. QUANTO À INGLATERRA PIQUET ENFRENTOU POR 2 ANOS, O QUERIDINHO DA MÍDIA INGLESA, O MANSELL, E VENCEU, ALÉM DISSO ESCULHAMBAVA O COITADO, VOCES QUEREM O QUÊ?
QUE ELE SEJA BEM VISTO NESTES DOIS PAÍSES. OBVIAMENTE QUE NÃO, E MESMO ASSIM COM TODA A FRANQUEZA DO PIQUET, O CARA AINDA É CONSIDERADO UM DOS 10 MAIORES PILOTOS DA HISTÓRIA, IMAGINE SE ELE FOSSE BOM DE MARKETING. NÃO ADIANTA VIÚVAS DO SENNA,O PIQUET ERA TÃO BOM QUANTO O SENNA, OU SEJA, QAUNTO TINHA UM CARRO COMPETITIVO GANHAVA, QUANDO NÃO TINHA INEXISTIA MILAGRES, ASSIM COMO O SENNA QUE SÓ VENCEU QUANDO TINHA UM BOM CARRO, O RESTO É BALELA

Desabafado por: cesar em outubro 8, 2004 03:11 PM

Eu só peço que me expliquem uma coisa: por que em nenhuma pesquisa feita por jornais, revistas, Tvs do mundo a respeito de qual foi o melhor piloto de F1 de todos os tempos o engraçadinho do Nelson Piquet está sequer entre os primeiros? Por que será que na maioria das vezes SENNA é o primeiro?
Ora, só pode ser culpa da Globo...

Desabafado por: Flavio em outubro 7, 2004 04:25 PM

Eu andei pensando, por quê tanta discussão. Cada piloto têm suas qualidades e seus defeitos.(estou falando deles como pilotos, não como pessoas) Senna era bom, mas concerteza não era completo, assim como o Piquet não era completo e muito mesnos esse Alemão é completo. Só um cara em toda a história que eu conheço era o mais completo em naquilo que fazia: o Pelé. E mesmo assim só soube mesmo jogar futebol, como pessoa é uma negação, e como palpitero pior ainda. Se vcs colocarem as qualidades de Piquet, todas elas, vão aparecer outros colocando as do Senna, e pior, tb do Alemão. Pra acabar com a discussão, bom mesmo é o rubinho, correndo na manha e ganhando o dinheirinho dele vai ter uma exelente aposentadoria. Viva o rubinho funcionário do mês da Ferrari.

Desabafado por: Thiago em setembro 24, 2004 10:41 AM

Foda-se a todos... enquanto vcs brigam, eles enchem o rabo de dinheiro

Desabafado por: Otario em setembro 17, 2004 06:54 PM

Um texto sobre um piloto e um monte de cretinos/viúvas de um defunto dando pitaco onde não são chamados.
Penso que não é por mal, mas por ignorância. Vamos aos fatos que muitas vezes são alterados e ocultados pela merda da equipe da Globo que cobre F-1. A propósito, como pode uma anta ficar fazendo 25/30 anos a mesma coisa sem aprender.

Mas já que a questão é ver quem é melhor, Piquet ou Senna. Vamos aos fatos:


Piquet acrescentou para f-1:
- Aquecimento de pneus antes de colocar no carro.(o tal cobertor)
- O ballet para aquecer os pneus.
- Modificações na aerodinâmica do Brabham que forçaram re-abastecimentos. (antes do Piquet não se re-abastecia numa prova)
- Regularem, em prova, da barra de rolamento do aerofólio dianteiro.
- Motor turbo campeão.(Já tinham tentado isso antes e sem sucesso.)
- Entre muitos outros detalhes para melhor acerto/equilíbrio do carro.

O que Senna, acrescentou? Nada.

Uma pergunta: Pq Senna e Piquet brigavam?
Pq o idiota do Senna vestiu uma carapuça numa entrevista a um repórter mal intencionado.
O Piquet freqüentemente falava das mulheres dos outros pilotos. Uma vez perguntaram a ele sobre a do Senna. Ele respondeu: “Nunca vi Senna com mulher.” (A parte do “garotão” foi invenção posterior de outro mal intencionado.) Sabendo dessa resposta, um outro repórter disse q o Piquet havia dito que “o negócio de Senna não é mulher”. O idiota vestiu a carapuça e começou a troca de ofensas. Lembrem também, que os contratos de Senna com as diversas mulheres para lhe acompanharem surgiram após esse episódio. O cara era 100% marketing.

Outra coisa mal esclarecida é sobre o problema do Piquet com a mídia. É sabido que ele não gostava de jornalistas, mas nem por isso era mal tratado pela equipe da Globo. O “bolo desandou” quando ele deu uma resposta muito mal educada a uma pergunta cretina de daqueles repórteres de bosta que faziam a cobertura da F-1. Nessa época o Senna estava começando, mostrando talento em alguns momentos, e o louco varrido do Galvão decidiu adota-lo.

A propósito, o povo nesse Brasil é meio burro mesmo (vota em bandido, semi-analfabeto). Como pode uma ameba como o Galvão criar mitos? Vejam só: Aldair era craque. Acreditavam que um dia o burrichello ganharia algo. E conseguem vender que Robert Sheidt mais melhor no mar que o Torben! P. Q. P.! Essa do Scheidt é a mais absurda!

Outra coisa que alavancou as brigas do dois foi o seguinte:
O recalcado do Senna depois do terceiro ano sem ganhar nada (no terceiro ano de F-1 o Piquet era campeão e com um carro pior, correndo contra Prost, Lauda, Rosberg, Gilles Vileneuve, entre MUITOS outros), queria pq queria o Honda só para ele. (Lembrando que em 87 ele correu com Honda pq o Piquet, isso mesmo, Piquet autorizou a Honda a assinar com a Lotus.) Ou seja, queria trair a ajuda que Piquet o deu. Daí o Piquet ficou puto e a briga ficou ainda mais forte. Um outro detalhe que ninguém diz é: Essa espécie de traição foi uma das coisas que fez o Piquet assinar com a Lotus. Não foi só um erro de avaliação do Piquet, foi um pouco de birra (fez merda em resumo).

Outras curiosidades. Lembram da suspensão ativa da Willians que literalmente fodeu o Senna? Aquilo era um projeto da Lotus, portanto Piquet, que foi comprado pela Willians (com recomendação do Piquet – ele até hoje se dá muito bem com o Frank) na época da falência da Lotus F-1.
Outras coisinhas: Teve um cretino que disse que o Senna acertava carro melhor que o Piquet. Isso deve ser verdade para ele e para o Galvão. Ele acertava e criava tão mal, que o carro que o fez espatifar no muro e morrer foi criado e desenvolvido pela dupla: Piquet-Briatore.

A propósito, outra coisa que pouca gente sabe: O sucesso do chucrute é muito graças ao time de futebol Inter de Milão. Isso mesmo. O Inter tirou o Briatore da F-1 para ser presidente do clube. Com isso o Chucrute conseguiu levar todo o time da Benetton (suspensão, eletrônica, etc.) para a Ferrari. A isso ele deve boa parte do sucesso. Como sabemos, o Briatore não gosta de pagar bem pilotos, portando, o chucrute corria riscos de ser substituído do melhor carro se o Briatore continuasse na F-1.

Outra curiosidade: Pq o Briatore “desqualificou” Button como piloto quando o “demitiu”? Pq o Button não aceitou o salário que ele ofereceu. A F-1 não é como dita nos comentários da Globo. Há muita maldade até nos ditos bonzinhos.

Enfim, ao invés de escutar e ACREDITAR uma anta escandalosa, leiam!

Desabafado por: Eduardo Pontes em setembro 10, 2004 03:48 PM

Vc tem a ultrapassagem do GP Hungria 86 narrada pelo idiota do Galvão Bueno?

Se tiver ou sabe que tem, gostaria de receber o arquivo.

Grande abraço

Desabafado por: otto oliveira em agosto 31, 2004 02:37 PM

Até se tornar soberano na Fórmula 1, o Schumacher sofreu durante quatro anos com a Ferrari. Perdeu título para o Jacques Villeneuve, Damon Hill e duas vezes para o Mika Hakkinen. A Ferrari não era campeã a um tempão e só voltou a ganhar com o Schummy. Portanto, ele fez o carro. Ralou muito até ser campeão com o carro vermelho.
No caso do Senna, não. Foi o carro que o fez. O Schumacher, por exemplo, foi bicampeão na Benetton. Duvido que o Senna alcançaria tal feito.
Sobre essa história do GP Brasil de 18991, aquilo foi a maior cascata da história da Fórmula 1. Se ele ficou sem os freios e sem a marcha principal, com certeza, o Riccardo Patrese da Williams iria ultrapassá-lo. Ele fez aquela ceninha toda pelo marketing.

Desabafado por: MARIO em julho 27, 2004 12:48 AM

NELSON PIQUET, O ANTI-HERÓI, A ANTÍTESE DO BOM MOCISMO. ENTRETANTO, PIQUET FOI SIMPLESMENTE GENIAL E NÃO FAZIA NADA PARA SER. ELE SIMPLESMENTE ERA. APESAR DE TODOS OS ESFORÇOS DA MÍDIA BRASILEIRA PARA TENTAR DESQUALIFICÁ-LO, PIQUET FOI, EM MINHA OPINIÃO, TÃO BOM QUANTO SENNA. A ÚNICA DIFERENÇA É QUE PIQUET NÃO GERENCIOU ADEQUADAMENTE A SUA CARREIRA NÃO SE IMPORTANDO COM MÍDIA, PATROCINADORES, MELHORES EQUIPES E OUTROS QUEJANDOS. O QUE FICA É QUE PIQUET FOI TRI-CAMPEÃO DE F1 COM TRÊS MOTORES DIFERENTES, FOI BI-CAMPEÃO NA BRABHAM COM INEGÁVEL INFERIORIDADE MECÂNICA EM RELAÇÃO A WILLIAMS EM 81 E EM RELAÇÃO A FERRARI E RENAULT EM 83. EM 87, VENCEU TUDO E TODOS EM SUA DISPUTA COM MANSELL, QUE ERA O PREFERIDO DA EQUIPE WILLIAMS, OU SEJA, PIQUET SEMPRE VENCEU NA ADVERSIDADE E EM CIMA DO SEU RARO TALENTO. ASSIM SENDO, RESTA EVIDENCIADO O TALENTO DESTE CIDADÃO TÃO INJUSTAMENTE RENEGADO PELA MÍDIA. MAS, PIQUET NÃO PRECISA DISTO, A SUA BIOGRAFIA FALA POR SI SÓ.
PS: QUEM NÃO CONHECE AUTOMOBILISMO TEM A IMPRESSÃO DE QUE O ÚNICO GRANDE PILOTO QUE O BRASIL POSSUIU FOI SENNA, QUANDO NA VERDADE FORAM TRÊS GÊNIOS QUE CONQUISTARAM 8 TÍTULOS QUE FIZERAM O NOME DO BRASIL DO MUNDO DA VELOCIDADE.
O BRASIL É UM PAÍS INJUSTO, NÃO TEM O PORQUE DE HAVER RIVALIDADE ENTRE SENNA E PIQUET, MAS A MÍDIA QUIS ASSIM, FAZER O QUE.
VIVA PIQUET, O ANTI-HERÓI, O GÊNIO INCOMPREENDIDO, O RARO TALENTO, O NOSSO PRIMEIRO TRI-CAMPEÃO.


Desabafado por: cesar em julho 12, 2004 10:56 AM

Eu só gostaria de ressaltar o que outro internalta já havia comentado. Se não existisse um Senna, o Prost seria hepta campeão, e o oposto tb é verdade. Por isso o Schumi deita e rola. Só pega cavalo sem dente pela frente. O mais barbeiro piloto que eu conheci se chama Manssel, e bastava ele pra desbamcar o Schumi. Ele não erra pq não é precionado. Uma decada como a de 80 nunca mais vai existir na F-1 assim como nunca mais teremos uma seleção como a de 70. E eu acho a maior falta de lógica dizer que o Senna ganhava só por causa do carro.Pq mesmo contra os super carros das Willams o Senna dava Show? Que piloto vc já ouviu que terminou a corrida segurando a marcha do carro, e guiando só com uma mão? Que piloto vc já ouviu dizerem ter terminado a corrida sem freios, algo constatado pelos mecanicos da Mclarem conforme entrevista que vi no programa do Otávio Mesquita?
Acho que antes de escurrasar alguém é melhor ser lógico do que parcial. O Nelson Piquet foi um dos melhores Pilotos do Mundo, e um dos melhores do Brasil, mas pelo que o Senna fez e como fez e ainda faz, ele precisa ainda correr um pouco mais.

Desabafado por: Thiago em julho 12, 2004 10:47 AM

Olha cara, eu achei interessante o seu texto sobre o Piquet, pude ver coisas sobre ele que eu não sabia. Visto que hoje tenho 21 anos, e desde 86 criei o hábito de assistir F1 só me lembro de relançes de corridas dele, mas eu concordo em acitar que ele foi um dos melhores de todos os tempos. Mas eu gostaria de te esclarecer uma coisa sobre a nossa cultura que é bem pouca: o brasileiro como um todo só quer saber de vencer. O Guga começou bem no tênis, todo mundo começa a jogar tênis. A Daiane foi bem na ginástica, todo mundo começa a ir pra academia, e assim vai. O que o Senna nos ensinou que pelos comentários eu acho que o Piquet não ensinou( mas não falo com efeito de causa, por que não o vi correr muito) e que falta no futebol brasileiro desde 1982, é não só o vencer, mas é como vencer, nunca baixar a crista pra ninguem. Se pra ficar na frente e morrer na frente é preciso eu quebra a minha cara contra um muro a 240Km/h e quebro, se preciso morrer pra fazer meu País vencer eu morro. Ele correu até o dia que correu pq gostava de correr e de vencer, não foi simplismente por dinheiro.

Agradeço se puder ler meu comentário.

Abraços a todos.

Desabafado por: Thiago em julho 10, 2004 10:51 AM

Há casos em que o piloto faz o carro e vice-versa.
No caso de Senna, o carro lhe fez. Se não fosse para McLaren, duvido que seria o que foi. Aquele McLaren Honda de 1988 foi o melhor carro da história da Fórmula.
Senna ganhou os seus três títulos na Fórmula 1 disputando com apenas um piloto. Em 1988 e 90, com Prost e em 91 com Mansell. Nas três vezes, tinha o melhor carro.
Em 91, a Williams só evoluiu no meio do campeonato, aí já era tarde.
Era um grande piloto, sem dúvida, mas dizer que é o melhor de todos os tempos, é um grande exagero.
O Piquet fez o carro. Ganhar dois títulos pela pequena Brabham não é para qualquer um. Na época, vários pilotos disputavam o título.
O Nelson só não foi mais longe porque não era ambicioso. Em 1987, ele recebeu proposta da McLaren para correr com Prost. Não aceitou porque queria que a equipe só trabalhasse para ele, não aceitava dividir a condição de primeiro piloto. Aí, preferiu ir para a Lotus e abriu caminho para o Senna. Se tivesse assinado com a McLaren, não iria existir mito Ayrton Senna

Desabafado por: MARIO em junho 28, 2004 02:17 PM

Esse seu texto devia servir de máteria obrigatória nas escolas. Uma lição de verdade para um país com tanta mentira.
Obrigado,Alexandre Inagaki.

Desabafado por: Magnum Freire em junho 18, 2004 06:46 AM

Esta é simplesmente a matéria mais lúcida e realista que já li sobre F1. E, modéstia à parte, considero que, além de assistir, já li muito sobre o tema, pois sou um apaixonado por automobilismo. Nelson Piquet, sem dúvida, foi o melhor piloto que a F1 já teve. Foi completo, começou sua carreira à revelia da vontade de sua família. Foi à Europa com “uma mão na frente e outra atrás”, trabalhou como mecânico, batalhou, foi em frente, correu E VENCEU. Foi tricampeão, numa época de ouro da F1, onde o grito dos motores turbo fazia de cada curva uma verdadeira luta contra a morte. Onde antes da bandeirada de cada Gran Prix ninguém se atrevia em apostar no vencedor. Após o tri, em 1987 passou a dedicar-se, nitidamente, ao acerto de carros inferiores dos que poderia contar com o currículo que dispunha. E embora não tenha sido tão feliz neste objetivo na Lotus, mesmo equipada com o poderoso motor Honda, quando foi para a Benetton, preparou e acertou o carro que tornaria o "Chucrute Voador" (Schummy - muito boa essa) tetracampeão mundial, vindo a encerrar sua carreira conforme todos já sabem. Não terei a pretensão e a insanidade de dizer que Ayrton Senna tenha sido mau piloto. Não mesmo! Talvez, realmente, tecnicamente tenha sido melhor do que Piquet, principalmente na chuva e em treinos classificatórios, onde considero que foi melhor não só que Nelson, mas que todos, inclusive Schumacher. Senna foi, possivelmente, o vencedor mais determinado e obstinado que a F1 já teve, justamente porque era este o seu único e exclusivo objetivo: vencer e estabelecer recordes. Após sua morte, com o advento da confirmação da “Era Schummy”, o circo nunca mais foi o mesmo. É o alemão X o alemão. Mas, vale lembrar, a tecnologia extirpou a “magia” da F1, e o fez antes mesmo dos três títulos de Ayrton – o que, embora não lhe tire o mérito, é fato. Ainda nesse raciocínio, importante lembrar que mesmo o título de Piquet em 1987, com um carro superior aos demais, foi magnífico, pois desbancou o britânico Nigel Mansell, preferido do compatriota e dono da equipe, “Sir” Franck Williams, e detentor de maior apoio e atenção dentro da própria equipe. Os títulos conquistados pela Brabhan (1981 e 1983), brilhantemente, foram obtidos com um carro inferior (sim, inferior) às Mclarens de Prost e Lauda – isso também é fato. Sou um fã assumido de Nelson Piquet, pois sou adepto da autenticidade, da paixão, do sentimento com que ele conduzia sua vida de esportista, enfim, da “alma”. Discordo plenamente dos “sennistas” que tacham Nelson de “trapaceiro”, de “malandro” (na acepção pejorativa). Esquecem eles que Senna ganhou um título jogando o carro em cima de Prost, que prática costumeira sua “fechar” os concorrentes durante a corrida quando contava com um carro inferior, que após fazer o melhor tempo nos treinos entrava na pista com um jogo de pneus gastos pra “empacar” os demais pilotos. Não quero julgar nem condenar o excepcional Ayrton, mas apenas lembrar que, “pelo sim, pelo não”, teve ele também seus momentos de “malandragem” – no mínimo. Agora, deixando os FATOS de lado, e reiterando minha admiração por Nelson Piquet, concluo humildemente pedindo: pelo amor de Deus, não comparem esses dois grandes esportistas, nem os expedientes que utilizavam na pista, com o Maluf, aí ficam difícil qualquer consideração esportiva, mas “politicamente” falando, no caso de Senna, considero absolutamente hipócrita seu lado “politicamente correto”. Se, ser “outra pessoa” por detrás das câmeras, manter imagem de “bom garoto” é louvável; e, se falar e demonstrar o que pensa e sente, dentro e fora das pistas, se ter fama de mulherengo e bom vivant é seguir a “lei de Gérson”, fico com a última opção. Se é assim, então que esse país continue uma merda...

Desabafado por: Henrique Karam em junho 17, 2004 11:42 PM

E a corrida em que o Piquet conseguiu dormir no cockpit antes da corrida. os mecânicos lá arrumando o carro no grid e ele dormindo dentro do cockpit, quase babando. Ele dizia, também, que correr em Mônaco era igual andar de bicicleta dentro de casa. É uma figuraça e foi um piloto excepcional.

Desabafado por: leo em junho 7, 2004 05:16 PM

Gostaria de conseguir algum papel de parede do Nelson, principalmete se fosse da época da Brabhan

Desabafado por: Leandro Luis Bremm em junho 1, 2004 12:23 PM

Nelson Piquet foi o melhor piloto que a F1 ja teve. O melhor acertador de motores e chassis, o mais combativo e, sem duvida, seus tres titulos mundiais foram conquistados em uma epoca, na qual, a F1 alem de ser bem mais equilibrada, era repleta de botas como Senna,Mansell e Prost. Foi uma injustica muito grande com seu talento, o acidente de 7 de maio de 1992,pois sua historia merecia mais vitorias que certamente iriam vir.

Desabafado por: Eduardo Tasso em maio 31, 2004 08:13 AM

Previsível que ia aparecer um montão de viúvas do Senna... não, não dá pra dizer que o Senna foi um mau piloto e acho que em nenhum momento o texto diz isso. O Senna foi um dos grandes pilotos brasileiros e era o melhor de todos em duas coisas: treinos classificatórios e chuva. Também era muito rápido e um obstinado, um verdadeiro nerd da F-1. Não sossegava enquanto não conseguisse o melhor. E nunca achava que tinha conseguido o melhor, então nunca sossegava.

Agora alguém vai dizer que o Senna era muito mais querido da mídia? O Piquet aprontava, era incontrolável. Falava o que queria, inventava, o pessoal da mídia, do "protocolo" ficava maluco com ele. Já o Senna era o bom moço religioso, trabalhador, decente e com jeito de ídolo.

Só que é evidente que o Senna, embora tivesse muito talento, não tinha o talento do Piquet. Nem do Emerson, que abriu mão de ser um ídolo completo quando resolveu abrir sua própria equipe e não mais ganhar corridas. Só que o Émerson fez pro automobilismo brasileiro ninguém fez. Abriu portas na Europa, abriu as portas de sua equipe para um monte de pilotos brasileiros correrem na F-1 (Alex Dias Ribeiro, Luis Pereira Bueno, Ingo Hoffman entre outros) e abriu as portas da Indy. O Senna abanava bandeirinhas quando ganhava uma corrida. E fazia o Galvão Bueno, seu amigo pessoal, surtar na narração...

Já o Piquet tinha um talento imenso, monstruoso. Pilotar para ele era uma diversão, ao contrário do que parecia pro Senna, uma verdadeira obsessão religiosa. O Piquet dormia antes da corrida, acordava 5 minutos antes e ia se divertir. Era o que ele realmente gostava de fazer. E se divertindo, ganhou 3 títulos mundiais, sendo que dois desses títulos foram com um carro que não era superior aos demais, a Brabham. O terceiro título, de 1987, foi com um carro melhor mesmo. Mas os da Brabham foram excepcionais, era uma época em que havia a Williams, a Mclaren, a Lotus, a Ligier, a Renault e a Ferrari, todas com chance de vencer, pra não falar na Tyrrel, que gostava de roubar um pontinho aqui, uma corrida ali (oras, em 1983 o Alboreto ganhou uma corrida com uma Tyrrel).

O Senna, por mais que queiram dizer que não, ganhou seus títulos com um carro melhor que o dos outros. Ou tão bom quanto o do seu principal e único oponente em condições de disputar, o Prost.

O Piquet foi um gênio. Como Lauda, Fangio, Clark, Stewart, Fittipaldi e talvez o Schumacher. O Senna foi um excepcional piloto, como Peterson, Prost, Moss, Giles Villeneuve, Brabham, Graham Hill, Mario Andretti. Os primeiros não são comparáveis com os segundos.

Desabafado por: Nishi em maio 30, 2004 08:54 PM

"O cara roda, é bandeira amarela. Passarinho cagou na pista, é bandeira amarela".
Cara, rachei...

Desabafado por: angellyz em maio 29, 2004 07:14 PM

Obrigado, Alexandre Inagaki. O Piquet é uma figuraça e texto retratou muito bem. Fotos e links dizem tudo.

Desabafado por: Alvaro Bueno em maio 29, 2004 12:40 AM

Simplesmente ótimo o texto Ina. Louvável como o Piquet.

Desabafado por: Mário Aragão em maio 28, 2004 10:56 AM

Não estou com tempo de acabar de ler os comentários, mas estou totalmente com o Basileu, lá em baixo, por que ficar comparando um com o outro, por que idolatrar um e odiar o outro, por que não podemos nos orgular ou, pelo menos, curtir por ter tido OS DOIS? Melhor, QUATRO, também o Fittipaldi e o Pace?

Eu sinto mais falta de ver o Senna, talvez por ter sido o último, mas curti pra caramba também torcer pelo Piquet e, no tempo em que os dois corriam juntos, sempre comemorei a vitória de qualquer um dos dois.

Sobre o Piquet, me lembrou muito daquela corrida no Brasil, quando ele largou lá no final e foi passando um por um a cada volta, terminando em primeiro. Foi desclassificado, porque descobriram que ele tinha largado com um tanque de água para fazer peso e foi escaziando após a largada. Foi então que ele inventou a história de largar com o tanque pela metade e parar no meio da corrida para reabastecer.

Outra sacada de genial foi quando ele percebeu que o Mansel só estava que se aproveitava de suas dicas para acerto de carro e separou as duas equipes de mecânicos, proibindo os seus de passar qualquer informação para a equipe do Mansel. A partir daí o Mansel nunca mais chegou perto dele.

Apesar de tudo, ainda gostava mais de ver o Senna correr, porque ele era muito mais maluco, alucinado.

De uma forma ou de outra, adorei o texto, Inagaki! O cara era mesmo uma figura divertida, apesar de eu nunca ter simpatizado com ele.

Desabafado por: Marcus em maio 28, 2004 10:33 AM

Q site podre vai se fuder!!!!!!!!

Desabafado por: Joselito em maio 28, 2004 08:54 AM

Excelente texto ! Eu acompanhei mais ou menos a carreira do Piquet, e era um dos meus pilotos prediletos. No entanto, não acho que exista comparação entre ele e o Senna, ambos foram grandes campeões e tinham estilos distintos de se portar na pista e fora dela. Uns gostam mais do jeito sacana do Piquet, outros do jeito "fenômeno" do Senna... É o tipo da discussão que não tem fim...

Desabafado por: Dudu em maio 27, 2004 05:27 PM

É.. apenas Bernie Ecclestone, Fangio, Lauda, Prost, Mansell, Ron Dennis, Michael Schumacher, Jo Ramirez consideram o Senna melhor que Nelson Piquet..

Alias, essa discussao nem existe na Formula 1, a autosport divulgou uma lista hoje com Senna em primeiro, Fangio em Segundo, Schumi em terceiro, Prost em quarto e Piquet em... nono!!!

O Senna é geralmente comparado ao Schumacher, Prost ou Fangio.. o Piquet é aquele que ganhou 3 titulos mundiais na marra.. disputando mais GPs que o Senna e ganhando apenas 29,.. com menos pole positions, menos brilhantismo, menos voltas mais rapidas, menos pontos e podiums...

Todos sabem que o Piquet é inclusive abaixo do Emerson Fittipaldi, bicampeao de formula, campeao da Indy, vencedor das 500 milhas e pai do automobilismo no Brasil

Desabafado por: Augusto em maio 26, 2004 10:30 PM

piquet: + divertido que senna, persona + interessante, viva.

senna: melhor piloto, desbancou prost no 1o ano em monaco, na chuva era deus, quando teve carro foi campeão, qdo n teve ganhou mtas corridas de forma heróica, inclusive em interlagos. Deu volta no Prost na chuva. Quer mais oq?

Desabafado por: ricardo em maio 26, 2004 06:15 PM

O Piquet era muito mais divertido que o Senna. Sem posar de bom moço, ainda por cima era amigão do George Harrison e curtia o lado bon-vivant da fórmula 1 como ninguém.

Desabafado por: Maristela em maio 26, 2004 05:23 PM

Boa, Alexandre!

Sempre achei o Piquet genial, assim como sempre achei o bom-mocismo do Senna um pé no saco.

Desabafado por: Paula em maio 26, 2004 12:56 PM

O Senna deve ter sido enterrado sem as bolas do saco. Uma ficou com o Galvão e a outra com o Fabrício ai de baixo.

Desabafado por: Wilian em maio 26, 2004 12:45 PM

Deu um pano pra manga o post! E com muitos comments com idéias interessantes, de ambos os lados.

Pena que temos que agüentar os "superfãs" que pensam tudo "preto no branco" e misturam até com política! Céus...

Desabafado por: Luciano Chardon em maio 25, 2004 09:19 PM

PIQUET É O MELHOR! O SENNA? JÁ ERA... DEZ ANOS JÁ SE PASSARAM... NELSON PIQUET,O MELHOR

Desabafado por: fabricio em maio 25, 2004 09:17 PM

Chega ate a ser estupido ver idiotas que nao entendem do esporte, que simplesmente vinham as corridinhas de domingo de manha na narracao do galvaozinho bueno emitindo opinioes sobre o assunto.

Tem idiota dizendo que o Senna teve 1 adversario.. O Senna disputou 3 titulos mundiais com o Prost e 2 com o Nigel Mansell.. alem de ter corrido com o Piquet tb de 84 a 91.. nesse tempo teve o Schumacher de 91 a 94, o Rosberg e outros

Tem idiota dizendo que o Senna nao entendia de motor, quando ele é reconhecidamente um dos pilotos que mais aptidao tinha para ajustar o carro.. o Piquet tambem tinha dentre suas qualidades a aptidao para ajustar o carro super bem, mas dizer que o Senna nao tinha eh muita estupidez.. ele simplesmente conseguia fazer o que a telemetria faz hoje apenas dirigindo.

Tem idiota dizendo que o Senna eh produto da Globo, quando ele foi eleito pela mais conceituada Revista de Automibilismo, a italiana Motorsport, o maior piloto do século, e eleito pela CNN tambem como o melhor de todos os tempos, derrotadno o Fangio.

Tem idiota dizendo que nao gostava do bom mocismo do Senna.. so pq este era capaz de treinar por horas, se dedicar ao maximo.. passar noites em claro em reunioes com a equipe para mudancas no carro... mas eh claro que as pessoas preferem os mau caraters.. eh por isso que tb votam no Maluf e acham engracado ser Malandro.. sao fas da bandidagem e malandragem.. como por exemplo quando o Piquet usou gasolina proibida para levar vantagem.. os brasileiros acham isso lindo.. um exemplo de espertice..

Senna era bom, o melhor.. foi o melhor no Kart, na Formula 3 e na Formula 1... foi um fenomeno, com idade precoce e carros piores desbancou e venceu os maiores mitos do automobilismo, entre eles o proprio piquet

Desabafado por: Fabricio em maio 25, 2004 06:52 PM

O Piquet é um dos meus ídolos por que nunca levava nada a sério demais. Nem a si mesmo.

E mais uma lenda dele é a de que ele gostava de inventar boatos (cochichava com um cameraman "o Rosberg tá acertando com a Ferrari" ou algo assim) só pra ver como eles chegariam às páginas dos jornais. Tipo uma brincadeira de "telefone sem fio" num estilo meio andy kauffman...

Desabafado por: Paulo Torres em maio 24, 2004 11:08 PM

Ina é por essas e outras que adoro você.
Não vou entrar na pendenga de quem é o melhor.
Sabe aquela "gente como a gente" ?
Para não generalizar, posso dizer que o Piquet é muito mais gente como eu :)
Por ironia do destino resolvi conhecer o cara. Soube que ele estava em Floripa. Acordei cedo para ir e não é que o Senna morreu naquela manhã. Acabou.
Adoro Piquet desde que assisti a uma entrevista onde ele contava como começou a correr. Ele e os amigos iam em um carro caindo aos pedaços para disputar em outra cidade. No caminho era comum o motor não aguentar o tranco e terem de desmanchar o carro que ia correr para pegar as peças pra tentar chegar ao destino.
Ele nunca perdeu esse espírito.
Essa chama.
Nunca fez pose.

Obrigada pelo carinho.
Beijo
Cris

Desabafado por: Cris em maio 24, 2004 11:03 PM

tá certo que o idiota corria muito, mas dizer que o patife foi melhor que o senna é a piada do ano!!! mais imbecil que ele só o rubinho!!!

Desabafado por: alan em maio 24, 2004 07:15 PM

O Piquet é de uma escrotidão comovente, é um gênio.

Podia rolar uma sitcom em que o Piquet e o Mansell dividissem o mesmo apartamento.

Desabafado por: namagderaz em maio 24, 2004 06:52 PM

Não fazia idéia que o cidadão era assim tão idiota.
Definitivamente, é um esporte que não me atrai.

Beijocas.

Desabafado por: Fabiana em maio 24, 2004 05:04 PM

Ah! Estava me esquecendo! Tem também aquela estória - não deve ser fictícia - de que o Piquet, antes da pesagem dos carros, muquiava umas garrafas plásticas cheias d'água. Aí, no meio da corrida, o doido ia liberando a água das garrafas e o seu Brabham, lógico, ia ficando levinho, levinho... sensacional!
E comparar Piquet com Maluf é de uma leviandade sem-igual...
Abços!

Desabafado por: Danilo Chavagóia em maio 24, 2004 03:56 PM

Na minha opinião, Piquet é muito mais piloto que o Senna! Sem dúvida! Além de manjar de motores muito mais que o ex da Xuxa!
Abço!

Desabafado por: Danilo Chavagóia em maio 24, 2004 03:50 PM

Achava o Senna um grande piloto, sem dúvida, mas aquele excessivo bom mocismo dele me irritava. Era deus pra lá, deus pra cá e acabou indo encontrar deus cedo demais.

Piquet é escroto, todo mundo sabe. Vc emprestaria uma grana pra ele? uhn... boa pergunta. Mas é O Cara pra tomar um chopp junto e falar merda. Na grande fase da F1 ele correu no braço e contra excelentes pilotos, não tinha a disparidade de grana de hoje. F1 hoje dá sono.

E Rubinho, pqp. É um B-U-N-D-ã-O tão grande que se se vencer tudo e for campeão, vamos falar um amarelado ''até que enfim''. Ou ''o Schummacher deixou''. Barrichello é corporativo demais, capacho e escudeiro do alemão. Se bobear leva esporro até de mecânico jr. da Ferrari.

Ah, Piquet faz falta.

Desabafado por: Andre Arruda em maio 24, 2004 03:48 PM

Piquet melhor q Senna? Putz, a galera desse blog têm pensado bastante porque ficaram loucos de vez...

Desabafado por: Marcius em maio 24, 2004 02:53 PM

www.marcadiabo.com

Galeria dos Grandes Malacos

Nélson Piquet

Desabafado por: Wilian em maio 24, 2004 02:51 PM

Ina, ia me esquecendo, tem outra cena fantástica, o Fittipaldi Jr. dando um looping na chegada e terminando a corrida com o carro espatifado.

Desabafado por: Celio em maio 24, 2004 02:27 PM

Ina, não entro nessa, isso é papo pra mesa redonda, daquelas que todos falam e ninguém tem razão. Mas, eu adoro F-1, pelo tamanho do absurdo que é alguém dirigir a 200 e 300 kms/h. O carro é preparado pra isso, mas o ser humano não é. O tempo de reação é mínimo. Tem duas cenas para mim inesquecíveis. Uma em que dois pilotos andam metade da pista como o eixo das rodas encaixadas, creio ter sido Keke Rosberg com um outro maluco que não lembro o nome. Outra cena, foi com o Nigel Mansell, ele rodou na reta, devia estar a 180 ou 200 kms/h, o carro rodou 360 graus e ele conseguiu acertar o carro de novo na reta e seguir como se nada houvesse. Ina, onde acho estas cenas?

Desabafado por: Celio em maio 24, 2004 02:22 PM

nesse mundo bobo e superficial que é a fórmula um (e o automobilismo em geral), sobra pouco espaço para ALMA. talvez por isso eu desse uma certa importância para piquet. mesmo sendo pouco ético, ele era mais...sei lá...vamos ser meio preconceituosos: mais gente. mais autêntico.

Desabafado por: sérgio em maio 24, 2004 01:38 PM

Para mim nem um nem outro não vale a bóia que come. Do Senna todos já falaram aqui, muito maezinha, bom garoto, Good Guy etc... acho esses tipos de personalidades insossos. Bem, a favor dele podemos dizer que toda essa imagem seria mesmo uma ilusão da nossa mídia criadora de mitos estéreis. Já o Piquet... o que poderíamos falar das frases dele? Eram idiotas, qualquer moleque sem vergonha falaria o que ele falou! Onde está a inteligência? Ele tinha era cara de pau!
Queria ver eles dirigindo em São Paulo.

Desabafado por: minuano em maio 24, 2004 01:22 PM

O Piquet sempre foi melhor piloto que o Senna. O Senna foi sempre mais ousado que Piquet. Quando correram juntos, notava-se isto. Agora, o Senna tinha só um adversário : Prost. O Piquet tinha vários. E depois do Senna, sobrou este alemão que não tem adversários. Por isso o cara vai levar todas este ano e no próximo e no próximo até que ele decida quantos campeonatos quer. Acho que ele para no décimo seguido.
O Piquet era muito estrategista. E ele também era um "piloto humano" como já comentaram aqui. Ele deu uma vitória ao Ricardo Patrese, companheiro na Brabham num GP na África do Sul, encerrando a temporada. Ele só precisava ser segundo e deixou o Patrese passar na última volta.

Desabafado por: Skip em maio 24, 2004 10:26 AM

A cada ano que passa a F1 fica em segundo plano lá em casa. Antigamente (essa época aí q vc descreveu) que era bom de assistir! Abraços Ina.

Desabafado por: Ligeirinho em maio 24, 2004 09:47 AM

Obrigado, Inagaki, obrigado! A cena de Piquet espancando o chileno foi uma das que marcaram minha infância, e eu nunca tinha visto novamente. Piquet é rei.

Desabafado por: Marco Aurélio em maio 24, 2004 02:21 AM

Inagaki, como você faz para arranjar tantos fãs do Piquet e, entre os sennistas, alguns dispostos a argumentar? Me ensina?

Desabafado por: Ubiratan em maio 23, 2004 10:31 PM

Olá
Por um acaso, você sabe se aconteceu alguma coisa com a rosana, do WUMANITY?

Desabafado por: pat em maio 23, 2004 07:13 PM

No post do Dominó, onde você foi buscar este OLVIDO? Tem gente que vai achar que você errou :)
Ah, no Brasil, ninguém gostava do Piquet porque ele não era baba-ovo. Mas a competência dele ninguém pode contestar.

Desabafado por: félix em maio 23, 2004 05:49 PM

Oi Ina
Fiquei surpresa ao abrir os comentários. Esperava um número bem maior de defensores do Senna do que de admiradores de Piquet. Confesso que nunca gostei muito daquele jeitinho de bom menino do Senna, mas admito que ele tinha talento. Piquet sempre foi o meu grande ídolo do automobilismo, mas a Globo contribuiu muito para que ele fosse esquecido. Não se esqueçam que o "Hino da Vitória" foi composto pra ele, mas ficou sendo de Senna graças à Globo e ao Malão Bueno.
E se Piquet não deixou obras filantrópicas não se pode dizer que ele não contribui para o engrandecimento desta nossa tão sofrida nação. Piquet gera empregos, pois é dono da Autotrac, empresa que importa, distribui e opera o sistema OmmiSAT, sistema de comunicação móvel de dados utilizando recursos do satélite BrasilSAT e GPS. Pena ter tido a carreira interrompida naquele acidente. O resto o pessoal já disse aí, ele entendia de máquina como ninguém e vencia a corrida no braço!
Salve Piquet! E vamos torcecr para o seu filho Nelsinho.

Beijos.

Desabafado por: Helô em maio 23, 2004 05:15 PM

O SENA É O MELHOR!!!! se o SENA estivesse vivo o alemãozinho seria 2º!!!! o SENA competia com Mansell e Prost, o Schumacher não tem ninguem pra competir , corre sozinho, em relação ao carro.... Ferrari sempre foi Ferrari, o Sena é que fazia milagres!!!

Desabafado por: QUA QUÁ em maio 23, 2004 03:27 PM

o SENNA e o melhor piloto q ja existiu na f1,e em qualquer categoria ele ia ser o melhor,quando o ayrton comecou na f1 o piquet ja viu o talento de ayrton,ai comecaram as criticas pela preocupacao de que ele ja sabia q ia perder o titulo de melhor piloto do brasil.ele criticou o ayrton,mas pq nao superou?
quando o schummacher entrou na f1,se eu nao me engano na beneton,ele abriu uma diferenca de 11 segundos no piquet em um GP,tem explicacao?
agora pensem:o schummacher tem concorrente?
o ayrton tinha,os melhores de todos os tempos corriam contra ayrton ex:prost,mansel e etc.
agora vc pode imaginar se nao esistisse o prost,o tanto de titulo q o ayrton ia ter,ou se nao existisse o ayrton o tanto de titulo q o prost ia ter.por isso o schummacher tem esses recordes,a ferrari dele nunca quebrou em todos esses anos,com a maclaren de ayrton antigamente quebravam,esse e um grande fator para os recorde de schummacher.em uma volta como e muito dificil um carro de f1 quebrar,como para ver quem larga na frente,correndo com uns dos melhores do mundo prost,ayrton tem 65 pole,ate hoje e o recorde,quando morreu em 94,ele tinha feito tres corridas,largou as tres na frente de schummacher,quando a willians ja perdia de longe em termos de carro para a beneton.
eu estou comparando senna com prost,schummacher,mansel,nao com piquet,que ai ja nao tem comparacao,nem como piloto nem como pessoa.

Desabafado por: hugo em maio 23, 2004 03:18 PM

Valeu Ina! Que bom ler sobre o Piquet e ver tantos comentários lúcidos por aqui. Ele era um piloto fenomenal, numa época em que as corridas ainda eram divertidas.
Quanto a sua personalidade, eu gostava dele exatamente porque ele não fazia o papel de bonzinho, tinha um ótimo senso de humor e não era hipócrita como certos mocinhos-queridinhos-da-mídia. Mas pelo visto muita gente ainda gosta de hipocrisia. Piquet dizia o que pensava e pronto. Por isso ele ganhou o "Troféu Limão" da imprensa. Mas parece que o povo cai direitinho nos perfis construídos pela Globo e idolatra quem a poderosa emissora quer. Eu não simpatizava com o Senna justamente pela sua falta de senso de humaor e porque mentia sobre sua própria sexualidade (a Marlene Matos bolou aquele namoro ridículo com Xuxa, para abafar a homo ou a assexualidade dos dois!). À propósito, não foi o Senna que criou a fundação, foi a irmã dele, depois que ele morreu.
Sobre as qualidade técnicas, os dois eram muito bons, mas as corridas com o Piquet eram mais emocionantes, sobretudo quando ele deixava o Mansel comendo poeira:-)

Desabafado por: Chris em maio 23, 2004 03:15 PM

Tolice qualquer comparação entre Senna e Piquet. O bom desta história é que o Brasil pode comemorar o fato de ter tido dois pilotos excepcionais de fórmula 1. Cada qual com seu estilo, cada qual com sua loucura.

Desabafado por: basileu em maio 23, 2004 01:29 PM

Politicamente correto por politicamente correto, O Schumacher é 10 vezes mais que o Senna já foi. E com a ferrari, que não ganhava um título a séculos. A diferença é que ele não anda com uma bandeirinha da alemanha a tiracolo e não vê deus a todo instante. O bom-mocismo ainda vai acabar com a formula 1. E vivam os Piquets, Mansells, Montoyas e Nakajimas!!!!!

Desabafado por: Pppp pppp em maio 23, 2004 12:24 PM

Eh por isso que esse pais eh uma merda mesmo.. somos fas da malandragem, da falta de etica, dos Romarios e de Piquets da vida...

Admiramos a lei do Gerson, de levar vantagem em tudo..e eh por isso que o Maluf esta em terceiro nas pesquisas de SP, afinal.. ele rouba mas faz..

Ae aparece alguem como Ayrton Senna, dono de recordes insuperaveis e mais do que isso, de cenas memoraveis, grandes ultrapassagens que nunca serao esquecidas. Fora da pista, uma pessoa timida, fechada.. que tinha como principal foco VENCER. quem dera se todo mundo tivesse metade da determinacao do Senna.. e ainda aparece uns idiotas aqui criticando-o. Esse eh o pais da inversao de valores...

Piquet foi um grande piloto.. mas isso nunca tirara o status de Senna de melhor piloto

Desabafado por: Fabricio em maio 23, 2004 12:04 PM

Meu grande ídolo da Fórmula 1. Sempre gostei MUITO mais dele do que do Senna. O cara é o Pereio do automobilismo!

Desabafado por: Marcelo V. em maio 23, 2004 01:57 AM

Engraçado qeu não ía com a cara do Piquet
e continuo não indo
mas que ele corria bem isso já são outros 500.
Gostei de vir e ler
beijos
maria

Desabafado por: maria em maio 23, 2004 01:26 AM

Nunca gostei do Piquet mas a nível de pessoa.. como piloto ele foi muito bom.. mas o senna era especial...

Desabafado por: Jiba em maio 22, 2004 11:14 PM

Haha, o Piquet é peça rara...
Agora o moço mandou muito mal quando
falou contra o Rubinho,
ainda mais porque era algo relacionado
a uma empresa de seu interesse...

Desabafado por: SlothSam em maio 22, 2004 11:05 PM

Os dois foram geniais e há quem diga que Piquet era bem melhor. Senna ainda pegou uma fase ele contra alguém, coisa que Piquet nunca pegou (era ele contra vários). Indiferentemente de quem era melhor, os dois fazem falta, pois os brasileiros que estão na F1, ou não tem competência ou não tem carro :(

Desabafado por: Claudia Draper em maio 22, 2004 08:50 PM

Eu, eu, eu,
O Senna já morreu!

Desabafado por: ChiPHeaD em maio 22, 2004 06:53 PM

Escolher um piloto como ídolo: Senna. Escolher um piloto para ser: Piquet. Mas na verdade nada nos satisfaz,um pouquinho de um, um tantinho de outro, minha beleza...tá chegando perto!

Desabafado por: Naldinho em maio 22, 2004 06:02 PM

Brasileiro não tem caráter, já dizia Mário de Andrade. Brasileiro que tem caráter fica chato por demais e atraí pessoas que dizem amá-lo e que fazem musicais na Globo.

Desabafado por: b.m. em maio 22, 2004 05:38 PM

Divertido os comentarios sobre a fusão pessoa-piloto m relação a Senna e Piquet.
Se um era viado e o outro comedor isso não faz diferença nos numeros que deixaram.
Piquet foi um excelente piloto e seu esquecimento pela midia acho que vem em boa parte pelo próprio sarcasmo com que ele lidava com a midia.
Duas passagens dele que nunca vou esquecer:
"Mansel é um idiota veloz", dito no Jô qdo ainda era no SBT.
"O Rubens (Barichello) parece um fresco andando em SP com 3 seguranças. Eu que sou tri-campeão nunca precisei dessas coisas."

Carreira por carreira, a do Senna foi muito melhor do que todos os seus predecessores brasileiros.
Rubinho é um piloto médio como dezenas que já passaram pela F1. Afinal nem todos podem ser campeões.

Desabafado por: Fábio em maio 22, 2004 05:24 PM

O Piquet é "O CARA"!!! Teve o episódio em q ele foi ultrapassado pelo Senna, achou um absurdo e foi lá e devolveu a ultrapassagem na mesma volta e ainda fez um sinal obsceno pro Senna enquanto o ultrapassava.

Desabafado por: Erick em maio 22, 2004 05:17 PM

Ah, então está explicado, Ina. O Senna não quis dar p/ ele. :)
besos

Desabafado por: Maira Parula em maio 22, 2004 05:16 PM

Po, o Senna talvez tenha sido melhor profisional sim, mas as pessoas agem e falam como se conhecessem ele pessoalmente, e a culpa disso, claro, é da mídia... Porém quem realmente conheceu histórias da pessoa Ayrton Senna, e não do piloto/personagem sabe que ele não estava muito distante de Piquet quanto ao egocentrismo, loucuras e esquisitices... Uma coisa que ajudou muito a criar o mito, herói Ayrton Senna foi sua assessoria, seus empresários, pessoas que estavam por trás e comandavam o que dizer, e quando dizer. Além disso, como todo evento ou personagem importante no Brasil, ele teve uma ajuda muito grande da Rede Globo.

Desabafado por: Lucas em maio 22, 2004 02:51 PM

Incrível como a paixão do ser humano pelos seus ídolos consegue distorcer as coisas. Como tem doido nesses comentários achando que isso é uma loucura ou desrespeito ao Senna...

Enfim, Piquet é uma tremenda figuraça. Pena que eu jamais teria coragem de me atrever a trocar algumas palavras com o tricampeão: seria taxado de ignorante nas primeiras sílabas.

Desabafado por: Marmota em maio 22, 2004 02:37 PM

SEM SENTIMENTALISMOS: OS DOIS FORAM GENIAIS NAS PISTAS, SENNA MAIS DETERMINADO E DISCIPLINADO , PIQUET MAIS TECNICO E CALCULISTA, AMBOS COM TALENTO NATO, IGUAIS, TRICAMPEOES.
A DIFERENÇA SÓ ESTÁ NO SER HUMANO
SENNA DEIXOU UM LEGADO DE VIDA, DE EXEMPLO, DE AJUDA AO PROXIMO( VIDE A SUA FUNDAÇÃO ATÉ HOJE )DE HUMANIDADE E DE PATRIOTISMO.
PIQUET É UM SER HUMANO EGOCENTRICO, EGOISTA, MEDIOCRE E MUITO IDIOTA.
GENTE COMO SENNA O AMA
GENTE COMO PIQUET JUNTA-SE A SUA IDIOTICE
QUALQUER OUTRA COISA QUE FOR DITA É BLA BLA BLA
E TODOS SABEMOS DISSO. SAUDAÇOES

Desabafado por: ROGERIO FREEMAN em maio 22, 2004 01:48 PM

Obrigado por não me deixar só no mundo. Reconheço os méritos de Senna, mas Piquet era muito mais divertido (além de grandíssimo piloto, é claro). Eu reverenciaria mil vezes mais o bom humor e competência de Piquet do que o quase-arrivismo de Senna. Obrigado pelo post ultra-pertinente, Ina! Fort... ops, grande abraço.

Desabafado por: Milton Ribeiro em maio 22, 2004 01:34 PM

Puta que pariu! Como alguns fans da F1 teem coragem de dizer que o grande Piquet foi melhor que SENNA. Tudo bem que o Piquet foi exelente piloto, mas SENNA foi espetacular. Essas opniões sobre a superioridade declarada dos fãs de Piquet é típico de pessoas que não admiram a determinaçao, coragem, disciplina e técnica de um piloto exemplar e humano como SENNA foi. E termino dizendo que SENNA foi, e sempre será o melhor do mundo.

Desabafado por: Santiago em maio 22, 2004 01:07 PM

Sou piquetista e sim ele foi um dos melhores, mas tem gente q nao entende de automobilismo e fala besteira... e os comentarios dele sao os melhores, nao fica dando uma de bonzinho na frente da camera como outros...

Desabafado por: Kalashnikov em maio 22, 2004 12:20 PM

Adorei o texto, Inagaki. Há que se acrescentar que os dois títulos de Piquet pela Brabham foram, talvez, os últimos onde um grande piloto conseguiu vencer sem ter um dos melhores carros.

Desabafado por: Luciano Chardon em maio 22, 2004 04:58 AM

Não sabia que ele "presenteava" as pessoas com frases, declarações assim...
Corridas não assisto mais, mas gostei de ler sobre.
beijos

Desabafado por: Butterfly em maio 22, 2004 03:39 AM

Vocês estão loucos. O Piquet foi o cara que disse que sentia medo quando corria em Mônaco. Que disse que não sabia como o Senna e o Berger faziam a curva da piscina em Mônaco naquela velocidade. O mesmo Piquet que tomou infindáveis surras do Mansell, incluindo um X inesquecível. Que falava muito mais que andava. Que, usando o Nakajima como baliza, era 1,5s mais lento que o Senna. Que foi saído da F1 e acabou na Indy(convenhamos que a Indy só foi opção pro Fittipaldi que quis voltar a correr já com uma certa idade, de resto só manco(tipo Cristian Fittipaldi) sai da F1 pra Indy) E que na Indy ainda se quebrou por pura desatenção.
E o idiota ainda consegue detonar a carreira do filho com declarações MUITO infelizes.

Desabafado por: Estou louco ou sou o único são aqui? em maio 22, 2004 03:02 AM

Boa lembrança, não podemos esquecer esse piloto sensacional, muito menos suas tiradas sarcasticas.
Segundo Piquet, Nigel Mansell foi o único piloto de F1 que conseguiu casar com uma mulher feia !!

Mas não devemos reclamar de Rubinho. Depois de três campeões mundiais agora temos o nosso Berger.

Valeu !

Desabafado por: Helvécio em maio 22, 2004 02:08 AM

O piquet sempre foi melhor.
alem de inventar o aquecimento dos pneus ele inventou a PARADA nos BOXES.
Porra o cara era mecanico, ela acertava os carros, ele nao precisava da porra da telemetri(isso pq tbm nao existia se existisse ia ser melhor ainda)
O cara é fudido, e toma ciudado shumi o nelsinho vem aí, e segundo criticos ele guia mais que o pai.
abraços

Desabafado por: joao em maio 22, 2004 01:33 AM

Piquet sempre foi e sempre será um dos melhores da Fórmula 1. Ele briga pau a pau com outros dois brilhantes talentos nacionais da F1: Émerson Copersucar Fittipaldi e o inesquecível José Carlos Pace.
Mas Piquet é maior que eles porque ele fazia miséria com o Ensign! Porque Pilotou um dos mais lindos carros da década de 70, a Brabham-Alfa Romeo, vermelha e preta! Porque levou uma Brabham antes medíocre aos seus únicos dias de glória! Porque fez a mesma coisa com a Williams, que, pelo menos, já tinha sido campeã com o apenas sofrível Keijo Rosberg.
Piquet é o melhor brasileiro!

Desabafado por: Delfin em maio 22, 2004 12:01 AM

Grande matéria! Mas não consigo fazer o download do video. Algum link alternativo?

Desabafado por: Andrei em maio 21, 2004 11:55 PM

Chega!!
Ninguem aguenta mais esses pseudo-herois-tupiniquins! Sempre achei Piquet melhor do que Senna, dentro e fora das pistas.
Abaixo os Ronaldinhos e Sennas!
Viva os Romarios e Piquets!!

Desabafado por: Fabio em maio 21, 2004 10:45 PM

Não sabia desse lado figuraça do Piquet... Hehehe.

Eu falo, sempre que entro aqui, saio mais inteligente...

Beijo.

Desabafado por: Mafalda em maio 21, 2004 10:16 PM

Bom eu nem poderia avaliá-los (ao Piquet e ao Senna) como pilotos, até porque não curto corridas, mas como pessoa sempre simpatizei mil vezes mais com o Piquet ;-) bjks

Desabafado por: Áurea Gouvêa em maio 21, 2004 08:14 PM

Salve Inagaki :)

Mais um Piquetista aqui, olhas mais alguns dados:
1- Foi ele quem inventou o lance de aquecer previamente os pneus, um dia ele chegou para o treino com vários cobertores térmicos debaixo do braço e mandou enrola-los nos pneus (ainda na F3, se não me engano)
2- Foi vice-campeão em seu segundo ano na categoria e campeão no terceiro... e olha que no primeiro ano ele só correu metade das provas ;)

Foi talvez o melhor exemplo do tempo em que os pilotos corriam "com a faca nos dentes" :)

Abraços cara, excelente texto, como de costume.

Desabafado por: Gilberto "Knuttz" Soares Filho em maio 21, 2004 07:56 PM

Inagaki, muito bom você falar disso. Acho o Piquet o melhor piloto que nós já tivemos (bem sei que nem todos acham isso!). Sua antipatia fê-lo alguém repudiado e mal visto. Mas como era técnico e ousado ao mesmo tempo! Adorava as suas respostas cortantes.
Grande abraço,

Desabafado por: Arquimimo novaes em maio 21, 2004 07:45 PM

O Piquet deixa saudades de um piloto que trabalha a máquina e não se deixar levar por computadores, Ina. abraço

Desabafado por: Marco... em maio 21, 2004 07:35 PM

Sou piquetista assumido!!!

Desabafado por: Persegonha em maio 21, 2004 07:19 PM

O Piquet era o CARA! Deveria dar umas lições pro Rubinho, pra ver se ele cria verginha na cara.

Todo piloto ganha $$$ na F1, mas o Rubens vai conseguir tornar-se o piloto mais medíocre da categoria. Como dizia o Casoy, "isso é uma VERGONHA!"

E phoda-se o POLITICAMENTE CORRECTO!

Desabafado por: Lefebvre de Saboya em maio 21, 2004 07:17 PM

NOTA: este sistema é disponibilizado aos leitores de "Pensar Enlouquece, Pense Nisso" exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste weblog. Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste weblog ou de seu autor. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste weblog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de e-mail) também poderão ser excluídos.


Clique aqui para ir à página inicial